Em 7 de setembro é comemorado a Independência do Brasil, onde à colônia passou a ser país, e não mais depender de Portugal. Contudo nesse novo século XXI , a população brasileira- principalmente os jovens- novamente encontra-se em uma situação de prisão: uma prisão digital.
Assim, o aparelho celular é umas das tecnologias mais usadas no mundo, sobretudo pela geração Z. Entretanto essa mesma tecnologia que trouxe melhorias à vida humana, tem se tornado uma arma letal na vivência de muitos. Além disso, tem afastado várias famílias do convívio entre si. Sendo estar parte importante para a formação do caráter. Também podemos destacar que estar dependência é um vício, isto é, uma doença que tem afetado e afeta milhões de jovens em todo o globo.
Todavia, essa problemática tem sido desprezada pelos responsáveis dos citados. Tornando-os displicentes em relação ao monitoramento e ao controle do uso do celular. Em outras palavras, aqueles que deveriam assegurar a não dependência dos jovens aos aparelhos digitais, não o têm feito.
Portanto, são necessárias medidas para resolver esse impasse. Então é função da família, controlar o uso dos meios digitais para os seus filhos, impondo de forma amigável um tempo para limitar a duração dos jovens com os determinados aparelhos. Junto com isso, o governo e o Ministério da Saúde , devem implementar palestras nas escolas, que demonstrem os riscos e danos à saúde, que a dependência a essas tecnologias trazem, tanto curto quanto à longo prazo. Dessa forma, gradualmente, teremos jovens mais conscientes quanto ao uso dos meios digitais.
PalomaSantos78Estudante
A dependência digital dos jovens no Brasil
Compartilhar
lanaP
Bom dia, Paloma. Sua redação está com uma organização muito boa, porém, há detalhes que merecem ser resolvidos, vou explicar pra você.
1. A crase no seu 1° parágrafo foi utilizada de forma incorreta, não era necessário sua utilização.
2. “Novamente encontra-se em uma situação de prisão: uma prisão digital” – nesta frase, o substantivo “prisão” aparece duas vezes e de forma muito próxima, desse modo, o leitor entende que você não possui um vocabulário amplo e vasto. Posso dar uma sugestão ao corrigir sua frase: Novamente encontra-se em uma situação de prisão: o cárcere digital. É sempre recomendado que utilize sinônimos da palavra para não repeti-la duas ou mais vezes.
3. “Entretanto essa mesma tecnologia que trouxe melhorias à vida humana”. Após conectivos utiliza-se a vírgula: Entretanto, essa mesma tecnologia que trouxe melhorias à vida humana.
4. “Então é função da família, controlar o uso dos meios digitais para os seus filhos” – o então não é necessário, visto que sem ele a sua solução começa melhor. Dica: ao reler sua redação, preste atenção nestes detalhes.
5. “Que demonstrem os riscos e danos à saúde, que a dependência a essas tecnologias trazem” – a vírgula confundiu um pouco esta parte, pois ela limita e não especifica que a dependência tem relação aos riscos e danos à saúde.
Sinceramente, achei sua redação boa, e os erros são detalhes que valem a pena ser melhorados. Qualquer dúvida em relação a correção, pode perguntar!
MARV
Na primeira linha o termo “onde” não retoma tempo ou situação , mas sim, lugar. E logo em seguida a crase está empregada de forma errônea.
Seria interessante você completar: “…um país independente”.
Após a conjunção adversativa “contudo” e “entretanto”, põe-se virgula.
A tecnologia se transformando em uma arma letal ? Que mata?! Cuidado com os adjetivos..
uma virgula entre sujeito e verbo (NÃO PODE) em: “essa mesma tecnologia( sujeito)…. , tem(verbo)….”
Você usou o verbo “Estar” no lugar do pronome demonstrativo “Esta”. Não pode…
Você considerou que a dependência de celular é uma doença….Bom, creio que até todo (uma pequena parte, não) mundo é dependente do celular ou do meio digital no atual momento. E, além do mais, sua tese não ficou bem desenvolvida; ao passo que, você apenas expôs certos problemas superficiais e gerais. Faltou uma marca de autoria de sua parte; além disso, a escassez de argumentos é bem perceptível, e isso prejudica seu desenvolvimento.
É interessante que você reveja o uso de virgulas. Os recursos de coesão tão OK… A estrutura como um todo- de dissertação- tá OK
EnriqueJanoário
Olá Paloma!
Parabéns pela redação, ótimo tema abordado.
Vou dividir a correção em pontos positivos e a melhorar.
Pontos positivos: Busca de contextualização histórica, ortografia correta, texto lógico e direto, argumenta sobre a responsabilidade dos pais e sua conclusão possui uma intervenção.
Pontos a melhorar: Você fala em geração z, mas não os identifica, seja clara com seu interlocutor. No segundo parágrafo você diz: “tem se tornado uma arma letal na vivência de muitos”. cuidado com as generalizações . No seus argumentos você faz afirmações factuais, entretanto seria mais rico se você apresentasse dados da dependência no Brasil, opinião de especialista ou um exemplo divulgado pela mídia. Apesar de apresentar uma intervenção ela a princípio parece não ser capaz de competir com a atratividade da vida virtual.
Introdução: Nota 200
Desenvolvimento: 200
Argumentação: 100
Conclusão/ intervenção: 100
Total: 600.
Espero ter ajudado. Rumo a nota 1000 !
Vanderlan Deise Vando
Não sou profissional!
TESE: Ótima está bem claro seu ponto de vista e a pontuação está bem colocada a meu ver.
D1: vc usou uma conjunção típica de uma conclusão para inicia o Desenvolvimento (ASSIM) ISSO NÃO É MUITO BOM. Falto especificar mais exemplo: (o que é geração z?), há também uma generalização (letal) generaliza as relações.
D2: Curto demais e sem aprofundamento.
CONCLUSÃO: Boa, melhor do texto
OBS: De modo geral, o seu texto está muito legal. Faltou alguma coisa, mas o domínio vc já tem da escrita, basta dominar os conteúdos agora.
Bons Estudos!
Lembre-se: O erro é um trampolim para o aprendizado.
Kaique Dos Santos Almeida
Olá! Parabéns por escrever.
Vamos a redação:
A princípio, é nítido seu repertório cultural tanto a alusões históricas e pesquisas cientificas, porém, você deve citar e desenvolver sua argumentação baseando-se nesse conhecimento de mundo – Ex: Quem é a geração Z? e como ela é mais interligada aos meios digitais? – se não seu repertório torna-se pertinente ao tema, mas não é produtivo. Nesse sentindo, seria ideal apresentar sua tese logo na introdução, pois, a discussão do texto está embasada ao tema e muito bem abordada. No entanto, você indica a causa do uso errôneo do celular (irresponsabilidade familiar e o novo perfil da geração), porém na sua intervenção a mobilização da família foco na ação problema ficou confuso, pois, como as famílias com essa problemática podem tomar decisões tão radicais sem nenhum tipo de acompanhamento (acredito que sua segunda intervenção deveria ser a de destaque, pois a enumeração de agentes e ações foram muito bem encaminhadas para a intervenção do impasse). Assim sendo, o fechamento textual foi muito bem apresentado com a noção de intervenção a longo prazo.
Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
Rumo ao 1000!