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A desigualdade de gênero no século XXI

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 Desde os primórdios da Idade Média, a mulher esteve condicionada a ideia de inferioridade e de submissão ao homem. Com base nisso, é possível perceber que, no Brasil, tal pensamento se perpetua, tendo em vista a desigualdade de gênero que as mulheres enfrentam todos os dias, em virtude da falta de amparo estatal e do machismo estrutural. Dessa maneira, o cenário supracitado necessita-se de uma intervenção para ser mitigado.

 De início, a ausência do Estado corrobora para a permanência do problema. Embora a constituição brasileira garanta a todos o direito de tratamento igualitário, independentemente de classe social, cor, raça ou gênero, o Governo não desempenha seu papel no que diz respeito a fiscalização para que a lei seja cumprida. Isso pode ser evidenciado por notícias que saem na mídia todos os dias, como no Jornal Nacional, da emissora Globo, onde uma pesquisa mostrou que, mesmo assumindo cargos iguais ou semelhantes aos homens, as mulheres recebem um salário bem menor. Além disso, a pouca ou nenhuma participação do gênero feminino em cargos e setores da sociedade, cabendo suscitar o meio político, vislumbra essa violência. Assim, é recorrente medidas para solucionar o empecilho.

 Outrossim, o machismo enraizado na sociedade atual dificulta o processo de igualdade entre os gêneros. Tal afirmativa é sustentada pelos comentários preconceituosos quanto a participação da mulher em esportes como futebol e da segregação nas aulas de educação física, em que meninos jogam o futsal e meninas têm que se contentar em praticar o voleibol, o que se distancia não só da teoria do escritor Jorge Bento, o qual afirma que o esporte é um fenômeno plural, polissêmico e polimorfo, como também dos pensamentos de Paulo Freire, patrono da educação, que define a escola como um espaço de transformação e de libertação para um mundo melhor. Dito isso, é fulcral estratégias para contornar o problema.

 À lux do exposto, é necessário que o governo federal, por meio da criação de uma lei, incremente nas empresas agentes fiscalizadores que faça se cumprir a Constituição vigente, observando questões como diferença salarial entre os sexos que desempenham mesma função. Ademais, o Ministério da Educação deve investir em formações docentes e palestras para estudantes de todos os níveis de ensino, a fim de desconstruir a misoginia impregnada no convívio social. Posto isso, a médio e longo prazo a problemática seria amenizada.

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4 Correções

  1. Vamos lá!!!
    Olá , Adriano! Aqui vai algumas dicas sobre seu texto!!!
    1* Seu parágrafo de introdução está incrível! Mas sempre que puder contextualizar com base em conteúdos literários, filosóficos ou de outras áreas seria mais interessante.
    2* Na primeira linha do primeiro parágrafo houve erro de regência no trecho “Estado corrobora para a permanência do problema.” vale evidenciar que o verbo corroborar não leva a partícula “para”.
    3* No segundo parágrafo de desenvolvimento seu texto está excelente, valendo apenas ressaltar que os aposto utilizados ( explicativo e especificador )também poderiam ser enrequecidos com travessões para mostrar ao examinador seu controle da norma culta .

    Seu texto está ótimo, salienta-se somente algumas aplicações errôneas da vírgula .

    COMPETÊNCIA 1: 180
    COMPETÊNCIA 2:200
    COMPETÊNCIA 3: 180
    COMPETÊNCIA 4: 200
    COMPETÊNCIA 5: 200
    TOTAL : 960

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  2. Olá! Como a maioria aqui já colocou as competências, vim falar da estrutura da sua redação :)

    Introdução: começou com um repertório, achei bem bacana;
    relacionou o repertório com o tema;
    apresentou as duas teses.

    Desenvolvimento 1: Começou com o Tópico Frasal;
    Colocou o seu argumento junto com repertório (eu só reescreveria o seu repertório de maneira mais formal do que já foi escrita);
    Finalizou bem.

    Desenvolvimento 2: Começou com Tópico Frasal,
    Argumentou e colocou 2 repertórios (lembrando que não precisa de colocar dois repertórios, uma redação com 4 repertórios não é o certo, é mais correto até três repertórios).

    Conclusão: Dica: no começo você deve apresentar primeiro o tema tipo assim :” Portanto, a fim de resolver a desigualdade de gênero, é preciso que o poder público, no papel do Ministério ……”
    É claro, “Desigualdade de gênero sempre com sinônimos, coloquei assim para você entender melhor.
    Outra dica, não precisa colocar necessariamente duas soluções na redação, contudo que tenha agente, ação, meio de execução, finalidade e detalhamento.

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  3. TOTAL:860
    -Competência 1: Avalia a norma culta da língua
    portuguesa (ler durante o ano todo, para a
    escrita torna-se algo automático). 200
    – Competência 2: Entendimento do tema como
    um todo (não tangência o tema) e repertório
    sócio cultural (procure embasamentos para a
    sua redação). 200
    – Competência 3: Projeto de texto (ligar um
    parágrafo ao outro/ fechamento circula, usar
    termos dissertativos). 140 VOCÊ DISCUTE O TEMA DE FORMA EXCELENTE, SENTI FALTA DA RETOMADA DO REPERTÓRIO INTRODUTÓRIO EM ALGUM OUTRO PARÁGRAFO OU NO FECHAMENTO
    Também Acho que dava pra argumentar mais nesses d1 e d2
    – Competência 4: Ligação dos períodos (usar
    conectivos e elementos de retomada). Ps.
    Cuidado com a ambiguidade. 200 senti falta de um repertório pra introducao e a retomada dele no ultimo parágrafo da conclusão
    Competência 5: Proposta de redação (agente, o
    que, meio, para que, detalhamento ou finalidade) 120
    Não necessariamente você precisa fazer 2 propostas, 1 com qualidade ja basta, a 2 apenas tomou linhas suas

    NÃO DESISTE, VOCÊ TA INDO PRA O 1000!!

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  4. oiii Adriano

    Ótima redação, você conseguiui colocar 2 repertórios no mesmo parágrafo sem deixar o texto expositivo, parabéns, mas vamos lá, falto:

    Na introdução: coloque o século da Idade media para que o seu texto fique mais objetivo, por exemplo, Desdo século V na Idade Média…

    No Desenvolvimento 1: uso incorreto da palavra “onde”, ela remete a lugar

    No Desenvolvimento 2: o segundo período ficou muito grande, divida as ideias e o repertório colocando ponto final. Utilize mais conectivos, você pode perder muita nota por conta disso.

    Na Conclusão: “Governo Federal” em letra maiuscula. Você colocou 2 propostas de intervenção incompletas, opte por apenas 1 completa com os 5 elementos. Falto para que isso deve ser feito e o detalhamento.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 120

    Nota: 760

    Você consegue!

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