A dificuldade da inclusão de pessoas autistas na sociedade brasileira

  • 0

 Na obra ‘A Lógica do Pior’, Clément Rosset afirma que o ser humano se confronta com o pior de maneira recorrente. De fato, isso é visível na dificuldade da inclusão de pessoas com autismo na sociedade brasileira. Nesse contexto, torna-se evidente que a insuficiência do Estado e a omissão social são causas principais desse problema.

 

     Sob esse viés, é importante ressaltar que a negligência da sociedade contribui para o revés. Segundo Pierre Levy, a negligência é a causa de todo mal. Levando em consideração o filósofo, é nítido que esse fator causa uma rejeição absurda em relação às pessoas autistas, acarretando uma enorme exclusão social por falta de apoio da sociedade.

 

    Além disso, a insuficiência estatal provoca grande parte do problema. Thomas Hobbes afirma que é dever do Estado proporcionar meios que promovam o progresso de toda a coletividade. No entanto, é notória a escassez de recursos por parte da legislação, o que impossibilita o avanço e o crescimento desses seres portadores de necessidades especiais.

É intolerável não pensar em melhorias para essa questão.

 

      Em suma, é preciso que medidas interventivas sejam tomadas. As escolas, em parceria com o governo, devem criar palestras que incentivem os alunos a respeito da importância da inclusão de pessoas autistas na sociedade. Além disso, rodas de conversa devem ser geradas para que cada um exerça sua opinião.Assim, haverá maior debate acerca do problema e o que Clément Rosset defende poderá ser aos poucos descartado.”

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Eu daria na faixa dos 800/820
    Demonstrou um bom domínio, mas falta melhorar um pouco em cada competência
    Precisa focar na parte da coesão, coerência… Algo que não é tão preocupante. O corretor pode tirar ponto disso por baixos motivos.
    Na C2, conseguiu colocar os repertórios direitinhos.
    Faltou detalhar a C3 melhor. Tente embasar e fundamentar mais sua argumentação.
    C4 teve conectivos que não casaram muito bem com a ideia que vocês quis passar, mas não é um problema grande, na verdade é bem simples.
    C5 falta detalhar mais a proposta de intervenção, mas nada tão alarmante.

    • 0
  2. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

    Nota: 160. Alguns pequenos erros de pontuação e concordância, nada preocupante!

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    Nota: 160. Apresentou e embasou a temática com base em várias obras, autores relacionados ao tema, porém, faltou detalhar nos parágrafos e explicar a relação das obras com a realidade na sociedade, como ocorre… os impactos…

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    Nota: 160. Argumentos bem concisos e enfáticos, porém, falta organizar melhor as ideias e as informações.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    Nota: 160. Texto coeso, porém, precisa ligar melhor um parágrafo ao outro, utilize conectivos para ligar os parágrafos, exemplo: (Enfim, Portanto, Assim, Dessa forma, Dessa maneira, Desse modo, Logo, Pois, Outrossim, Portanto, entretanto)…

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Nota: 160. Falta detalhar um pouco mais o que será feito, como será feito, quem irá fazer, qual utilização de qual recurso e os benefícios da proposta de intervenção.

    Nota final: 800. Parabéns, o texto está com ótimos argumentos, posicionamento enfático, embasado em autores e outras obras, só se atentar aos pontos que citei acima e irá melhorar mais! Boa sorte!

    • 0
  3. Boa redação, bem pontuada
    Dicas para melhorar: sempre bom citar na introdução filme/ série, citações de livros, obras e etc
    Mais números, no caso mais dados, sempre bom para corretores
    Pontuação bem acentuada, fatos históricos na introdução tb, parabéns, continue assim e se sairá bem no Enem, concursos, SSA e etc

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.