No anime “Shingeki no Kyojin”, a humanidade quase foi exterminada por seres enormes e de baixo intelecto, os titãs. Para evitar a extinção de sua espécie, os humanos construíram 3 muralhas para protegê-los -Maria, Rose e Sina-, desta forma prolongando sua continuidade na Terra. Fora da ficção, assim como na animação japonesa, a ciência é extremamente importante para a sobrevivência e o desenvolvimento do homem, entretanto, acaba sendo desvalorizada no Brasil, seja pelas falhas no âmbito escolar e pela negligência governamental.
Sob esse viés, é lícito postular a omissão do sistema educacional como impulsionador desse revés. À luz dessa prerrogativa, as escolas priorizam conhecimentos teóricos como Matemática, Física e Química, mas falham em prender a atenção dos estudantes sobre tais conteúdos e se questionar acerca deles. Dessa forma, esses indivíduos que ora foram jovens se tornam adultos que desvalorizam as ciências, pois as suas escolas não incentivaram-os na busca pelo conhecimento científico.
Outrossim, é imperativo pontuar a postura das autoridades competentes como agravante da problemática. Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, o papel do Estado é garantir o bem-estar social. No entanto, o pensamento de Hobbes não é exercido na prática, visto que o Governo Federal investe de maneira mínima na aproximação da ciência para a população, já que não há divulgação suficiente nas mídias, como pesquisas em Universidades por exemplo. A partir disso, a ciência no cotidiano dos brasileiros é perdida gradualmente aliado a sua valorização.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação(MEC), instituição responsável pelo ensino de todo o país, incentivar as pesquisas científicas nas escolas, por meio de atividades extra-curriculares como experimentos que prendam a atenção dos estudantes, a fim de que eles passem a amar e valorizar a ciência. Paralelamente, o Governo Federal deve investir na divulgação científica, por intermédio das mídias televisivas e digitais, para mostrar a população a importância do conhecimento científico.
PS:Se puder dê nota modelo Enem, mas se não saiba que qualquer tipo de ajuda será bem vinda, um erro que notou, uma dica etc.
higb
C1: 200
C2: 180
* o teu único erro no projeto de texto, na minha opinião, foi não conseguir contextualizar melhor o teu repertório de introdução. Não é muito perceptível o que as muralhas e a busca pela sobrevivência, tem a ver com a desvalorização da ciência. Acho que faltou detalhar melhor essa parte.
C3: 180
* Acho que o teu D1 faltou a fonte de onde você tirou a conclusão de que “esses indivíduos que ora foram jovens se tornam adultos que desvalorizam as ciências”
Lembra que o objetivo do desenvolvimento é convencer o leitor. você generaliza muito nessa parte, pois não é necessariamente todos os alunos que tiveram só a teoria das matérias, desvalorizarão a ciência. Seria interessante você dizer que na maioria das vezes, isso acontece.
C4: 200
C5: 200
Nota: 960
Yago42409
Oi, tudo bem? Eu mudei aqui a intro, você pode me dizer se melhorou nesse quesito?
No anime “Shingeki no Kyojin”, a humanidade quase foi exterminada por seres enormes e de baixo intelecto, os titãs. Para evitar a extinção de sua espécie, os humanos construíram 3 muralhas no intuito de prolongar sua continuidade na Terra. Nesse contexto, o avanço tecnológico fora recuperado aos poucos, sendo extremamente valorizado pelo povo. Fora da ficção, assim como na animação japonesa, a ciência é extremamente importante para a sobrevivência e o desenvolvimento do homem, entretanto, acaba sendo desvalorizada no Brasil, seja pelas falhas no âmbito escolar e pela negligência governamental.
alysson vicente
Bom dia yago , tudo bem ? achei bem legal vc utilizar o anime como repertório , oq inclusive é anime muito bom , porém , infelizmente tal cultura não recebe a visibilidade merecida , com isto , atente a explicar mais o envolvimento do anime com o tema e pense bem em quais detalhes vc vai utilizar , pois, alguns detalhes não tem tanta relevância para quem vai corrigir , por exemplo , os nomes das muralhas . Dessa forma , vc ganhara linhas para poder desenvolver melhor e o corretor ira concorda com seu repertório legitimado .
SheilaAlvesGonçalves
Olá, tudo bem? Espero que sim.
Bom… Eu gostei do seu texto.
Não sou uma profissional e posso estar errada, mas não identifiquei uma relação entre a citação desse anime com o contexto em questão.
Sua tese está bem explícita.
Seus desenvolvimentos estão bem construtivos. O primeiro caberia um repertório. E o segundo está muito bom.
Sua conclusão está ótima, contém todos os elementos necessários para obter a pontuação máxima na competência 5. -> Agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.
Continue escrevendo, você vai longe.