A dificuldade do acesso ao sistema público no Brasil.

  • 0

Na série Grey’s Anatomy, médicos de Seatle buscam de diversas maneiras salvar vidas de pacientes com auxílio econômico. No entanto no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário quanto à questão do sistema público de saúde.

Em primeiro plano, a falta de investimento é notória, tendo em vista que os medicamentos, os leitos e a infraestrutura estão em faltas, vale ressaltar que os médicos ainda estão mal distribuídos pelo país, e também a formação deles. Dessa maneira, pode-se observar que o Sistema Único de Saúde (SUS) não possui adequadamente o suporte financeiro. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem- estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil, ou seja situações como entrar em uma fila enorme para ser atendido não deveria acontecer, já que tal direito existe mas não é praticado.

Ademais, é imperativo ressaltar que os cenários de corrupção vem sendo um dos pontos mais cobrados pelos cidadãos, visto que a falta de exames e cirurgias faz com que seja uma cena comum para os brasileiros e lamentável saber que os pacientes precisa de meses para realizar algo que precisam, por conta disso, as pessoas acabam tirando do seu próprio bolso para ter uma consulta particular, por não ter lugar adequado para fazer um tratamento. Em virtude disso, há como consequência a falta de empatia, pois, para se colocar no lugar do outro, é preciso deixar de olhar apenas para si.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Logo, o Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação precisam aumentar o investimento para a saúde pública, para assim ajudar à regiões carentes do Brasil, garantindo, que todas as comunidades sejam contempladas. Somado a isso, o problema é agravado por conta do SUS, bem como desvios, péssimos recursos e aparelhos quebrados. Para poder melhorar será preciso distribuir cartazes, fazer propagandas, por meio de imagens e vídeos nas mídias e redes sociais, para conscientizar as pessoas e melhorar a sociedade brasileira.

Compartilhar

5 Correções

  1. Na introdução, faltou desenvolver a introdução. Não dá pra entender direito qual é a sua tese e em qual sentido o cenário brasileiro é diferente. O que você quis dizer com “com auxílio econômico”? No Brasil é o contrário do que e por que? É porque os médicos não ajudam os pacientes financeiramente? Mas eles deveriam? A tese tem que ficar clara logo no início.
    No segundo parágrafo, você se perdeu na tese; expôs vários problemas ao mesmo tempo: falta de investimento e de suporte financeiro, má-distribuição e formação (ruim?) dos médicos. Você disse que o estado é responsável pela saúde, então por que disse que os médicos é que são, no início?
    No terceiro parágrafo, mais um problema revelado: corrupção. Onde a corrupção entra nos problemas anteriores? Provavelmente na falta de investimento. Então, são informações que deveriam estar conectadas. A falta de empatia é mesmo consequência desse cenário? E por que? Tem que dizer também. Além disso, achei a última frase (“para se colocar no lugar do outro, é preciso deixar de olhar apenas para si.”) carregada de apelo emocional. O gênero do texto não permite isso.
    A conclusão deve apresentar uma proposta de intervenção, respondendo às perguntas “O que? Quem? Como? Por que? Para que?”.
    Não se deve abrir mais problemas neste parágrafo, como você fez em “o problema é agravado por conta do SUS, bem como desvios, péssimos recursos e aparelhos quebrados”. Esta frase deveria estar no desenvolvimento do texto e apenas sendo retomada na conclusão.
    Faltou conexão entre os parágrafos e, em todo o texto, existem alguns erros de concordância, regência e pontuação.
    Nota: 600

    • 0
  2. oi,”Vitoria”. Bem,eu gostei muito da sua redaçao:a forma com que vc abordou o tema e o seu repetorio mostram que vc tem bastante conhecimento. Porem houve alguns erros de gramatica e de planejamento textual.nada que nao possa ser consertado!
    INTRODUÇAO:muito boa a forma com que vc usou seu repertorio para contextualizar o tema,porem a sua tese ficou um pouco vaga,o seu pensamento sobre o tema,seria uma boa vc tentar deixar o mais explicito possivel.
    1.GRAMATICA:nessa parte nao foram erros muito grandes,houve alguns desvios ali e aqui da virgula,uma revisada nas regras da virgula daria um jeito,e repetiçoes de palavras-nao que nao possa,mas nao fica muito legal.
    2. COESAO TEXTUAL:vc demostra que sabe os conectivos,parabens!
    3.PLANEJAMENTO TEXTUAL:vc tem bons argumentos,organiza-los baseando-se em dados e um bom ponto para seguir uma linha de raciocinio.
    4.CONCLUSAO:bom vc tem os 5 elementos conclusivos,mas seria bom vc focar em uma unica proposta,assim garantindo melhor seus pontos.sobre algo que eu achei na forma com que vc usou a palavra”precisam”,bem,seria melhor usar algo como”devem” assim especificaria melhor a sua proposta e a sua autonomia.ah,e nao coloca propostas muito vagas tipo “conscientizaçao”.
    releva os meus erros de acentuaçao ta kk meu teclado ta quebrado.Enfim,eu nao posso te dar uma nota, mas acho que seria um nota boa.espero ter ajudado!

    • 0
  3. Olá Maria, Dboas?
    Apresente a tese com um pouco mais de clareza, algumas linhas a mais não faria problema.
    Dois errinhos gramaticais:
    “os pacientes precisa” – o paciente precisa
    “à regiões” – às regiões
    Vírgulas:
    “No entanto” – No entanto, …
    “ou seja …” – ou seja, …
    “existe mas” – existe, mas
    Eu realmente gostei do seu texto!!! Bons argumentos! Muito convencedor, deixa claro seu ponto de vista.
    Parabéns =D

    • 0
  4. Boa tarde,
    Então como ainda sou iniciante, não tenho muito que falar do seu texto.
    Mas em minha opinião você soube muito bem colocar, o seu pensamento, o tema, o problema que trás, tudo isso eu pode achar de maneira fácil no texto porém a conclusão não conseguir achar de maneira tão fácil tive que reler algumas vezes para ver se acho, e que eu achei foi uma um pouco incompleta mas amei o seu texto e espero que consiga tirar uma nota alta na redação, independente do seu objetivo.

    • 0
  5. Bom, achei que faltou na Introdução a sua tese; por que no desenvolvimento vocÊ defendeu os argumentos, mais na introdução não colocou o que era esses fatos, tenta usar assim: um repertório [ filme, série, música ] , como isso se aplica no Brasil, causa e consequÊncia. tem um bom repertório cultural mas precisa acrescentar algumas coisas, Como alusões históricas e mais dados para defender seu ponto de vista.
    A conclusão eu encontrei o AGENTE, MODO, DETALHAMENTO E FINALIDADE. Achei que o meio não foi bom, [ cartazes] essas coisas empobrecem sua proposta de intervenção tenta pensar mais em projetos de lei, no seu caso o investimento foi uma boa ideia.
    Competencias
    1- 120
    2- 160
    3- 120
    4- 90
    5- 120
    =610

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.