Na Grécia antiga, as atividades esportivas faziam parte do cotidiano dos cidadãos, sendo um importante símbolo religioso e político. Entretanto, é indubitável que no Brasil, a prática de exercícios físicos está em constante diminuição na rotina dos jovens brasileiros, seja pela falta de estímulo a essa atividade, seja pelo excesso de tecnologia na vida dos adolescentes. Nesse sentido, convém analisar as principais alternativas para combater esse impasse.
Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman ”Na era da informação, invisibilidade é equivalente à morte”. Partindo desse pressuposto, é perceptível que a ausência de incentivo à atividade esportiva constitui uns dos principais fatores contribuintes para o impasse, visto que a falta de campanhas que abordem sobre a importância do esporte, aliada à carência de meios para a realização dessa prática, faz com que o jovem desperte cada vez menos o interesse por exercícios. Desse modo, a vida sedentária prejudica a saúde dos jovens brasileiros, corroborando para o desenvolvimento da obesidade e diabetes.
Vale ressaltar, ainda, que o uso crescente e excessivo de tecnologias, é outro motivo que contribui para a diminuição da prática de exercício pelos jovens. Conforme o físico Albert Einstein, tornou-se chocantemente óbvio que a tecnologia superou a humanidade. Seguindo essa ótica, é notório que o excesso de recursos tecnológicos contribui para o empecilho, uma vez que, pelas inovações tecnológicas proporcionarem diversão de forma prática, muitos adolescentes optam por seu uso em momentos que poderiam ser destinados as atividades esportivas. Dessa maneira, o jovem deixa de usufruir dos benefícios sociais do esporte, perdendo a oportunidade de se interagir em grupo e adquirir traços de liderança.
Mediante aos fatos expostos é evidente que a diminuição da prática de exercício pelos jovens representa um problema no Brasil. Urge, portanto, que a mídia ofereça mais informações sobre o esporte, por intermédio de campanhas midiáticas que falem sobre os benefícios das atividades esportivas para a saúde e vida social dos indivíduos, a fim de o adolescente reconheça a importância dos exercícios físicos. Outrossim, o Governo Federal deve estimular a prática esportiva, por meio da elaboração de projetos que possibilitem o fácil acesso da população a essa atividade, com a criação de academias ao ar livre e aulas de luta gratuita para a comunidade, com o intuito de despertar o interesse do jovem para essa área. Assim, o impasse deixará de persistir no país, beneficiando a saúde dos adolescentes, pois como disse Platão ‘’o importante não é viver, mas viver bem’’.
GioFujimoto
Olá! Caraca, muito boa a redação! Parabéns!
Só alguns pontinhos observados:
-> INTRODUÇÃO “Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman ‘Na era da informação, invisibilidade é equivalente à morte’ (…)”
# Ficou faltando uma vírgula logo depois de “Bauman”
-> INTRODUÇÃO
# Excelente introdução! Teve tema, alusão histórica e tese, Perfeito!
-> 2° PARÁGRAFO “(…) faz com que o JOVEM desperte cada vez menos o interesse por exercícios. Desse modo, a vida sedentária prejudica a saúde dos JOVENS brasileiros (…)”
# Repetição da palavra “jovem”
-> 3° PARÁGRAFO “Conforme o físico Albert Einstein, tornou-se chocantemente óbvio que a tecnologia superou a humanidade. “
# Hum, ficou meio confusa essa oração. Você quis dizer que era conforme algo que o Einstein disse?
-> 3° PARÁGRAFO “(…) muitos adolescentes optam por seu uso em momentos que poderiam ser destinados as atividades esportivas”
# Faltou crase em “às atividades esportivas”
-> CONCLUSÃO “a fim de o adolescente reconheça a importância dos exercícios físicos.”
# Faltou um “que” depois de “a fim de”
-> CONCLUSÃO “aulas de luta gratuita para a comunidade”
# Errinho de concordância nominal. O correto seria “gratuitaS”, já que você estava se referindo a “aulaS”, no plural
-> CONCLUSÃO
# Olha, muito boa a conclusão! Acho que podia até dar uma enxugadinha para não deixar tão extensa, mas assim está bem bacana também!
Meu parecer geral é de que você tem um ótimo repertório, estruturou bem a redação e soube argumentar muito bem.
Lorenaangelotti
Pra mim sua redação está muito boa, alguns erros básicos, mas nada extraordinário.
Sua conclusão ficou muito bem feita, já que falou dos 5 tópicos da proposta de intervenção (agente. modo, meio, detalhamento e finalidade) deixando-os bem explícitos ao corretor.
Sua argumentação foi muito boa e você mostrou um amplo repertorio em varias áreas do conhecimento.
PriscilaMaria_04
C1-180 ( pequeno erro de vírgula no segundo parágrafo após Bauman e erro de crase no terceiro parágrado em ” as atividades esportivas”)
C2-200
C3-200
C4-200 ( usou recursos coesivos de forma satisfatória)
C5-160 ( a conclusão está ótima no entanto ambasi as soluções incluem o estimulo à prática esportiva, e a segunda problematização foi a respeito da internet, desse modo deve-se incluí-la na conclusão)