A desigualdade de gênero no meio trabalhista

  • 0

        Em nosso país a desigualdade de gênero não é tão nítida, porém, não há ninguém que diga que ela não exista, a diferença salarial é extremamente presente em nosso meio de trabalho, os homens ocupam mais de 50% das vagas, mas ainda assim existem mulheres que persistem em se tornar bem sucedidas, todos esses fatores são características do machismo proveniente de gerações passadas.

          Existe uma enorme diferença salarial entre homens e mulheres, na qual a média salarial feminina representa três quartos da masculina, além do mais, as mulheres estão presentes em 46% das vagas de emprego, sem contar as posições em empresas e órgãos públicos que só podem ser preenchidas por homens, as mulheres simplesmente são dispensadas de tais vagas por serem do sexo feminino.

          Tempos atrás o machismo era muito mais presente do que atualmente, embora ainda exista em uma quantidade muito significativa, e mesmo que neguemos, parte de nós ainda vê as mulheres como seres inferiores, que devem ficar em casa, tem obrigação de limpar, cozinhar e cuidar dos filhos, sendo que são seres humanos com o mesmo potencial que os homens.

          Existem mulheres que se sobressaíram mesmo com todas as dificuldades, um exemplo é Sônia Hess, filha de Seu Duda e Dona Lina, fundadores da empresa de roupas multinacional Dudalina, porém, seu sucesso chegou apenas depois dos seus 50 anos, algo que para um homem aconteceria muito mais cedo por ter uma voz muito mais ativa na sociedade, por ter uma presença comercial muito maior, coisas que são diminuídas quando se trata de mulheres, no entanto, Sônia é um exemplo de que é possível se tornar importante mesmo sendo mulher.

          As mulheres com certeza ainda sofrem com a desigualdade de gênero portanto medidas são necessárias para solucionar o impasse. Grandes empresas podem preparar a mão de obra feminina através de cursos e treinamentos, e grandes instituições governamentais como prefeituras e governos do estado disponibilizando vagas e oportunidades para as mulheres, acatando tais condições, em poucos anos podemos acabar com a desigualdade de gênero no meio trabalhista.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá. Tudo bem?
    A sua redação apresenta problemas na estruturação, onde também há desorganização de pensamentos. Seu desenvolvimento ficou vago, formado apenas por um período, o que acaba deixando-o muito longo e cansativo. Detalhe mais, use frases ou alusão histórica relacionados ao tema. A sua conclusão também está vaga e confusa, tente antes de escrever elaborar um esqueleto de texto que vai te ajudar muito. Não desista, e continue praticando. Espero ter ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.