Analfabetismo funcional, é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples, ou seja, não possui uma interpretação necessário e básica aos textos que são divulgados no meio social. Contudo, percebe-se que esse número vem aumentando constantemente. Nesse sentido, há dois fatores que representam a base do problema: a insuficiência e a incapacidade da educação informacional nas escolas, e a falta de uma condição financeira melhor, caracterizando de forma objetiva uma ampla exclusão social. Nesse sentido, ações são necessárias para que esse problema seja revertido.
Em primeira análise, cabe pontuar que as escolas Brasileiras qualificam os alunos para o ano seguinte, sem os mesmos possuírem um conhecimento adequado. Comprova-se isso, por meio do alto índice de mau desenvolvimento no ensino médio, que por sua vez, formam consequências que afetam as relações sociais, acadêmicas e financeiras. De acordo com dados do site UOL Educação, atualmente no Brasil apenas 8% dos alunos que saem do ensino médio, apresentam um bom desenvolvimento interpretativo dos textos, e/ou notícias que são divulgadas no meio da sociedade.
Em segunda análise, é notório que o analfabetismo resiliente no Brasil absoluto ou funcional , reflete a exclusão do passado, faz sombra no presente e mira nas possibilidades do futuro. É válido destacar que ainda com raízes do SÉC. XVIII , as discursões sobre o analfabetismo permanecem a mesma, caracterizando no seu contexto explícito uma desigualdade social que consequentemente afeta a área educacional. As oportunidades não são iguais para todos, principalmente aquelas pessoas que se encontram na baixa renda. Mediante todos os argumentos expostos, medidas precisam ser tomadas para se o processo de analfabetização seja reduzido no Brasil.
Fica evidente, portanto, ’’que o homem não é nada além do que a Educação faz dele ‘’ afirma Immanuel Kant. Mudança portanto são necessárias para modificar a estrutura educacional no país. Nesse sentido, é imprescindível á atuação do Ministério da Educação em parceria com o Governo Federal, atuar através de um melhor investimento nas escolas brasileiras, vindo com o objetivo reduzir os índices de analfabetos. Em sequência, o mesmo será realizado através de um reforma pedagógica em todos os níveis de ensino, com intuito de melhorar a capacidade didática dos professores, oferecendo um melhor entendimento aos estudantes. Além da criação de programas aberto ao público, que venham com o objetivo, despertar os sentidos críticos em uma interpretação textual ampla para a sociedade. Feito isso, surgirá como efeito um país em que a qualidade da educação é respeitável.
OBS: Se possível corrijam me dando a nota por competência. DESDE JÁ AGRADEÇO :-)
Nivia_Menezes
Olá, não sou especialista, mas posso afirmar que sua redação está muito boa!
C1- Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita: sua gramática está muito boa, mas encontrei pequenos erros como no último parágrafo “mudança portanto são necessárias…”. 180
C2 – Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: Você não fugiu do tema e apresentou fatos interessantes (estatísticas, citações, etc) 200
C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: Você utilizou bem os argumentos defendendo o ponto de vista abordado pelo tema, ou seja, tema uma ótima argumentação. 200
C4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: Coesão textual relacionando uma coisa com a outra utilizando conectivos 200.
C5 – elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos: Você elaborou mais de uma proposta com agente, ação, meio, objetivo e um ótimo detalhamento. 200
Dica: tente manter um número de linhas em cada parágrafo similares e sempre teste o número de linhas para dar na folha de redação.
Sua redação está incrível! Uma ótima dissertação que só vai melhorar.
Não costumo pontuar por competência, apenas vejo aquilo que posso ajudar, mas tentei :D
dizz_bruna
Olá,vou colocar em tópicos o que notei na sua redação.
.No primeiro parágrafo a palavra “necessário” deveria estar no feminino (necessária).
.A introdução está bem desenvolvida.
.A primeira argumentação poderia estar mais desenvolvida.
.No terceiro parágrafo o certo seria o “que” no lugar de “se”(acho que foi um erro de digitação).
.No último parágrafo o artigo “a” antes da palavra “atuação ” não tem crase,pois não é uma preposição.
.Falta um conectivo no 4 parágrafo.
.A palavra” mudança” no 4 parágrafo deveria estar no plural.
.Você tem um vocabulário claro e diversificado.
A sua redação está bem estruturada e organizada.Parabéns,pratique sempre!😊