Tema – A desertificação do espaço público
PF DÊ NOTA
As primeiras cidades surgiram no Oriente Médio, em torno de 3500 A.C, e tinham como principais objetivos serem o centro do comércio e um espaço para a existência de uma maior relação entre as pessoas, com as criações das aldeias que serviam como moradias. No entanto, tais fatores não se extinguiram na sociedade contemporânea, tendo em vista que as regiões urbanas e as populações que residem, só cresceram com o passar dos anos. Porém, na atualidade, o espaço público apresenta um recuso problema de desertificação, que tem como as principais causas: o aumento da violência e a falta de lazer coletivo nas grandes cidades.
A princípio, convém ressaltar, que o aumento da violência na sociedade é um dos motivos determinantes para a desertificação do espaço comunitário. Tal fator é evidenciado em uma notícia do portal Globo, G1, de forma que, retrata : “O Brasil teve 41.635 vítimas de crimes violentos no ano de 2019, o que causou temor por parte da população brasileira”. Nesse sentido, o número de crimes é um fator preocupante, pois muitas pessoas optam pela utilização de lugares mais seguros como suas próprias casas, devido o alto índice de marginalização nas cidades e o medo de sairem para as ruas e serem vítimas de crimes, como os assaltos.
Outrossim, a falta de opção de atividades culturais e entretenimento nos bairros urbanos, colaboram para o surgimento de áreas privadas e consequentemente a exclusão de certa parte da população. Conforme o filme “Cidade de Deus”, reproduzido em uma favela da cidade do Rio de Janeiro-Brasil, em seu desenrolar é retratado a falta de opção de divertimento e a desigualdade social encontrados nas cidades. Dessa forma, o abandono dos espaços públicos dos meios urbanos devido o advento de academias e cinemas privados, além dos “shoppings centers”, geram a exclusão de pessoas de classe baixa, as quais são prejudicadas por na maioria das vezes, não terem condições de usufruírem dessas privacidades.
Destarte, para solucionar as problemáticas são necessárias intervenções. Nesse contexto, compete a Secretaria de Segurança Pública (SSP) atrelada a polícia militar (PM), que tem como função social garantir a proteção dos cidadãos, promoverem o aumento da segurança dos centros urbanos, por meio de um policiamento mais efetivo com a utilização de um geo-processamento, que permite uma maior análise da localização das ocorrências, sendo feita, assim, uma maior defesa para as pessoas saírem nas ruas. Além disso, cabe ao Ministério da Cultura, investir em atividades públicas por toda as cidades, através de teatros, filmes e projetos de jogos manuais, com objetivo de espalhar atrativos, de forma que, os habitantes das urbes possam encontrar momentos de descanso e atividades divertidas para realizarem com seus filhos, independente da classe social, divergindo do filme “Cidade de Deus” citado anteriormente.
Ace
COMPETÊNCIA 1 – 120 (Seu vocabulário demonstra ser bom, mas há erros de pontuação e seus períodos são muito longos, o que dificulta o entendimento do texto.)
COMPETÊNCIA 2 – 160 (Bom desenvolvimento de tema)
COMPETÊNCIA 3 – 160 (Apresentou diversas informações diferenciadas para apoiar seu ponto de vista, além de estarem bem organizadas e distribuídas pelo texto. De qualquer maneira, algumas informações não foram tão elaboradas)
COMPETÊNCIA 4 – 120 (Voltando ao que eu disse na primeira competência, no seu texto há períodos longuíssimos, que prejudicam seu texto)
COMPETÊNCIA 5 – 200 (Boa conclusão)
TOTAL – 760