A desvalorização dos idosos na sociedade contemporânea. Modelo ENEM

  • 0

     No desenho animado, a caverna do dragão, o personagem mestre dos magos é o mais idoso e também o mais venerado e respeitado, é visto como um grande detentor de sabedoria. Todavia , fora da ficção não é possível verificar o mesmo tratamento para com as pessoas de 60 anos acima, uma vez que são desvalorizados em nossa sociedade. Então, deve se traçar estratégias que atuem nas causas do problema: Exclusão social e carência de discussão sobre o tema .

     Dessa forma, em primeira análise, a falta de inclusão existente na sociedade é um desafio presente no problema. De acordo com a pesquisadora Naomi Einsembergue , o ato de excluir alguém pode gerar uma dor emocional que a ativa os mesmos neurotransmissores que são responsáveis pela dor gerada quando cortamos um dedo, por exemplo. Ou seja, a ação de não incluir devidamente a população idosa pode gerar dores de origem emocional , que fomentam um isolamento social e contribui com a diminuição da qualidade de vida, uma vez que somos seres biopsicossociais. Assim, para criar um ambiente igualitário, é preciso que a inclusão para com os idosos seja vista como vital.

     Em paralelo ,a lacuna de discussão sobre o assunto é um entrave no que tange ao problema . Parafraseando a filósofa contemporânea Djamila Ribeiro : ”É preciso tirar os problemas sociais da invisibilidade , para assim, buscar soluções”. Uma vez que o assunto é abordado de maneira esporádica , a busca de soluções  para o mesmo torna se dificultada ou inexistente, o que faz com que ele continue perdurando e gerando uma sociedade pouco conhecedora da população idosa, assim como de suas necessidades e potencialidades. Então, é preciso que o tema seja discutido para alcançar a construção social desejada.

     Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa por meio de documentários com especialistas no assunto juntamente com as pessoas idosas, a fim de atualizar a discussão sobre o tema. Tal ação, pode ainda ser divulgada nas escolas para atingir mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir na exclusão social presente no problema. A partir dessas ações espera se promover uma sociedade mais inclusiva , que valorize os idosos assim como ocorre no anime a caverna do dragão.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! pelo que analisei sua redação propõe uma estratégia de solução ao problema bem concretizado e coerente ao que diz ao tema, com ótimas soluções e repertórios :))

    Logo, minha correção por critério diz:

    Competência 1: 200
    Possui conhecimento da escrita formal e demonstra tal no texto proposto
    Competência 2: 160
    compreende a proposta e para enfatizar cita filósofias e conteúdos que assemelham ao problema
    Competência 3: 160
    Em minha análise, possui informações em defesa do argumento com relação nos repertórios propostos e em opiniões formadas, porém carecia de dados da atualidade, mas continua Ok👍👍
    Competência 4: 200
    Possui conhecimento do mecanismo linguístico para a construção de argumentos de forma totalmente coerente
    Competência 5: 180
    Possui uma proposta de intervenção em relação ao tema proposto respeitando a norma dos direitos humanos e a diminuição da exclusão social de tal grupo ao que pede o tema

    Por fim
    Nota: 900
    Uma dica como já disse na Competência 3 é usar alguns dados da atualidade para embasamento dos argumentos, acredito que nos próprios textos motivadores incluem alguns dados do tema proposto, é sempre bom citar de uma forma pouco parecida como nos textos, se é que me entende, contudo gostei bastante da estrutura do texto, parabéns e boa sorte!

    • 1
  2. A redação apresenta um bom desenvolvimento do tema proposto, que é a valorização dos idosos na sociedade, e aborda de forma coerente as causas do problema, como a exclusão social e a carência de discussão sobre o tema. Além disso, há a proposição de estratégias para lidar com essas questões.

    No que diz respeito às competências avaliativas do ENEM, vejamos uma análise por critério:

    Competência 1: 200
    A redação apresenta um bom domínio da norma culta da língua, com estruturas gramaticais adequadas e vocabulário diversificado.

    Competência 2: 140
    O texto demonstra uma boa compreensão da proposta de redação e desenvolve o tema de forma consistente, utilizando conceitos das áreas de conhecimento, como psicologia e filosofia, para embasar os argumentos apresentados.

    Competência 3: 160
    O autor seleciona informações relevantes para embasar seus argumentos, relacionando-as e organizando-as de forma coerente ao longo do texto. Os argumentos são sustentados por referências a pesquisadores e filósofos, o que fortalece a interpretação do ponto de vista defendido.

    Competência 4: 120
    A redação apresenta uma boa construção argumentativa, com o uso adequado de conectivos e articulação coerente entre as ideias. Os argumentos são bem fundamentados e apresentados de forma clara, mas poderia ter explorado melhor a argumentação, utilizando exemplos concretos e dados estatísticos para fortalecer seus argumentos.

    Competência 5: 140
    A proposta de intervenção é apresentada no último parágrafo e busca enfrentar as causas do problema, envolvendo a mídia de massa e a educação para promover a valorização dos idosos na sociedade. A proposta respeita os direitos humanos ao buscar a inclusão e o reconhecimento das necessidades e potencialidades dos idosos.

    Nota ENEM: 760

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.