Em meados do século XVII, o iluminismo foi o movimento responsável por nortear o conhecimento após a chamada “Idade das trevas”. Paralelo a isso, no Brasil hodierno, ocorre a desvalorização da ciência, seja por uma educação desqualificada, ou pelo pouco investimento governamental. Sendo assim, discussões tornam-se proeminentes a fim de combater o entrave.
Em primeiro plano, vale ressaltar que o ensino público brasileiro é precário. De acordo com o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o Brasil é o país mais atrasado em termos de educação da América Latina. Ademais, tal dado relaciona-se com o filme “Pro dia nascer feliz”, que aborda o sucateamento do ensino brasileiro. Por consequência de uma educação inábil, tem-se jovens que desvalorizam a ciência em pleno século XXI.
Outrossim, as universidades públicas são as responsáveis pela realização de grande parte dos estudos científicos do país. Todavia, infelizmente, segundo o IBGE, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico perdeu 87% de investimentos para materiais de estudo. No entanto, essa realidade se opõe ao pensamento socrático, cujo aponta a ciência como algo de mais valioso. À vista disso, a desqualificação governamental é um obstáculo a ser superado no Brasil.
Dessa forma, é imperativo que a escola, desde o ensino fundamental, ensine à criança a valorizar o conhecimento, por meio de atividades didáticas, como feira de ciências. Dessa maneira, o aluno reconhecerá a importância do conhecimento em seu cotidiano. Além disso, cabe ao poder público, mediante à campanhas de doações comunitárias, investirem na modernização de institutos de pesquisas nas universidades, com o intuito de combater a debilitação na área científica. Feito isso, a sociedade brasileira deixará, gradativamente, de desvalorizar a ciência, tornando-se assim, indivíduos mais cultos, como no iluminismo europeu do século XVII.
OBS: Galera, fiz modelo ENEM. Por favor, se puderem me dar uma nota e me dizerem o que errei, ficarei grata :)
EnriqueJanoário
Olá Luana!
Espero contribuir com minhas observações.
Pontos positivos: Sua argumentação é baseada em dados e pesquisas, Não encontrei erros gramaticais ou de coesão, sua intervenção é prática e aplicável a curto, médio e longo prazo.
Pontos a melhorar: Na sua introdução você faz uma generalização perigosa e até injusta sobre a idade média. Na idade média foram criadas as universidades e desenvolvido o método cientifico por Francis Bacon. Sua alusão ao iluminismo e a idade média não fez conectivo com o que você apresentou do Brasil.
Comp 1: 80
Comp 2: 200
Comp 3; 200
Comp 4:120
Comp.5: 160
Total: 760
renanhld
A desvalorização da ciência no Brasil
Em meados do século XVII, o iluminismo foi o movimento responsável por nortear o conhecimento após a chamada “Idade das trevas”. Paralelo a isso, no Brasil hodierno, ocorre a desvalorização da ciência, seja por uma educação desqualificada, ou pelo pouco investimento governamental. Sendo assim, discussões tornam-se proeminentes a fim de combater o entrave.
Em primeiro plano, vale ressaltar que o ensino público brasileiro é precário. De acordo com o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o Brasil é o país mais atrasado em termos de educação da América Latina. Ademais, tal dado relaciona-se com o filme “Pro dia nascer feliz”, que aborda o sucateamento do ensino brasileiro. Por consequência de uma educação inábil, tem-se jovens que desvalorizam a ciência em pleno século XXI.
Outrossim, as universidades públicas são as responsáveis pela realização de grande parte dos estudos científicos do país. Todavia, infelizmente, segundo o IBGE, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico perdeu 87% de investimentos para materiais de estudo. No entanto, essa realidade se opõe ao pensamento socrático, cujo aponta a ciência como algo de mais valioso. À vista disso, a desqualificação governamental é um obstáculo a ser superado no Brasil.
