Iniciante

A dependência digital dos jovens

  • 0

NATIVOS VIRTUAIS
    Na música “desconstrução” de Tiago Iorc, o cantor retrata a submissão digital dos jovens e o desinteresse á vida real gerado pelo uso abusivo das redes sociais. Nota-se presentemente, um crescimento na capacidade de comunicação facilitado pela tecnologia das mídias digitais. Entretanto, observa-se também uma mudança comportamental no padrão de relacionamento. Convém analisarmos, as causas e consequências dessa transformação e em como isso implica na qualidade de vida.
A priori, é importante destacar que o uso excessivo de celulares, tablets, computadores e televisores, não só causam dependência, mas também desenvolvem outros transtornos relacionados á saúde. Segundo estudos da USP, o uso excessivo desses aparelhos podem desenvolver fobias, ansiedade e até depressão. Além disso, promove o desiquilíbrio na distribuição do interesse. Tornando a prática como prioridade consequentemente outras tarefas como os estudos e a socialização são prejudicadas.
No entanto, muitas  vezes esse hábito é influenciado pelos familiares, que usam esse meio equivocadamente para dispersar a criança, todavia, dão abertura para o vício. Além disso, a falta de exemplo dos responsáveis, que também perdem tempo com essa prática é refletida diretamente no interesse dos filhos. Esses costumes passam despercebidos pelos adultos que tomam como insignificante a necessidade de supervisão.
Logo, essa liberdade concedida aos jovens os tornam na verdade prisioneiros da tecnologia. Cabe aos responsáveis, reconhecer a responsabilidade e corrigir os erros. Inserir novas atividades educacionais como o o esporte, a cultura e o lazer na rotina das crianças e adolescentes com o intuito de amenizar essa problemática. Vale ressaltar também a importância da limitação em conjunto com o monitoramento. A resolução desse conflito se dá a partir dessas ações.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!
    Sua redação está recheada de informações e isso é ótimo. Tente trazer mais detalhes sobre suas fontes, por exemplo, ao abordar sobre o estudo da USP, procure informar o autor do estudo quando e onde foi bublicado. Cuide com o tamanho dos parágrafos, se forem muito extensos, com poucos pontos finais e/ou pontos e vírgulas pode cansar o leitor. É ótimo como você usa os conectivos, enriquece seu texto e delimita a abordagem de um novo assunto.
    Você tem muito potencial. Boa sorte :)

    • 2
  2. Ola!
    O tema abordado é de extrema importância e bem atual.
    A forma como você relata de fato enriquece nosso ponto de vista, abre novas possibilidades, novas formas de se pensar sobre tal assunto e, de opinar.
    Algumas partes ficaram redundantes, tente trocar por outras palavras com grafias diferentes, porém, com o mesmo significado.
    Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.