A desigualdade social no Brasil e no mundo, é um desafio a ser superado! A desigualdade começa com a cor, raça etnia e várias outras. A maior parte está concentrada naqueles países mais baixos, onde começa sendo desigual o salário do homem e da mulher, as casas do ”rico” e do ”pobre” no qual não deveria ter essa diferença, pois todos somos iguais.
A lei é muito falha em questão a isso, até por que a lei é feita para ser igual para todos, sabemos que não é bem assim. Ainda nos tempos de hoje existem sim pessoas que trabalham para ganhar merrecas, ou até mesmo sem receber. Deveria ser feita e usada uma lei que não existe diferença em empresas.
Vemos desigualdade não só em grandes empresas, mas também em escolas, pois várias pessoas queriam muito ter um ensino de qualidade, porém as escolas públicas infelizmente não trazem o mesmo recurso de escolas particulares. A educação tem que ser igual para todos, não só para uns do que para outros.
É de extrema importância o fato de todos buscarem seus direitos, sem ter essa desigualdade social, todos precisam de um ensino igual de qualidade, um trabalho onde não tem diferença de salário, que seja igual para todos. Tanto para mulheres quanto para homens, assim acabando com a desigualdade no país.
A desigualdade do mundo
Compartilhar
Anaelly
Boa Tarde!
Sou apenas uma iniciante aqui, mas vou tentar lhe ajudar.
Falta conectores no texto, o uso deles é muito importante, pois como já diz o nome, eles deixam seu texto mais conectado/ fluído. Percebi que tem repetições de palavras, isso faz com que você perca pontos, ultilize palavras
giulia1616
Bom dia!
Achei o seu texto muito pequeno, você poderia ter usado uma linguagem mais formal;
faltou repertório e citações sobre o assunto;
na conclusão você não colocou quem vai fazer isso, não explicou direito;
houve repetição de palavras.
Mas continue praticando e uma coisa legal para fazer é ler redações nota 1000
;)
liviali19
Olá, bom dia, tudo bem?
Bom, como você não especificou, vou levar em conta que é para corrigir nos moldes do ENEM.
Sua redação ficou muito baseada em sensos comuns e frases de efeito. Apesar disso, o que você escreveu poderia se tornar argumentos bons e bem desenvolvidos.
Olhe, quando você fala que a lei é falha, na estrutura do ENEM o argumento poderia ser que o Estado não assegura qualidade de vida para todos, ou algo nesse estilo, entende? Talvez que faltam melhores leis ou que as leis atuais não estão sendo cumpridas. Mas qualquer argumento deve vir “comprovado”. Você precisa colocar algum repertório sociocultural para mostrar que o que você diz é verdadeiro. Na proposta você soluciona esse problema com uma proposta bem detalhada.
Enfim, o que quero dizer é que você precisa estudar as 5 competências do ENEM e a estrutura da redação para conseguir uma boa nota. A partir disso você vai elencar repertórios socioculturais e continuar treinando. Estude gramática, conectivos (eles PRECISAM ser utilizados), os 5 elementos da proposta de intervenção… Pode parecer muita coisa, mas estude uma coisa por vez que vai chegar um ponto que tudo isso fluirá na sua escrita. Não desanime!
Ahh, e lembre-se sempre de fugir do senso comum e das frases prontas. Problematize! Demonstre criticidade!
Qualquer dúvida ou se precisar de alguma ajuda, pode mandar uma mensagem. Boa sorte!
(Caso não tenha sido no formato ENEM você pode me dizer, viu? KKKKK)
Maciel Rodrigues
Comentário geral
Texto insuficiente, com problemas de linguagem do começo ao fim.
Faltam recursos coesivos e de conexão. Além disso, a argumentação não se sustenta apenas com opiniões ou conceitos gerais. É preciso dados objetivos ou fala de especialistas para deixar tua argumentação sólida.
Caso esteja escrevendo para o ENEM, recomendo também se aprimorar na conclusão.
NOTA : 450
brunaafontes
Bom dia, eu não sou nenhuma profissional mas vou tentar te ajudar.
Você estava tentado fazer uma dissertativa argumentativa?? (tipo de redação do ENEM), porque se estava você não realizou seu texto corretamente.
-> deve ser usado filme/série/livro/momento histórico como uma comparação com o seu tema abordado, sendo usado em sua maioria no primeiro parágrafo.
-> você deve trazer para o seu texto fatos com fontes concretos que apoiem o que você está defendendo, qual é a sua base para falar que na nossa sociedade não somos todos iguais? Como eu vou saber que realmente uma mulher recebe mesmo?? Você deve utilizar dados estatísticos, artigos, entrevistas de alguma revista, jornal ou similares.
-> Todos os problemas que você apresentar no seu texto, mais soluções você vai ter que trazer, você falou sobre a cor, raça etnia e machismo logo você teria que apresentar uma solução para cada um desses, algo que você não fez
-> sobre a sua conclusão, ela deve ser feita no último parágrafo do texto, ou seja a finalização, e a sua solução deve conter os 5 elementos básicos.
1-Agente: Quem vai fazer: não tem no seu texto
2-Ação: O que vai ser feito: “Deveria ser feita e usada uma lei que não existe diferença em empresas.”
3-Meio/modo: Como vai ser feito: não tem no seu texto
4-Finalidade: Para que vai ser feito: ” para que não existe diferença em empresas”
5-Detalhamento: Explicar um pouco mais da ação: não tem no seu texto
* Além de não completar os 5 elementos os que você fez ficaram vagos e meio desconexo, já que a lei diz que somos iguais (então não é necessário criar outra lei dessa) o problema é que na prática não somos, e o governo que toma medidas contra isso.
-> encontrei alguns erros de concordância e houve muita repetição de palavras, o nosso vocabulário é bem amplo, sugiro que você comece a trabalhar mais com sinônimos
-> comece a ler redações do enem nota 1000 para você ter algum modelo para se basear
-> Se o seu tema é desigualdade social, não coloque todos os problemas porque são muitos e com muitas coisas jogadas seu texto fica perdido, já que não dá para trabalhar profundamente nenhum dos temas e nem trazer suas soluções
-> trabalhe melhor seu repertório
Espero que eu tenha ajudado, lembrando que eu também estou trabalhando no meu aperfeiçoamento, continue treinando para melhoras na suas redações, não desiste. Abraços!