O século das luzes(XVII), como foi conhecido o Iluminismo, foi um movimento intelectual que buscava transformar a sociedade através de inovações científicas e que contribuiu significativamente para mudança do pensamento arcaico da Idade Média. Analogamente a realidade brasileira, no que concerne a questão do desenvolvimento da ciência há uma grande desvalorização. Desse modo, observa-se a inércia Estatal na resolução da mazela, além do atraso social e econômico que afeta o país.
Primeiramente, é nítido que os investimentos são significativos no adiantamento técnico-cientifico. A exemplo disso, durante a Segunda Guerra Mundial foi desenvolvido o microprocessador e a internet, em consequência das aplicações em tecnologia e ciência. Conquanto no Brasil ainda existem desafios para que a tecnologia brasileira se expanda, uma vez que as autoridades governamentais desvalorizam tais áreas, prejudicando assim não só os cientistas, mas também o corpo social.
Ademas, os avanços científicos colaboram para a superação de problemas sociais. De fato, a Revolução Verde contribuiu para que a produção e distribuição de alimentos se tornasse mais igualitária, por meio das máquinas e da melhoria da infraestrutura. Dessa forma, é indispensável que uma nação de uma maior visibilidade às ciências para beneficiar a sociedade.
Portanto, nota-se que medidas são necessárias para reverter esse cenário desafiador. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações deve criar centros de pesquisas e tecnologia avançada nos centros metropolitanos, de modo a promover o desenvolvimento social e econômico brasileiro, a fim de acabar com a desvalorização da ciência no Brasil. Assim, de acordo com a corrente Iluminista se alcançará a verdadeira modernidade.
liviali19
– O repertório da introdução ficou muito bom! O Iluminismo é uma ótima alusão para o tema.
– Sua tese e os argumentos estão bem delimitados, gostei bastante deles.
– Nos argumentos acredito que você poderia ter utilizado alusões de outras áreas. Lembre-se que o corretor quer ver seus conhecimentos de várias áreas. Embora os repertórios tenham ficado bons, tente usar de outras áreas também.
– Você poderia também ter desenvolvido melhor a argumentação.
– Na sua proposta faltou o “como?” e o detalhamento. A ideia ficou muito boa, mas lembre-se de detalhar o máximo possível.
EaSy
Olá bom dia. Você começou muito bem sua introdução citando o Iluminismo como movimento que valorizava a ciência, mas no seu desenvolvimento você não citou os problemas e os desafios que impediam os avanços científicos no Brasil. Também senti falta de algum dado estatístico ou pesquisa que sustentassem de forma mais concreta seu ponto de vista. A sua proposta de intervenção ficou muito boa, mas teria ficado bem melhor se você tivesse colocado que cidades do interior também recebessem esses centros de pesquisa e tecnologia avançada.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
Nota: 180
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Nota: 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nota: 140
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 150
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Nota: 170
Nota Final: 800
taissakkk
Primeiro parágrafo ;está ótimo
Segundo parágrafo;Achei que você não explorou tanto a sua argumentação sobre o tema em relação ao Brasil já que o próprio é a “Desvalorização da Ciência no *Brasil*” , você poderia ter exemplificado quais são os desafios que impedem o avanço tecnológico e cientifico e poderia também ter explicado como isso afeta o Brasil. Terceiro parágrafo;Acho que primeiro período não ficou tão coeso em relação ao segundo, acho que você poderia ter feito uma abordagem diferente no segundo período iniciando com um conectivo de continuidade (ex;Ademais,bem como, além disso..).E também você