Iniciante

A Diversificação do Saber Geográfico

  • 0

O planeta Terra tem uma grande variedade espacial desde a vegetação aos tipos de solos.Todas as pessoas conhecem geografia pelo simples fato de observarem o espaço geográfico do seu cotidiano. O nível de conhecimento geográfico é o que define como ele vai interpretar ações no espaço ao seu redor.

O empirismo é a chave de entrada para a geografia, mas é muito ilimitada. Todo ser humano têm a habilidade de compreender e ter sua própria análise sobre determinado fato. Porém, a falta de discernimento pode enganar para o real problema da situação. Por esse motivo que Geografia é uma matéria obrigatória da escola, pois ensinar aos alunos o necessário para ter uma visão geográfica que saía do senso comum.

A determinação da Geografia como ciência veio para mostrar a importância dela para o mundo. Um exemplo disso é a existência do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que ajuda a conhecer carência ou problemas do Brasil a partir de uma Geografia aplicada mais aos dados. Consequentemente teremos mais estudos geográficos com mais critérios e pesquisas que facilitaram a compreensão do espaço geográfico onde os cidadãos estão situados.

É importante saber diferenciar os tipos de saberes geográficos, pois muitas vezes encontraremos situações em que será necessário alguém com conhecimento superior. Os dados, pesquisas e reflexões dentro da área de estudo da Geografia só ajudam a compreender nosso Planeta Terra.

 

Obs : É uma redação dissertativo-argumentativo que não segue os padrões do Enem.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, ainda que este lhe foi desaconselhado e não sugerido outra banca examinadora (IADES, Cesgranrio, Cebraspe, etc), vejamos:
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom! Aumentar vocabulário e sinônimos para enriquecer texto e expressar melhor.
    Compreensão da proposta de redação. …Bom!
    Seleção e organização das informações. … Bom! Sugere-se também mais conjunções para “colar” as frases, seja contrastando (assim, outrossim, logo, por outro lado) ou adicionando (também, então, inclusive). Isso afeta a coesão e coerência que várias bancas avaliam.
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom! Geralmente essas redações são impessoais (depende se é narrativo, dissertativo), portanto evite verbos na primeira pessoa, como “encontramos”.
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Creio que esse critério seja um dos mais difíceis do ENEM por muitas gafes, como por desconhecimento da legislação, pessoal tem sugerido leis inconstitucionais ou desviar finalidade de alguma entidade.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.