A desmotivação como barreira da aquisição do hábito de ler

  • 0

O hábito de ler trás inúmeras vantagens aos seres humanos.  Mesmo assim, dados estatísticos e pesquisas mostram que no Brasil, a leitura ainda não é uma atividade presente no cotidiano dos brasileiros. A fim de compreender tal situação, cabe considerar os aspectos que possivelmente são os responsáveis pelo baixo índice de leitura no país como a desmotivação.

A alfabetização no Brasil é um processo de mediação quase exclusivo das escolas, sendo as família praticamente isentas desse processo. Logo, desde do inicio da aquisição da linguagem escrita, o leitor aprendiz tem na escola seu maior incentivo à leitura e onde provavelmente encontrará a maior assistência e motivação (suporte dos docentes) além do ambiente e material necessário para que a leitura ocorra de forma agradável. Por essa lógica é necessário que as escolas sejam bem aparadas pelo poder público, sendo na melhoria da estrutura física das instituições de ensino, aquisição de livros por exemplo, e também desenvolvendo campanhas de apoio às famílias e escola incentivando a leitura. Também seria responsabilidade do governo a instalação e manutenção de bibliotecas para facilitar e fomentar o acesso à leitura.

Se por um lado o suporte das escolas existe e é essencial, a falta desses elementos nos domicílios dificulta que o habito de leitura se concretize como atividade cotidiana. Se um hábito é compartilhado pela família, esse se torna mais sólido e agradável. Pensando desta maneira, as famílias devem ser incluídas no processo de aquisição e desenvolvimento de leitura, fazendo com que esse hábito se perpetue. Esse envolvimento pode ser conseguido através de um estreitamento de laços entre família e escola com campanhas e projetos.

Ler ajuda a desenvolver várias áreas do cérebro além de ser um instrumento de desenvolvimento pessoal e inclusão social. Fazer da leitura um hábito é extremamente benéfico e por isso deve ser motivado pelas famílias e escola através de projetos e programas de leitura e do compromisso de todas as partes em gerar bons resultados. Da parte do poder público, é necessário que haja suporte às famílias e escola com o fomento de campanhas e instalação e manutenções de bibliotecas escolares e comunitárias.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!
    Como fora dito acima, é um bom texto, entretanto há algumas falhas.
    No primeiro parágrafo, ela começou (a redação) um pouco de repente (eu diria). Eu te aconselho a colocar informações que se relacionem com o texto, mas ainda não o exponha muito. Depois, na introdução mesmo, você poderia falar qual é o problema e rapidamente falar o que leva a esta questão ser um problema.
    A introdução poderia ser um pouco mais bem explorada…

    • 1
  2. Você tem um bom texto, mas para um modelo de redação do ENEM ainda tem que trabalhar. Traga repertórios eles ajudam a nota da competência 2 e coloque sua tese (os argumentos que você vai trabalhar no desenvolvimento) na introdução
    Seu texto tem poucos conectivos, já comece os parágrafos (menos introdução) com conectivo, eles estabelecem relação e deixam seu texto fluido.
    Percebi que você finaliza seus desenvolvimentos com um tipo de “proposta”, pessoalmente, não precisa. A conclusão é exclusiva para isso.
    A sua conclusão apresenta duas propostas e as duas incompletas. Tente focar só em uma, e com os cinco elementos (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento). E cuidado ao inserir novos argumentos na conclusão, respeitar a estrutura do modelo de redação é importante.

    NOTA DAS COMPETÊNCIAS
    1: 160
    2: 120
    3: 120
    4: 80
    5: 120
    total: 600

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.