A legalização do aborto é um tema muito discutido atualmente. Segundo dados da saúde , centenas de abortos são feitos todos os dias no Brasil, estima-se que 7,4 milhões de brasileiras, já o fizeram pelo menos uma vez, em um elevado número de mulheres que morrem após esse ato em clínicas clandestinas, são na sua maioria negras, pobres e sem ou com baixa escolaridade.
É muito comentado, o assunto pelo direito da vida do feto, não sendo levado em conta as circunstâncias futuras, que aquele ser terá que enfrentar, pelo fato de, como foi apresentado anteriormente, a maioria das mulheres que se sucedem a cometer o aborto, são negras e de baixa renda, em grande parte, muito jovens e que não tiveram uma educação qualificada e são situações que influenciam muito na criação do suposto feto que nascesse, pois ele estaria suscetível as mesmas situações, ou até piores, como é mostrado sempre nas mídias, crianças e adolescentes em circunstâncias relacionadas ao tráfico, por não terem uma base e procurarem o caminho mais fácil, para ter algo.
É importante ressaltar, o direito que a mulher tem, perante seu corpo. Em países desenvolvidos que o aborto deixou de ser crime, as taxas de interrupção de gestações diminuíram bruscamente, além de clínicas seguras, que fizeram com que a taxa de mortalidade das mulheres, diminuísse também, nessas situações, com o fato de terem um atendimento médico, muitas destas optam por métodos anticoncepicionais.
Portanto, com base nas informações apresentadas, o Mistério da saúde e educação deveriam investir esse acesso educacional e na promoção da saúde em lugares onde a porcentagem de abortos é alta, dando a distribuição de métodos anticonceptiveis gratuitos em postos de saúde. As instituições de ensino deveriam trazer aulas sobre educação sexual, como uma forma de dar informações corretas e tirar dúvidas sobre o tema tratado.
Peço que dêem uma nota pra redação, obrigada!!!
jnstvm
Olá. Mirelle. Boa tarde.
Sua introdução possui bons dados, porém não possui fonte, o que justificaria o descarte dos mesmos pelos corretores. Além disso, o tema não foi muito bem apresentado e sua tese, mesmo sendo compreensível, não foi bem concluída.
No seu desenvolvimento, você apresentou o tema em quase todo o texto, o que é bom, porém tome cuidado para que não fique repetitivo, e também busque utilizar de argumentos de diversas áreas do conhecimento, como o direito, filosofia, política e etc. Senti a falta de dados que justificasse a sua tese, elaborada anteriormente, sobre o grau de incidência preponderantemente maior de abortos realizadas por mulheres negras e os problemas oriundos disto.
Já que no que tange a conclusão (proposta de intervenção), sua redação pre-dispõe de Agente e Ação, mas senti falta dos Meios, do Detalhamento e da Finalidade. Lembre-se que esses quesitos pautam toda a nota da 5ª Competência, ou seja, é obrigatório que sua proposta de intervenção contenha todos.
C1 – 120
C2 – 140
C3 – 120
C4 – 140
C5 – 140
Total: 660
Continue escrevendo, a prática é amiga da perfeição.
SheilaAlvesGonçalves
Sua introdução possui os dados, mas não possui fonte.
Desenvolva mais os parágrafos e tente usar mais conectivos.
Faltaram o modo e a finalidade em sua proposta de intervenção.
Sua tese não ficou muito bem explícita.
Houveram alguns erros de vírgula e repetições de palavras, tente utilizar sinônimos.
C1: 120
C2: 120
C3: 120
C4: 140
C5: 120
NOTA: 620
Yaemin Miranda
Boa tarde!
A sua introdução você colocou apenas dados, não colocou o que iria abordar nos 2 desenvolvimentos.
Período longo no desenvolvimento 1.
Você poderia usar mais conectivos, uma pessoa corrigiu minha redação e falou o mesmo, melhorou muitooo minha redação, e aumentará a nota do Enem (se for o seu caso), é muito importante.
Parabéns pelo texto, continue estudando, aos poucos irá melhorar!
juliaamancio
Boa tarde! O tema foi bastante abordado durante o texto. Vou dar algumas dicas e notas que consegui observar:
1. Sua introdução possui os dados, mas não possui fonte. Os corretores do ENEM iriam desconsiderar e até mesmo tirar nota, visto que eles podem achar que tirou o dado sem fundamento nenhum, entende?
2. Não ficou muito bem a exposição da sua tese na introdução, somente deu para perceber a questão das mulheres negras, pobres e com baixa escolaridade, que você acabou abordando nos outros parágrafos, mas seria bom se comprovasse isso, para não ficar um argumento sem sustento/base.
3. O desenvolvimento 1 tem um período muuuuuuuuuuuito longo. Basicamente o parágrafo inteiro tem somente um período, isso descontaria pontos também… Para o corretor, se torna algo “cansativo”.
4. Tem bastante repetições, como “mulheres/mulher”. Use e abuse dos sinônimos, como: as jovens, indivíduos, meninas, etc.
5. Erros de vírgula. Há locais que não deveriam ter vírgula, ou então deveriam ter ponto no lugar delas.
6. Use e abuse de nexos e conectivos. Eles têm grande importância no texto, que é ligar as ideias ao decorrer dele. EX: em primeiro lugar; por conseguinte; visto que; ademais; etc.
7. Os dois parágrafos de desenvolvimento estavam sem repertório e é MUITO importante que tenha para que você consiga sustentar seus argumentos, facilita muito na hora de ligar as ideias.
8. Desenvolva mais seus argumentos
9. A sua proposta de intervenção está boa, mas faltaram 2 elementos: meio/modo e efeito.
Esses foram alguns pontos que quis abordar, não sou especialista, mas gostaria e espero que tenha ajudado, pois consegue ir longe! Boa sorte! Vou colocar uma nota aqui, mas é apenas o generalizado.
C1 – 120
C2 – 120
C3 – 120
C4 – 160
C5 – 120
Total: 640
CAROLMAT
Na sua introdução, você apresentou dados, porém, não apresentou as fontes e isso pode ser perigoso, causando a diminuição da sua nota.
No desenvolvimento, esperei por alguma citação,seja, política, filosófica ou histórica, mas não houve. Tente acrescentar isso na sua redação, claro que, de forma coesa. E a conclusão faltou um pouco mais explicar mais a intervenção, apesar de você ter dito quais seriam os meios, achei que ficou devendo um pouco
C1 – 120
C2 – 120
C3 – 120
C4 – 160
C5 – 120
Total: 640
Continue praticando !!