Regente

A disseminação da violência Urbana no Brasil.

  • 2

É inegável que o país brasileiro desde o SÉC. XVII, vive intensas situações desafiadoras relacionadas ao aumento da violência. Nesse contexto, existem dois pilares que são caracterizados a base para a sustentação desse problema: o processo acelerado do êxodo rural e o alto nível da pobreza. Esses, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), são considerados 20% dos problemas que estão presente no desenvolvimento estrutural de qualquer país. Contudo, ações precisam ser desenvolvidas para que a realidade em que o país viveu e ainda vive, seja revertida.

Em primeira análise, é válido destacar que o quadro da violência Urbana existente no país brasileiro, é caracterizado como um crescimento desordenado das grandes cidades, que surge por sua vez, como efeito imediato a evolução da criminalidade. De acordo com dados do Ministério de Segurança Pública, com base no censo realizado em 2015, o nível da criminalidade e/ou violência cresceu de 60% para 90%, gerando como grave consequência, a morte de muitas pessoas e consequentemente a impossibilidade de reverter o quadro, tornando-se um problema que requer medidas e soluções que possam ser realizadas com êxito.

Em segunda análise, é notório que por conta do processo colonizador e da escravidão, o território brasileiro sempre foi um país onde se concentre o maior número de pessoas pobre. Com o fim da escravidão consequentemente aumentou o processo de êxodo rural, que por sua vez gerou consequências ainda mais comprometedoras a todos da sociedade. O alto nível da violência, por exemplo, é conceituado de forma explícita, a base para a prorrogação da violência. É de grande importância destacar também que, como qualquer outro país capitalista, o Brasil luta pelos seus objetivos, afim de alcançar um nível maior na pirâmide financeira. Todavia, merece atenção o seguinte ponto: a luta pela riqueza e/ou poder não significa agir com violência, mais sim com inteligência, e que muitas vezes para chegar ao topo não é necessário passar para o lado oposto. Portanto, diante dos argumentos mencionados, medidas são de extrema importância para reverter esse cenário que o país vive.

Fica evidente, portanto que, ” A violência destroi o que ela prentendia defender: a dignidade da vida e a liberdade de ser humano”, afirma João Paulo II. Nesse sentido é inprescidivel a participação do Ministério da Justiça em parceria com o Ministério de Segurança, atuar através da elaboração de leis que visem defender os direitos humanos. Nesse sentido, a mesma seria divulgada através das redes sociais, contando com a fiscalização correta do Ministério de Segurança, vindo com o objetivo, apresentar a população no geral os direitos e os deveres que devem ser seguidos. Dessa forma, tal ação traria como melhor efeito a liberdade de forma positiva exposta a sociedade, refletindo em um país respeitável.

Compartilhar

2 Correções

  1. A redação é recheada de termos redundantes e clichês, como na frase fecho: “tal ação traria como melhor efeito a liberdade de forma positiva exposta a sociedade, refletindo em um país respeitável”. “liberdade”, “de forma positiva”, como consequência de um “melhor efeito”, gerando “um país respeitável”. Isso demonstra pouca familiaridade com textos originais e a incapacidade de produzi-los. Também achei que não ficou justificado, como motivo da violência urbana, o fato das pessoas irem do campo pra cidade. A população urbana não cresce apenas por causa do êxodo rural e as estatísticas que você mencionou não refletem isso. Também achei desnecessárias divagações como “como qualquer outro país capitalista, o Brasil luta pelos seus objetivos, afim de alcançar um nível maior na pirâmide financeira. Todavia, merece atenção o seguinte ponto: a luta pela riqueza e/ou poder não significa agir com violência, mais sim com inteligência, e que muitas vezes para chegar ao topo não é necessário passar para o lado oposto.” Enfim, precisa melhorar,

    • 2
  2. Boa noite, segue correção comentada.
    MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
    *EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
    *OS PARÊNTESES ( ) REFEREM-SE À CORREÇÃO.

    É inegável que o país brasileiro (FICOU MEIO ESQUISITO “PAÍS BRASILEIRO”) desde o SÉC. XVII, vive intensas situações desafiadoras relacionadas ao aumento da violência (FICOU VAGO DE MAIS ¯\_(ツ)_/¯ ). Nesse contexto, existem dois pilares que são caracterizados a base para a sustentação desse problema: o processo acelerado do êxodo rural e o alto nível da pobreza. Esses, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), são considerados 20% dos problemas que estão presente no desenvolvimento estrutural de qualquer país. Contudo, ações precisam ser desenvolvidas para que a realidade em que o país viveu e ainda vive, seja revertida. (FORA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO INÍCIO QUE FICOU VAGO E INCOERENTE COM O RESTO, SUA INTRODUÇÃO TÁ CERTINHO. FICOU BEM CLARO QUAL A SUA PROBLEMÁTICA AQUI E QUAL PARTIDO TOMOU DIANTE DO TEMA.)

    Em primeira análise, é válido destacar que o quadro da violência Urbana existente no país brasileiro (CONTINUA ESTRANHO), é caracterizado como um crescimento desordenado das grandes cidades, que surge por sua vez, como efeito imediato a evolução da criminalidade. De acordo com dados do Ministério de Segurança Pública, com base no censo realizado em 2015, o nível da criminalidade e/ou violência cresceu de 60% para 90%, gerando como grave consequência, a morte de muitas pessoas e consequentemente a impossibilidade de reverter o quadro, tornando-se um problema que requer medidas e soluções que possam ser realizadas com êxito. (D1 MUITO BOM, A ESTRUTURA FOI MUITO BEM FEITA, A ARGUMENTAÇÃO E O USO DE DADOS FOI IMPECÁVEL.)

