Iniciante

A desvalorização do trabalho voluntário: impactos sociais no Brasil 

  • 1

No conto infantil “Branca de Neve”, a protagonista realiza atividades domésticas de maneira voluntária para sete anões. Paralelamente à obra, encontra-se a realidade vivida no Brasil, uma vez que brasileiros praticam trabalhos voluntários que impactam positivamente na vida do coletivo. No entanto, tais ações apresentam-se sendo desvalorizadas e escassas no atual cenário do país. Desse modo, a inércia midiática que tem por conseguinte a falta de construção de empatia na sociedade.

Primeiramente, é válido destacar que a ausência de atuação da mídia corrobora para a temática. Nesse sentido, de acordo com o empresário Steve Jobs, “a tecnologia move o mundo”, ou seja, ela colabora para a formação social. Diante disso, se faz perceptível que tal visão não é análoga à realidade brasileira, visto que os canais tecnológicos como as mídias, principalmente as redes sociais, não divulgam projetos voluntários, sobretudo para o público juvenil, tido como o futuro da nação. A vista disso, segundo uma pesquisa realizada em 2016 pelo IBGE, 96,1% da população com mais de 14 anos não realiza ações sociais. Tal fator advém pela falta de incentivo no cotidiano desses cidadãos.

Ademais, é preciso considerar que a falta de empatia é um efeito da inércia midiática. Diante disso, segundo a frase presente na Bíblia, livro sagrado dos cristãos, “amai-vos uns aos outros como a ti mesmos”. Contudo, a realidade brasileira não segue essa visão, haja vista a falta de simpatia dos cidadãos dificulta a prática de atos voluntários e, assim, gera uma desvalorização dessas ações. Sob esse viés, 95,7% da sociedade brasileira não realiza atividades voluntários, segundo o IBGE. Logo, a ausência de incentivo e a falta de amor ao próximo impactam negativamente na vida de pessoas que dependem de ações sociais.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe às redes sociais – principais meios de disseminação de informações – em parcerias com influenciadores digitais incentivar a nação para se voluntariar em trabalhos de cunho social por meio de postagens e vídeos que promovam o interesse no assunto com a finalidade de contribuir para o aumento de voluntariados e garantir as suas valorizações. Quiçá, nessa via, mais pessoas exercitarão a empatia como visto na obra “Branca de Neve” e essas ações possam apreciadas.

Compartilhar

3 Correções

  1. C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 200
    Totalizando 800

    Na C2 o repertório precisa ser:
    Externo – Referência
    Legitimado – Nome da área
    Pertinente – Breve explicação
    Produtivo – Aplicação do argumento
    E achei que o seu – na parte da sua explicação – ficou um pouco confuso.
    Nessa parte “Cabe às redes sociais…” comece com um conectivo.
    Sempre que começar um período use um conectivo.

    • 1
  2. Gostei de sua redação!!!!
    …………………………………………………….
    ……………………………………………………
    Bons argumentos, objetiva
    …………………………………………………….
    …………………………………………………….

    • 1
  3. Olá bom dia!!

    Não sou experiente no ramo, sou aluno também, porém achei sua escrita interessante e decidi analisar sua redação!!

    Sua introdução foi bem colocada, seu repertório foi pertinente, gostei bastante.

    Seu desenvolvimento 1: Ele está bem estruturado e não possui repetições, o que é muito importante para a redação do Enem, porém existe alguns desvios.
    “Primeiramente” ele não existe, pois advérbio não pode ser transformado em numeral. O melhor seria “Primariamente” aqui estou trazendo de forma gramatical a ideia de primeiro. Outro ponto a ser tratado é o excesso de informações do seu texto em apenas um desenvolvimento, não tem muito problema nisso, mas o ideal é que seja feito pelo menos 1 citação para que você faça a contextualização e em seguido o seu desfecho crítico, o que compromete aqui é dois dados que não estão se relacionando, se o seu dado fosse sobre tecnologia em influência da inércia da mídia, estaria perfeito.

    Desenvolvimento 2: A citação da blibia precisa de uma contextualização, tudo que você sobre a falta de empatia, porém você fechou o período passado e não retomou a contextualização após a sua citação. Poderia ser assim : “amai-vos uns aos outros como a ti mesmos”, omitindo o problema no país.
    Era só ter concordado de maneira rápida sobre a citação.

    Conclusão: sua conclusão está perfeitaaa!! Atende aos 5 critérios previsto pelo o Enem!!
    Sua redação possui poucos desvios, com base nos meus estudos sua redação possui uma nota de 940 pontos!!
    Boa redação e bons estudos!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.