Estudante

A desvalorização da ciência no Brasil

  • 4

A expressão “idade das trevas” foi usada para se referir a um período da idade média em que a filosofia e a ciência eram fortemente reprimidas, o que caracterizou por muitos anos, a estagnação do avanço científico. De maneira análoga, o campo hodierno se configura em uma sociedade insciente da importância da pesquisa e inovação, assim como o Estado falha na promoção de estímulos e investimentos nas universidades públicas.

Primordialmente é importante destacar o limitado conhecimento da comunidade brasileira a acerca da relevância da pesquisa. De acordo com o presidente da Fundação de Amparo à pesquisa do estado de Minas Gerais (Facemig) o estado tem potencial no desenvolvimento de ciência e tecnologia, mas precisa avançar em relação à divulgação e aplicação dos impactos positivos dos projetos para o cidadão. Essa situação se estende por todo território brasileiro sendo imprescindível a aproximação da comunidade científica á população.

Ademais, é indubitável a contribuição das universidades para os avanços no campo científico através de projetos de ensino e extensão. Segundo o professor do Instituto de Biotecnologia da USP Marcos Buckeridge “a ciência não é um gasto, é investimento”. Em contrapartida a redução da verba destina por parte do governo tem sido um obstáculo a ser enfrentado. Em 2019 o Ministério da Educação anunciou um corte de 30% no orçamento das universidades federais além de cortar 3,4 mil bolsas de estudo impactando a comunidade acadêmica e beneficiados.

Portanto, cabe ao Governo Federal em conjuntura ao Ministério da Educação e o Ministério das Comunicações promover a divulgação dos avanços e conquistas da ciência brasileira á população por meio das mídias sociais, bem como incentivar financeiramente pesquisas e projetos das universidades a fim de tornar o século XXI uma “idade iluminada” detentora e propagadora de conhecimento.

 

Peço que ao corrigirem deem uma nota para a redação (se possível com cada competência) obrigada!!

Compartilhar

4 Correções

  1. eu nao sei corrigir por competência mas vou te dar uma nota a base da minha opinião, ok?
    sua redação ta MUITO BOA, eu gostei mt dos argumentos usados, a tese realmente ficou ótima e vc soube desenvolver com coerência e coesão. Acredito que se vc ler mais redações nota 1000 é bem capaz de chegar lá fácil.
    ah e a nota, eu daria de 860 a 900

    • 1
  2. Competência I- 160
    Competência II- 180
    Competência III- 200
    Competência IV- 200
    Competência V- 180
    Palavras com inicias minúsculas onde o certo seria maiúscula(ex: Idade Média), ausência de vírgula, uso de expressão, ausência de várias áreas do conhecimento.
    Argumentação boa, compreendeu o tema, proposta de intervenção boa.
    Nota: 920

    • 1
  3. Parabéns, sua redação ficou ótima. O vocabulário seu está ótimo também. Continue praticando. Porém vc usou algumas palavras de difícil pronúncia e acentuação e isto na hora da prova pode dar um branco e você esquecer alguns acentos e escrever errado. Mas eu acho muito legal o uso de palavras assim demostrando domínio da língua portuguesa.

    • 1
  4. sua redação ficou muito boa, os únicos erros que eu vi foi só ortográficos mas talvez tenha sido por causa do teclado.
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    Parabéns, continue assim. Acho que a unica dica que deixo e pra ler/continuar lendo livros ou artigo pra melhorar ainda mais seu vocabulário.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.