Iniciante

A dependência digital dos jovens

  • 1

Modéstia, pudor, amor, moderação, dedicação, digilência, justiça e educação. Essas são algumas virtudesque devem compor o caráter da juventude conforme indica Sócrates. No entanto, o que encontramos, no limiar do século XXI, é a dependência digital dos jovens em todo mundo.

A permanência de jovens durante longas horas no campo tecnológico tem se tornado uma prática comum. Como consequência desta ação é evidenciado a mudança comportamental dos mesmos. Desse modo, os adolescentes tendem a se isolar da família, dos amigos e de toda atividade que envolve a relação humana.

Atraídos pelo sentimento de aventura os adolescentes imergem profundamenteno mundo dos jogos. Grand Theft Auto, Doom, Carnageddom são exemplos de games populares da categoria ação que conquistaram a garotada. Contudo, a violência incitada por estes jogos tem se tornado a preocupação de pais, estado e das mídias.

Nos noticiários a ação violenta cometida por jovens tem se elevado. Na maioria dos relatos a “inspiração” provem de jogos violentos produzidos pelo capitalismo exacerbado. A máxima supracitada do filósofo Sócrates deve ser levada em consideração, sendo a base para as intervenções necessárias.

Tendo em vista o exposto, é basilar a interação entre governo, sociedade civil e os meios de comunicação para amenizar os efeitos do consumo do mundo virtual. É necessário criar leis que fiscalizem a classificação etária para utilização desses jogos, assim como a população deve incentivar a interação social entre os jovens. E a mídia, por sua vez, deve reforçar os malefícios da dependência digital. Pois segundo Confúcio “não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros”.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei da introdução, mas inverteria a ordem da citação, acredito que a tornaria mais interessante e coesa, dessa forma: “O caráter da juventude, segundo Sócrates, é composto por algumas virtudes: Modéstia, pudor, amor, moderação, dedicação, digilência, justiça e educação. No entanto, o que encontramos, no limiar do século XXI, é a dependência digital dos jovens em todo mundo.”
    Atente-se as vírgulas!!!
    O desenvolvimento do texto ficou bom, ótimo uso dos exemplos de jogos!
    Tente manter a estrutura textual recomendada de parágrafos: 1 introdução 1 ou 2 desenvolvimento e 1 conclusão; dessa forma mantém o padrão para seu texto.
    A Conclusão tem uma regrinha bem simples seguirmos que me ajudou bastante, sempre tente responder as perguntas ” O QUE fazer para resolver o problema? QUEM é o responsável pela ação? COMO resolver? e PORQUE?
    Continue treinando, você está indo muito bem e boa sorte!

    • 2
  2. Gostei do texto! Entretanto, tem alguns pontos a serem corrigidos, como:
    – Ausência de repertório. Embora você tenha, muito bem, usado Sócrates no início da sua redação e, posteriormente, no desenvolvimento dela, a redação(sobretudo a do ENEM), exige repertório para provar seu argumento, por isso, tente ligar seu argumento a algum repertório. Pensando no que desenvolveu nesse tema, recomendo-lhe pesquisar sobre a teoria da banalidade do mal, da filósofa Hannah Arendt, ela encaixa-se bem no que desenvolveu.
    – alguns pronomes usados erroneamente. Vou reescrever a frase corrigindo-a:
    ” tecnológico tem tornado-se uma prática comum”
    ” tendem a isolar-se”
    – o uso da palavra “mesmo” como pronome é marca informal da língua. Desse modo, evite usá-la em uma redação.
    – Atente-se para deixar explícita a resposta das perguntas da conclusão: QUEM? O QUE? COMO? PORQUE?
    – Na conclusão, faça uma breve síntese da argumentação que desenvolveu ao longo do texto.
    – Na introdução, procure dar uma pequena amostra dos argumentos que irá desenvolver ao longo do texto.
    Espero ter ajudado. Se surgir alguma dúvida, pode mandar-me mensagem.

    • 1
  3. Introdução:
    •bem estruturado
    •[conforme indica Sócrates. ]Pode ser substituído, para ficar mais objetivo, por: segundo Sócrates.
    • faltou o encaminhamento argumentativo ( o que será discutido na dissertação)
    D1:
    •a segunda frase ficou meio em aberto, poderia exemplificar quais são essas mudanças comportamentais
    D2:
    •otimo a utilização de exemplos de jogos e a relação no comportamento violento
    D3:
    •podria ter utilizado dados sobre a violência crescente de jovens
    Conclusão:
    •falta o detalhamento
    •falta a ação
    • falta especificar o que quer se alcançar implantando essas medidas

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.