A DISSEMINAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS (FAKE NEWS) E SEUS EFEITOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 1

 As Fake News são notícias enganadoras sobre determinado assunto, elas são facilmente dissipadas, geralmente na internet, nas redes sociais. Esses relatos podem até ser disseminados com mais facilidade do que as reais informações, pois apresentam situações inusitadas ou fora da realidade, deixando o público impressionado.

 No entanto, esse tipo de notícia pode acabar prejudicando muitas pessoas ou situações, uma vez que podem trazer coisas absurdas. Nesse sentido, em alguns países, a propagação dessas informações estão provocando a vacinação do Coronavírus, a qual é de extrema importância no contexto atual para combater a doença. Sendo assim, relatos como a morte de pessoas que foram imunizadas com a vacina, a alteração no DNA, caso a pessoa seja imunizada e que alguns medicamentos ilógicos trazem a imunização do indivíduo, são muito frequentes no cotidiano. Em muitos países da Europa, grupos de pessoas desistiram da sua imunização, pois foram vítimas desses dados. 

 Reatando ao contexto anterior, no Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pela Unicamp, 20% dos cidadãos pretendem não se vacinar. Outros 5%, afirmaram que não irão se submeter ao imunizante em hipótese alguma. No total, 34% relatam que já foram vítimas de alguma informação não-verídica sobre o assunto.

 Portanto, a extinção dessas ideias dissimuladas é indispensável para evitar possíveis calamidades. Com o intuito de minimizar essa difusão, seria interessante os desenvolvedores de redes sociais como o Instagram, Facebook, Twitter e Whatsapp, promoverem uma espécie de “alerta” para todas aquelas informações não verificadas. A ação seria realizada na internet, devido a mesma ser a principal fonte de disseminação das tais notícias. Então, para prevenir determinadas situações, é importante antes de compartilhar qualquer dado, verificar se é realmente verídico e procurar as fontes. Após confirmar que a notícia realmente corresponde com informações reais, pode-se fazer o compartilhamento.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução:
    – Sempre é indicado deixar em evidência os argumentos, as famosas teses, na sua introdução para que o corretor possa saber o que ele irá ler em seu texto, ou seja, quais serão as suas teses argumentativas.

    Desenvolvimento 01:
    – Eu tiraria esse ponto final após o “Combater a doença” e colocaria uma virgula para que seja construido um periodo com mais sentido.
    – Alteraria o periodo a partir de “a alteração no DNA” e colocaria algo como: “E uma possivel alteração no DNA caso a pessoa seja vacinada”.
    – Falta um repertório sociocultural que firme o seu argumento.

    Desenvolvimento 02:
    – Aconselho a colocar elementos coesivos ao começo de um paragrafo. Como: Ademais.

    Obs: Ali no começo comentei sobre a importância das teses, então, volto a salientar a importância de você ter DUAS teses. Como assim? Você abordou no primeiro paragrafo em relação à disseminação de fake newes sobre a vacinação da covid19, certo? No segundo paragrafo você abordou as porcentagens de uma pesquisa, a qual deveria ter sido colocada no D1 para firmar o seu argumento. No D2 você poderia ter abordado outro assunto que fosse relacionado as fake news, faria mais sentido e o seu texto ficaria mais completo.

    Conclusão:

    /// NUNCA use algo como: “Seria interessante”. ///

    – Finalidade: OK
    – Agente: OK
    – Detalhamento: OK
    – Ação: OK
    – Modo: OK

    Obs.: Sua conclusão tem todos os tópicos que eles avaliam para você fechar os 200 pontos nessa competência, porém, está mal elaborada, causando uma confusão no momento da leitura. Dica: Antes de colocar a mão na massa, sempre organize todos os tópicos de sua redação em um papel, assim ela ficará organizada e você terá um maior controle sobre o que escrever e como escrever.

    • 0
  2. Gostei da sua redação, teve uma boa estrutura, mas tem alguns pontos que podem ser melhorados. 1°: Na introdução você também tem que mostrar as consequências que a Fake News causa, não apenas explicar o que ela é. 2°: use outras palavras mais diversificadas para poder prender o leitor a sua redação.
    Nota: 8,0 (por não ter apresentado as consequências da Fake News em sua introdução, algo que é de suma importância)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.