Iniciante

A difícil situação dos moradores de rua no brasil ( correção de preferência modelo Enem)

  • 1

No filme “A procura da felicidade”, trata sobre a luta dos personagens Chris Gardner e seu filho Christopher Gardner na época em que eram moradores de rua. O longa-metragem detalha sobre as realidades enfrentadas por todos sem-teto diariamente. Para além da ficção, as dificuldades que são abordadas no filme retratam muito sobre a veracidade dos moradores de rua que se encontram atualmente, como as situações insalubres em que são submetidos e a sua invisibilidade perante a sociedade.

Em primeira instância, pessoas em situação de rua vivenciam inúmeras dificuldades, uma delas é a falta de saneamento básico onde residem. Tais indivíduos por não ter um auxílio governamental correto e por falta de informação sobre sua higiene pessoal contraem doenças. Um exemplo disso é o caso que foi relatado em uma página no Instagram “medfuturre” em que um senhor de 52 anos, morador de rua procurou auxílio médico e relatou o surgimento de uma lesão em sua face há 2 anos. Porém, com a falta de instrução, sua lesão se agravou acarretando no surgimentos de larvas no local da lesão. Dessa forma, se torna notório que os indivíduos em que se alojam nas ruas convivem constantemente com a falta de salubridade, ariscando a cada dia sua saúde.

Em segunda instância, os indivíduos que residem na rua são retratados como estranhos que não participam de um espetáculo social, ou seja, são invisíveis no âmbito social. Um exemplo disso é o caso relatado na Revista BBC em que mostra a luta do morador de rua Claudio Oliveira, de 48 anos, para que sua esposa Ana Paula pudesse ser reconhecida e sepultada, assim não seria enterrada como indigente. Desse modo, se tornou evidente que os estigmas sociais estabelecidos sobre essa população é bastante preocupante, pois tais pessoas acabam não tendo os mesmos direitos que os demais cidadãos privilegiados.

Fica claro, portanto, para elucidar a difícil situação dos moradores de rua no Brasil medidas devem ser tomadas. Para atenuar o problema, é preciso que o Ministério da Cidadania, em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social, deve promover campanhas com o objetivo de reinserir os indivíduos na sociedade, por meio de ações que garantam moradia, saúde, higiene e todos os seus direitos básicos. Além disso, utilizando de meios tecnológicos como redes sociais para divulgar o projeto, estimulando a participação da população na causa. Dessa forma esses sujeitos poderão retornar na sociedade, de forma segura.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Vamos fazer umas observações na sua redação por parágrafos, ok?
    INTRODUÇÃO: ficou incrível, trouxe a alusão, a contextualização, mostrou qual o problema e ainda sua tese. Minha sugestão seria repensar um sinônimo para “sem-teto”.
    D1 e D2: interessante trazer fatos reais e citar as referências, dá mais credibilidade.
    INTERVENÇÃO: uma sugestão seria adicionar um “QUE” neste seu tópico frasal (Fica claro, portanto, que para elucidar a difícil situação dos moradores de rua no Brasil medidas devem ser tomadas.). Sua interferência também ficou show, apresentando todos os tópicos exigidos.
    ATENÇÃO: se seu foco é ENEM, cuidado com o tamanho do texto.
    Em suma, parabéns pela sua redação. :)

    • 1
  2. ola anne_karolayne123 tudo bem ? espero que sim, começando pela instrução, você relacionou bem o filme o tema que escolheu Parabéns isso foi fundamental para o prender o leitor é o chamamos de autoria , como também para o desenvolvimentismo do seu texto correlacionado a outros argumentos utilizados no decorrer do todo texto ele esta bem coeso e coerente tem fluidez no meu ponto de só mudaria alguns conectivos. OBS: Olha lamento se a minha correção não foi o que você esperava sou iniciante por isso, não me arisco corrigir por competência , somente escrevi minha opinião diante da sua redaçao enfim, continue praticando boa sorte

