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A Desigualdade Social No Brasil

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De acordo com a Constituição Federal , de 1988, todos os cidadãos são iguais perante a lei. No entanto, o não cumprimento desse preceito torna-se evidente , visto que a desigualdade social figura como um perigoso desafio a ser enfrentado pela sociedade. Sob esse viés, isso se evidencia tanto pela má distribuição de renda, como também pela inacessibilidade á educação de qualidade.
Convém ressaltar, a princípio, que a má distribuição de renda é fator determinante na persistência da problemática. Segundo a PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 41,9% da renda total está com 10% dos mais ricos . Dessa forma, a desigualdade econômica no país é alarmante, visto que a centralização da renda brasileira compromete a qualidade de vida da população desprivilegiada , que por conseguinte trabalha cada vez mais para a sua subsistência.
Além disso, a exclusão educacional ainda é uma realidade por todo o país. Segundo o filósofo Immanuel Kant , é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade . Sob essa ótica , o âmbito social brasileiro está longe de chegar a uma sociedade realmente desenvolvida e igualitária, já que grande parte das escolas públicas oferecem um ensino deficitário aos estudantes , além de uma infraestrutura precária que não contém ao menos itens básicos , como fornecimento de água, energia elétrica, biblioteca e laboratório. Dessa forma, o direito a educação de qualidade garantido pelo estado não é cumprido.
Portanto , medidas são necessárias para resolver o impasse . Dessa forma , o Ministério da Economia, responsável pelo fomento e execução da política econômica nacional, deve promover uma distribuição da renda mais igualitária no país, por meio do aumento do salário mínimo. Afim de , assim , melhorar a qualidade de vida da população desprivilegiada .

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6 Correções

  1. Texto certíssimo 😘 parabéns continuo assim…
    COMPETÊNCIA 01: 180
    Dominou a escrita formal, boa colocação de letras e estética do texto. Contudo, apresentou pequenos desvios de pontuação.
    COMPETÊNCIA 02: 200
    Compreendeu a proposta e usou bons repertórios.
    COMPETÊNCIA 03: 160
    Seu texto foi coeso e coerente e apresentou ideia novas. Entretando, não relacionou bem as ideias entre os parágrafos.
    COMPETÊNCIA 04: 180
    Estruturou bem os parágrafos e períodos e demonstrou conhecimento. Entretando, os fatos não foram repotados ao longo do texto.
    COMPETÊNCIA 05: 120
    Apresentou apenas um agente e suas ações (ação, meio. finalidade e detalhamento).

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  2. Na Minha Perspectiva!
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 200 pts
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 200 pts
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 200 pts
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 pts
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 150pts
    Nota: 910 pts
    Parabéns Ótima Redação!

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  3. OIE!
    Não sou corretora mas tentarei te ajudar.
    COMPETÊNCIA 01: 180
    Dominou a escrita formal, boa colocação de letras e estética do texto. Contudo, apresentou pequenos desvios de pontuação.
    COMPETÊNCIA 02: 200
    Compreendeu a proposta e usou bons repertórios.
    COMPETÊNCIA 03: 160
    Seu texto foi coeso e coerente e apresentou ideia novas. Entretando, não relacionou bem as ideias entre os parágrafos.
    COMPETÊNCIA 04: 180
    Estruturou bem os parágrafos e períodos e demonstrou conhecimento. Entretando, os fatos não foram repotados ao longo do texto.
    COMPETÊNCIA 05: 120
    Apresentou apenas um agente e suas ações (ação, meio. finalidade e detalhamento). É necessário dois que devem estar relacionados.
    COMENTÁRIOS!
    Parabéns, sua redação está ótima. Apenas assista mais videoaulas e treine para Melhorar e chegar nos 1.000!
    Beijos!!

