No filme “O Primeiro da Classe”, é narrada a vida de Brad Cohen, homem americano com Síndrome de Tourette, que após adulto foi rejeitado pela sua profissão, mas no final de tudo, conseguiu superar a doença e se tornar um ótimo professor. No Brasil, existem problemas na pouca diversidade por falta de estrutura para acalentar pessoas deficientes. Poucas pessoas nascem com esses distúrbios e se tornam relevantes aos olhos do governo. Por isso, as escolas não estão preparadas para receber os jovens com tal característica.
A inclusão social é um dos principais de aceitação para pessoas sem vastas oportunidades, por exemplo, a maioria das escolas brasileirass não contêm rampas para cadeirantes. Por essa falta de ampliação nas redes de ensino, os estudantes não se sentem confortáveis ccom a falta de importância e perdem a vontade de estudar, e além do rendimento escolar, o ânimo de vida.
A sociedade não adota medidas significativas para a conciliação entre o mundo de uma pessoa deficiente e outra sem deficiência, dificultando ainda mais a vida de um ser humano em busca de aceitação por meio da diversidade. “Ninguém é igual a ninguém; todo ser humano é um estranho ímpar”, disse Carlos Drummond de Andrade, poeta e cronista brasileiro.
Dessa forma, o Ministério da Cidadania pode promover um programa de “inclusão ao deficiente”, por meio, de uma votação entregue ao Congresso. Tendo em vista, que o deficiente pode ter as mesmas oportunidades que os jovens, e ser incluído socialmente e por capacidade própria. Por fim, a sociedade e o ambiente escolar precisa engajar os jovens atuais a manter respeito e aceitação à diversidade preparando-os para ser legítimos cidadãos.
A proposta do texto pode ser encontrada em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/diversidade-caminho-paratrasformacao-fazer-pedagogico.htm
OBS:. Por favor, se puderem corrigir com as competências do ENEM eu agradeceria!
Cecille Buosi Teles
Olá, essa é a minha primeira redação e não sei qual é a melhor forma de fazê-la, mas na sua redação achei falta de uma introdução mais complementada, senti que estava vaga. Porém gostei bastante de você já ter começado com uma alusão, típico de redações com nota excepcional. O restante do texto está bom, mas faltou o uso de conectivos…
Boa sorte nas suas redações !
liviali19
– Você não estabeleceu uma relação clara entre o filme e a temática da redação
– Você também não relacionou corretamente (com o uso de conectivos) os parágrafos do desenvolvimento
– Senti falta de um bom embasamento, e quando você utilizou um no segundo parágrafo, não o desenvolveu bem
– Acredito que faltou a finalidade na sua proposta de intervenção
Não sou expert, mas espero ter te ajudado.
Olá! Poderia me dar uma nota mais clara com as competências do ENEM, assim, eu foco bastante em não errar em pequenos detalhes, certo? É ainda minha segunda redação aqui no site, e recentemente venho aprendendo com alunas com nota 1000! Mas obrigada pela sua ajuda, irei rever com atenção os erros e treinar bastante, aceito com toda certeza!
Vitoriahelena1
Olá, boa tarde!
Não sou especialista nem nada mas tentei seguir fielmente as competências do Enem. (Me perdoe se não achar justo, é a minha primeira vez.)
A utilização do titulo é opcional, mas agrada muito aos corretores terem um titulo chamativo, assim como o seu.
Sua introdução apresenta os requisitos básicos de contextualização e/ou afirmação do problema + a afirmação do problema situando ele na atualidade proposta pelo tema + causas.
Seu desenvolvimento apresenta também todos os requisitos básicos de tópico frasal + contextualização + o desenvolver da contextualização + arrematação.
Sua conclusão apresenta também todos os requisitos básicos de conclusão e recapitulação + proposta de intervenção + resumo final.
Então aqui seguem as competências separadamente avaliadas:
Competência 1 : 200
Competência 2: 180
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 180
Nota final= 900
Boa sorte!
MEU DEUS! Muito obrigada pela sua correção! Fiquei ainda mais feliz e com mais vontade de estudar para passar em Medicina! Tudo bem… Na minha primeira vez corrigindo eu também não sabia como falar direito, mas depois fui me acostumando, sei que você logo logo pegará o jeito! Obrigada novamente pela sua ajuda!