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A democratização dos espaços urbanos no Brasil – Estilo ENEM

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      Em 1988, quando o Brasil passava por um processo de redemocratização, após a Ditadura Militar, o deputado Ulysses Guimarães iniciou sessões na Assembleia para a criação de um novo documento, a Constituição Federal. Nesse registro, ficou assegurado a todos o direito à igualdade. Entretanto, a democratização dos espaços urbanos do Brasil ainda não é realidade no país, devido à falta de investimentos e infraestrutura em áreas periféricas, que, além de dificultar o acesso deles aos centros da cidade, impede o sucesso da legislação brasileira. Dessa maneira, devem-se analisar essas causas que corroboram com a continuidade da problemática.

      Diante desse contexto, deve-se analisar o fato de que os municípios, normalmente, investem em áreas de maior interesse, seja ele econômico ou social. Posto isso, segundo Karl Marx, filósofo alemão, os valores e o ideológico estão subordinados ao valor econômico, tornando o mundo materialista. Nesse viés, entende-se que os investimentos feitos nas cidades, na maioria das vezes, são direcionados aos polos mais urbanizados, com a presença de pessoas com maior poder aquisitivo ou comércio, e, consequentemente, isolando e dificultando o acesso dos moradores de áreas mais isoladas e periféricas, as quais não possuem meios suficientes para se locomoverem aos centros urbanos.

      Por conseguinte, é nítida a geração de impactos negativos devido à falta da democratização dos espaços urbanos no país, como a segregação socioespacial e a desigualdade social. Nesse sentido, o longa-metragem espanhol “O poço” apresenta uma prisão no formato de uma pirâmide social, onde as pessoas do topo possuem maior liberdade de escolha e melhor qualidade de vida, sendo que os benefícios vão diminuindo a cada nível da cadeia. Fora da ficção, percebe-se que a situação das pessoas do final da prisão, que não possuem quase nenhuma liberdade, é similar a dos indivíduos que habitam áreas isoladas aos centros urbanos, provocando a desigualdade entre as classes e a segregação, além de inibir o direito à igualdade a todos os brasileiros.

      É evidente, portanto, que a democratização nos espaços urbanos no Brasil ainda possui falhas. Desse modo, cabe à União, órgão responsável pela distribuição de verbas no país, direcionar investimentos para melhorar o sistema de locomoção, como o rodoviário, e o acesso dos veículos nas áreas periféricas, por intermédio de verbas públicas, tais como os impostos e o Tesouro Direto, com o fito de democratizar o acesso dos habitantes de regiões mais isoladas aos centros urbanos e, dessa maneira, diminuir a segregação socioespacial em questão. Feito isso, espera-se encaminhar a sociedade em direção da proposta na Carta Magna de 1988, levando-a a outro patamar.

 

Obs.:
Deixe a nota final, por favor.

São muitas linhas, porque minha letra é pequena, mas é bem legível e cabe nas 30 linhas.

Obrigado :)

 

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4 Correções

  1. primeiro paragráfo: demosntrou os argumentos de maneira clara, com repertório e respeitando a norma culta brasileira e o tópico frasal. ùnico erro que eu achei foi o devem-se la no final mas nada demais.
    segundo paragráfo: faltou a conclusão pra fechar o paragráfo. repertório bem relacionado com a discussão
    terceiro paragráfo: ficou bom argumentou muito bem mas não ficou muito relacionado ao desenvolvimento 1, os dois ficaram muito parecidos como se você tivesse colocado apenas um argumento no texto, não dois.
    último paragráfo: proposta de intervenção completa

    C1:200-C2:200-C3:160-C4:180-C5:200
    NOTA:940

    beijosssss

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  2. 1. Língua portuguesa (200)
    2. Abordagem/ gênero (160)
    3. Defesa/ coerência (160)
    4. Coesão e articulação (200)
    5. Proposta de intervenção (200)
    ✅ Agente
    ✅ Modo
    ✅ Ação
    ✅ Efeito
    ✅ Detalhamento
    920.
    Eu particularmente, amei a redação. Amei as citações e todas as defesas que você fez.//rt

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  3. 1. Língua portuguesa (200)
    2. Abordagem/ gênero (160)
    3. Defesa/ coerência (160)
    4. Coesão e articulação (200)
    5. Proposta de intervenção (200)
    ✅ Agente
    ✅ Modo
    ✅ Ação
    ✅ Efeito
    ✅ Detalhamento
    920.
    Eu particularmente, amei a redação. Amei as citações e todas as defesas que você fez.

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  4. Visão geral: tente argumentar de modo a sanar as lacunas de aparecem durante sua dissertação, para que seus d1 e d2 desenvolva de forma plena e entrelaçada o que foi apontado na intro. Você apresenta os repertórios e domina a forma culta da língua portuguesa, o que somará uma boa pontuação na C1 e na C2. Para ter uma melhora crescente jornada de estudos sugiro que estude os eixos temáticos. Por ora é isso, boa sorte em sua caminhada rumo à aprovação!! S2

    CI= 200/Nível 5 (quase nenhum desvio): A CI avalia o seu domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    CII= 200/ Nível 5: A CII avalia a sua compreensão quanto à proposta de redação e a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
    CIII= 160 Nível 4 (poucos argumentos não desenvolvidos): A CIII avalia a seleção, a relação, a organização e a interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    CIV= 160 Nível 4: A CIV avalia o seu conhecimento em relação aos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    CV= 200 Nível 5: A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Nota: 920

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