Aprendiz

A disseminação da Violência Urbana no Brasil.

  • 0

Para George Bernard Shaw,dramaturgo e jornalista irlandês,o progresso é impossível sem mudanças, e para aqueles que não conseguem mudar as suas mentes, não conseguem mudar nada. Nesse sentido, de maneira análoga a sociedade brasileira do século XXI, segue o raciocínio da escassez da progressão da sociedade brasileira,diante do crescimento da violência urbana,uma vez que tal fato preocupante é desenvolvido não só pela desigualdade social, mas também pela decadência dos investimentos públicos.
Em primeiro plano, é evidente ressaltar que no artigo 1,a Declaração dos Direitos Humanos ressalta o nascimento livre de todos os brasileiros, seguidos de igualdade em dignidade e em direitos. Sob esse viés, é notório a desigualdade nas cidades brasileiras,em especial as grandes cidades. Desse modo, torna-se comum o acúmulo de pessoas sem casas,e encontrando nas ruas a principal moradia. Por outro lado, a concentração de uma parcela elitizada,com moradia própria e segurança diária nos bairros.
Ademais, destaca-se a falta de verbas e recursos financeiros como impulsionador de tal empasse. Dessa forma,os salários dos funcionários de segurança sendo afetados,e a infraestrutura das maiores cidades sem indícios de melhoria, torna ainda mais a situação bem preocupante. Logo, a flexibilização dos órgãos de segurança, culminaram,em parceria com a parcela urbana dessa problemática dos brasileiros.
Diante do exposto,urge portanto,os desafios dos órgãos competentes no atenuameno da violência urbana no país. Diante disso, cabe ao Ministério da segurança pública,juntamente a esfera estadual e municipal,elaborar políticas tais como; centros de apoio as pessoas em situações de rua, longe das escolas e marginalizadas nas ruas. É perceptível destinar verbas as prefeituras de cidades mais afetadas,a fim de que tal empasse seja minimizado e concluído de forma democrática.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução: Ótimo começo!! Mas não é necessário o “nesse sentido”, você poderia começar direto com “de maneira análoga…”. Houve repetição do termo “sociedade brasileira” no mesmo parágrafo, tente evitar isso. Além do mais, no trecho “de maneira análoga a sociedade brasileira” esse “a” é craseado.
    Desenvolvimento: a palavra “evidente” poderia ser trocada pela palavra “importante” para dar uma fluidez melhor ao período. O trecho ” […] que no artigo 1,a Declaração dos Direitos Humanos ressalta o nascimento livre de todos os brasileiros […]” está confuso, seria melhor trocar o “no” por “o”, retirar a vírgula depois de “artigo 1” e trocar o “a” por “da”. Repetimento de “cidades”, seria melhor colocar “em especial as metrópoles”. Falta uma conexão entre os dois últimos períodos. O segundo parágrafo do desenvolvimento precisa de ser trabalhado melhor, pois seu entendimento está confuso. Falta conexão entre os períodos e uso de um elemento de repertório socio-cultural, como alusões históricas ou referências a filmes e séries. Além disso, eles fazem pouca menção ao tema de violência urbana, pois neles você tratou mais dos problemas de moradia nas grandes cidades do que da violência propriamente.
    Conclusão: A primeira proposta está boa. A segunda está faltando o agente (quem?) que realizará a ação. Além disso o termo “perceptível” foi usado de forma incorreta, pois seu significado refere-se à perceber algo. Seria melhor trocá-lo, nesse caso, por “é necessário”.
    No mais, a redação está boa, mas você deu uma tangenciada no tema no desenvolvimento. Seria bom trabalhar nisso.
    C1: 160 / C2: 80 / C3: 160 / C4: 120 / C5: 160
    total: 680

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.