    • 1
  3. Olá, tudo bem? Sou iniciante ainda, vou tentar fazer uma correção nível ENEM através das competências que analisei, além de comentar sobre a redação ao longo dela (ela será copiada aqui em baixo)
    No filme “A procura da felicidade”, trata sobre a luta dos personagens Chris Gardner e seu filho Christopher Gardner na época em que eram moradores de rua. O longa-metragem detalha sobre as realidades enfrentadas por todos sem-teto ( – é necessário a concordância de sem-teto com o todos, o correto seria assim: enfrentadas por todos os sem-tetos – ) diariamente. Para além da ficção, as dificuldades que são abordadas no filme retratam muito sobre a veracidade dos moradores de rua que se encontram atualmente, como as situações insalubres em que são submetidos e a sua invisibilidade perante a sociedade.
    Em primeira instância, pessoas em situação de rua vivenciam inúmeras dificuldades, uma delas é a falta de saneamento básico onde residem. Tais indivíduos por não ter um auxílio governamental correto e por falta de informação sobre sua higiene pessoal contraem doenças. Um exemplo disso é o caso que foi relatado em uma página no Instagram “medfuturre” em que um senhor de 52 anos, morador de rua ( – faltou uma vírgula aqui, pois é onde termina o aposto – ) procurou auxílio médico e relatou o surgimento de uma lesão em sua face há 2 anos. Porém, com a falta de instrução, sua lesão se agravou ( – faltou uma vírgula aqui, pois é necessário separar quando introduzir uma oração reduzida em gerúndio – ) acarretando no surgimentos de larvas no local da lesão. Dessa forma, se torna ( – não se pode haver próclise após pontuação, nesse caso tem de ser ênclise, o correto, portanto, seria: “Dessa forma, torna-se […]” – ) notório que os indivíduos em ( – essa preposição “em”, está incorreta, pois o pronome relativo “que” possui uma função de sujeito, portanto é sem a preposição “em” – ) que se alojam nas ruas convivem constantemente com a falta de salubridade, ariscando a cada dia sua saúde.
    Em segunda instância, os indivíduos que residem na rua são retratados como estranhos que não participam de um espetáculo social, ou seja, são invisíveis no âmbito social. Um exemplo disso é o caso relatado na Revista BBC em que mostra a luta do morador de rua Claudio Oliveira, de 48 anos, para que sua esposa Ana Paula pudesse ser reconhecida e sepultada, assim não seria enterrada como indigente. Desse modo, se tornou evidente que os estigmas sociais estabelecidos sobre essa população é bastante preocupante, pois tais pessoas acabam não tendo os mesmos direitos que os demais cidadãos privilegiados.
    Fica claro ( – evite usar essas expressões: “fica claro, claramente, obviamente etc”, pois se é tão óbvio assim, não precisaria citar na redação, não vou considerar isso como um erro, apenas uma dica :) – ), portanto, para elucidar a difícil situação dos moradores de rua no Brasil ( – faltou uma vírgula aqui, pois como você começou pela oração subordinada adverbial final, ao introduzir a oração principal, deve usar uma vírgula – ) medidas devem ser tomadas ( – achei um pouco estranho, acho que não deveria separar os períodos aqui, pois é essencial dizer, nesse período, quais medidas devem ser tomadas, porém não no outro período – ). Para atenuar o problema, é preciso que o Ministério da Cidadania, em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social, deve promover campanhas com o objetivo de reinserir os indivíduos na sociedade, por meio de ações ( – é bom citar algumas das ações que podem garantir o que você escreve posteriormente – ) que garantam moradia, saúde, higiene e todos os seus direitos básicos . Além disso, utilizando de meios tecnológicos como redes sociais para divulgar o projeto, estimulando a participação da população na causa. Dessa forma esses sujeitos poderão retornar na sociedade, ( – ao meu ver, essa pontuação está incorreta, não achei nenhum motivo para colocar uma vírgula aqui – ) de forma segura.
    COMPETÊNCIAS
    http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    1- 120 (fique atento a pontuação)
    2- 200 (ao meu ver, você desenvolveu e concluiu bem o tema, sem fugir dele)
    3- 200 (não achei uma falha na argumentação)
    4- 180 (achei estranho na conclusão aquela separação de períodos)
    5- 180 (apenas as ações não especificadas)
    NOTA: 880
    OBS: É a minha primeira correção modelo ENEM, pode ser bastante imprecisa, mas é os pontos que consegui observar, qualquer erro sobre a minha correção, comente abaixo!

    • 1
  4. Olá, primeiramente gostaria de te parabenizar sua redação está muito coerente e apresenta conhecimento sobre o assunto.
    Sua proposta de intervenção tbm está ótima, vc cita as redes socias como uma das formas de auxilio pois falou do instagram no desenvolvimento , isso te da muitos pontos.
    Quero chamar a sua atenção sobre os cuidados com pontuação, tenha cuidado onde vc coloca ponto e virgula .
    no demais, continue treinando, e parabens.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.