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  4. Boa noite Laile Emanuele! Gostei da sua redação, porém, gostaria de pontuar alguns erros que percebi.
    1. Na frase ” De acordo com a Constituição Federal , de 1988,” nao deve ter separação entre a data e o nome da constituição, visto que, o nome é exatamente desta forma, logo, deve ser colocado sem separação. Ainda na parte da escrita, notei palavras repetidas de forma próxima, por exemplo: “torna-se evidente” e “isso se evidencia” (mesmo que conjugado, a palavra é vista como repetição), outro exemplo: ” má distribuição de renda” e “41,9% da renda” e também “a centralização brasileira da renda”. Além disso , a frase “o direito a educação de qualidade garantido pelo estado não é cumprido” – o artigo a deve conter crase, e a palavra estado deve ser escrita com letra maiúscula (Estado).
    2. Ao citar um repertório sociocultural coloque este entre aspas, para que o corretor diferencie a citação da sua argumentação.
    3. Seus desenvolvimentos estão ambos muito bem explicados, parabéns!
    4. Em sua proposta de intervenção é solucionado apenas um problema que você citou em sua tese “má distribuição de renda”, mas e a “inacessibilidade à educação de qualidade”? Lembre-se que ambos problemas devem ser resolvidos, contendo agente, modo, meio, detalhamento e finalidade. Em sua única proposta, pude identificar apenas o agente, modo meio e finalidade, faltando o detalhamento.
    Logo, Competência 1 – 120 (visto que os maiores erros estão localizados no domínio da norma culta da língua escrita).
    Competência 2 – 200 (seus desenvolvimentos foram bem explicados).
    Competência 3 – 200.
    Competência 4 – 200 ( boa utilização de conectivos).
    Competência 5 – 120 (falta detalhamento e um de seus problemas não foi solucionado por nenhum meio).
    Total: 840 pontos.
    Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!

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  5. Introdução – Certíssima. Contextualização e as duas testes e problematizou.
    Os desenvolvimentos, PERFEITOS. Citação filosófica.
    Na proposta de intervenção, desenvolveu bem em relação aos passos ( os agentes, ação, modo, meio, Finalidade). Mas, parabéns pela redação.
    Sou iniciante ainda!

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  6. Oioi, Laile Tudo bem contigo? Espero que sim! Vou fazer uma correção/análise de trecho a trecho, ok? Qualquer dúvida podemos ir conversando :3
    1º Parágrafo
    – “torna-se evidente , visto que a desigualdade social…” torna-se evidente para quem? Não se esqueça que a redação é um trabalho de manipulação argumentativa, precisa se apoiar em fatos, pesquisas ou exemplos, a desigualdade não existe para muitos;
    – “figura como um perigoso desafio a ser enfrentado pela sociedade” perigoso? Para quem?
    – “á educação de qualidade” à* deve ser craseado;
    – “41,9% da renda total está com 10% dos mais ricos.” de que ano é essa pesquisa? A última que eu vi era 25% para o 1% mais rico
    – Gostei demais desse parágrafo! Coeso e traz dados. Boa!
    3º Parágrafo
    – Parágrafo ortograficamente bem escrito e coeso, porém a citação ao Kant ficou um pouco perdida, parece que você tenta convencer o leitor da importância da educação, ao invés de mostrar dados que mostram como essas pessoas não tem acesso a educação de qualidade ou exemplos que mostram a situação das escolas brasileiras; que a educação é importante já é um senso comum, tente utilizar o espaço para focar em qual ideia é boa para o texto e qual pode ser suprimida;
    4º Parágrafo
    – Mais uma vez ortograficamente correto, parabéns!
    – Tente se aprofundar no tema, seria somente uma questão de má distribuição de renda? Seria uma questão só do salário mínimo e do ministério da economia? Tente se aprofundar no tema, dar mais de uma solução e mostrar conhecimento sobre projetos já existentes;
    1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 200
    2) Compreensão da proposta de redação: 120
    3) Seleção e organização das informações: 80
    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: 180
    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais: 120
    NOTA FINAL: 700

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