Dessa forma, é imperativo que a escola, desde o ensino fundamental, ensine à criança a valorizar o conhecimento, por meio de atividades didáticas, como feira de ciências. Dessa maneira, o aluno reconhecerá a importância do conhecimento em seu cotidiano. Além disso, cabe ao poder público, mediante à campanhas de doações comunitárias, investirem na modernização de institutos de pesquisas nas universidades, com o intuito de combater a debilitação na área científica. Feito isso, a sociedade brasileira deixará, gradativamente, de desvalorizar a ciência, tornando-se assim, indivíduos mais cultos, como no iluminismo europeu do século XVII.
OBS: Galera, fiz modelo ENEM. Por favor, se puderem me dar uma nota e me dizerem o que errei, ficarei grata :)
* Luana, parabéns! Como biólogo, adorei o tema logo de cara. Ganhou like só pela escolha.
Como sou de professor só de ciências e biologia, vou fazer alguns críticas básicas.
1- Os parágrafos ficaram ótimos. Uma introdução bem ampla, gostei do gatilho relacionando com o iluminismo, mas vamos lá..
”Em meados do século XVII, o iluminismo foi o movimento responsável por nortear o conhecimento após a chamada “Idade das trevas”
O que isso tem a ver com a desvalorização da ciência no Brasil? Acho que pra sua relação ser válida, deveria citar exemplos de coisas positivas que aconteceram na época do iluminismo, para ressaltar o que foi bom na época. Adiante, no seu desenvolvimento você relaciona com o Brasil, evidenciando que já foi comprovado ao longo da história que investir na ciência é bom. Os dados são excelentes.
2- Um vocabulário muito bom! Não conhecia a palavra outrossim.
3- Uma ótima conclusão também. Acho que você poderia ter desenvolvido mais as medidas governamentais de incentivo a pesquisa no Brasil, já que o título do seu texto é sobre isso.
Ex: ”Além disso, cabe ao poder público, mediante à campanhas de doações comunitárias, investirem na modernização de institutos de pesquisas nas universidades… ? Como? Cite exemplos…
Subsídios, construção de mais escolas, universidades, mais bolsas, mais olimpíadas de ciências, maior valorização do profissional e entre outros.
Nota: 800.
Você é uma excelente escritora, melhor do que eu. hehe Continue assim! Parabéns!
Ariel_hsy
1° parágrafo: a introdução está excelente. Sem erros gramáticas e com um bom argumento.
2° parágrafo: bom argumento, citações que demonstram repertório sociocultural e sem erros gramaticais.
3° parágrafo: há o uso do advérbio “infelizmente”, que pode ser caracterizado como juízo de valor. Atente – se! Também hoube a utilização de porcentagem, o que pode ser também uma escolha arriscada pois pode ser lida como falácia caso haja discrepância nos dados no momento de consulta do redator.
4° parágrafo: foi uma boa proposta de intervenção, bem consistente. Apesar disso, houve a utilização inadequada da crase.
I – 200
Ii – 200
III – 200
IV – 200
V – 200
1000
Jffgg
Oi. Boa redação, mas a frase: “Todavia, infelizmente, segundo o IBGE,” esse infelizmente não deveria está aí.
Vc escreveu: “Dessa forma, é imperativo que a escola, desde o ensino fundamental, ensine à criança a valorizar o conhecimento,” vc poderia no final ter colocado “valorizar a ciência” já que o título é A desvalorização da ciência no Brasil
lah
Uma redação muito bem escrita , apenas alguns problemas na organização de ideias do texto , considerando as competências vou avaliar sua nota.
Competência 1-Domínio da escrita formal portuguesa- 160 (apenas pelo uso incorreto de crase na conclusão de resto foi perfeito)
Competência 2-Compreender o tema e não fugir do que é proposto-200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar… argumentos em defesa de um ponto de vista -120 (por falta de organização)
Competência 4-Conhecimento de mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
Competência 5- Respeito aos direitos humanos -200
total-880