    Em segunda análise, é notório (PRA QUEM É NOTÓRIO? ONDE ESTAVA ANTERIORMENTE NO TEXTO, PARA QUE SEJA NOTÓRIO? PODERIA APENAS NÃO TER USADO ISSO AQUI) que por conta do processo colonizador e da escravidão, o território brasileiro sempre foi um país onde se concentre(ENCONTRA) o maior número de pessoas pobre(NO PLURAL “POBRES”) (DO “É NOTÓRIO” ATÉ “POBRE” FICOU MUITO INFORMAL, DAVA PARA TER ESCRITO ALGO COMO “pelo histórico de colonização brasileira, principalmente por conta da escravidão, o país concentra um grande número de pessoas de baixa renda” ISSO JÁ COLOCARIA ESSA PARTE EM UM NÍVEL MAIS A CIMA, EM QUESTÃO DE FORMALIDADE E DOMÍNIO DA FORMA CULTA). Com o fim da escravidão consequentemente aumentou o processo de êxodo rural, que por sua vez gerou consequências ainda mais comprometedoras a todos da sociedade. O alto(AUTO) nível da violência, por exemplo, é conceituado de forma explícita, a base para a prorrogação da violência (FICOU… NO MINIMO ESQUISITO E DESNECESSÁRIO, FICOU DESCARTÁVEL, SE VOCÊ TIRAR DÊS DO “O ALTO” ATÉ O PRIMEIRO PONTO, NINGUÉM VAI SENTIR FALTA) . É de grande importância destacar também que, como qualquer outro país capitalista, o Brasil luta pelos seus objetivos, afim de alcançar um nível maior na pirâmide financeira. Todavia, merece atenção o seguinte ponto: a luta pela riqueza e/ou poder não significa agir com violência, mais sim com inteligência, e que muitas vezes para chegar ao topo não é necessário passar para o lado oposto. Portanto, diante dos argumentos mencionados, medidas são de extrema importância para reverter esse cenário que o país vive. (NO D2 TUDO FICOU MUITO CONFUSO TEM PONTO DE MIAS, ISSO QUEBRA MUITO O TEXTO, FICA COMO SE FOSSE VÁRIAS COLAGENS, E PODE ACABAR ACONTECENDO O QUE ACONTECEU: UMA DESSAS “COLAGENS” SER TOTALMENTE DESCARTÁVEL)

    Fica evidente, portanto que, ” A violência destroi(DESTRÓI) o que ela prentendia(PRETENDIA) defender: a dignidade da vida e a liberdade de ser humano”, afirma João Paulo II (WOW UMA CITAÇÃO AQUI NÃO É COMUM DE SE VER, PARABÉNS, FEZ BEM DE MAIS). Nesse sentido é inprescidivel(IMPRESCINDÍVEL) a participação do Ministério da Justiça em parceria com o Ministério de Segurança (“ministério da justiça e segurança pública”, É UMA COISA SÓ. VOCÊ ESTÁ CERTO EM USAR ELE COMO AGENTE, MAS NA PRÓXIMA SE ATENTE A ESCREVER DIREITO), atuar através da elaboração de leis(MODO. QUE LEIS?) que visem defender os direitos humanos (EFEITO. QUE DIREITOS?) (FICOU VAGO DE MAIS). Nesse sentido, a mesma seria divulgada através das redes sociais(MODO), contando com a fiscalização correta do Ministério de Segurança, vindo com o objetivo, (ESSA VÍRGULA NÃO DEVERIA EXISTIR) apresentar a(À) população(,) no geral(,) os direitos e os deveres que devem ser seguidos(MODO). Dessa forma, tal ação traria como melhor efeito a liberdade de forma positiva exposta a sociedade (EFEITO), refletindo em um país respeitável(COMPLEMENTO). (SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FICOU BAGUNÇADA, VAGO EM ALGUNS MOMENTOS, TENTA FAZER MAIS LINEAR)

    C1: 160 (VOCÊ MOSTROU QUE SABE, MAS NÃO SEGUIU A REDAÇÃO INTEIRA SENDO FORMAL)
    C2: 200 (VOCÊ ENTENDEU CORRETAMENTE O TEMA, NÃO SAIU DELE EM MOMENTO ALGUM. E ACHEI MUITO LEGAL TER USADO UMA CITAÇÃO NA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO)
    C3: 140 (VOCÊ TEVE UM PONTO DE VISTA FICOU BEM CLARO, MAS VOCÊ SE PERDEU MUITO DURANTE A SUA REDAÇÃO, VOCÊ NÃO ARGUMENTOU COMO DEVERIA, VÍ MUITA INSEGURANÇA COMO SE VOCÊ DISSESSE “eu acredito nisso aqui, mas talvez possa não ser bem assim” E A C3 É JUSTAMENTE SOBRE ISSO)
    C4: 160 (SEU TEXTO TINHA TUDO PARA SER BEM ESTRUTURADO ATÉ O DESENVOLVIMENTO 1, DEPOIS DISSO ELE SE PERDEU E FICOU CONFUSO)
    C5: 80 (SUA PROPOSTA FICOU VAGO E CONFUSO)
    TOTAL: 740
    >>>>VOCÊ COMEÇOU MUITO BEM, POR MAIS QUE TENHA FICADO VAGO SÓ AQUELE INICIO, DAVA PARA TER RELEVADO, MAS AO DECORRER DA REDAÇÃO FORAM APARECENDO MAIS ERROS COMO AQUELE, ENTÃO NÃO DÁ PARA DEIXAR PASSAR. SENDO ASSIM, É IMPORTANTE QUE VOSSA PESSOA FAÇA UM TEXTO COM PARÁGRAFOS MAIS LINEARES, NA ESTRUTURAÇÃO E NO PENSAMENTO QUE ELE CARREGA<<<<

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.