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“A democratização do ensino superior na sociedade brasileira do século XXI.”

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“A democratização do ensino superior na sociedade brasileira do século XXI.”

No seriado popular “Todo mundo odeia o Chris”, o protagonista pretende ingressar na faculdade, mas para isso precisa tirar uma nota excelente em um exame escolar. Na trama, Chris pergunta ao professor :“E se eu não conseguir ir bem?”; então o educador responde: “Se não for bem, se acostume a dizer: Qual é o seu pedido, senhor?”. Não distante da ficção, observa-se no Brasil vigente um cenário similar no qual existe uma pressão social enorme para que seja cursado o ensino superior. No entanto, observam-se barreiras para tal ingresso, visto que não há uma democratização desse ensino no país. Tal fato traz a indagação de como o embate pode ser fruto da desigualdade social e de uma concorrência muito acentuada, o que demanda ação pontual.

A princípio, nota-se que as desigualdades social, econômica e racial presentes na nação revelam-se como um dos maiores desafios com relação à democratização do ensino superior no século XXI. Nesse contexto, ganha relevância o pensamento do célebre sociólogo Pierre Bourdieu, o qual defende a estrutura social como uma hierarquia de poder e privilégio, e afirma que nela há uma distribuição desigual dos recursos. Assim, o grupo de indivíduos marginalizados que compõem a base desta pirâmide sofre com a ausência de elementos primordiais para sua melhor integração no mercado de trabalho, como o ingresso no ensino superior, o que faz da questão um ciclo vicioso no qual perpetua-se a exclusão e a pobreza intelectual das classes menos favorecidas. 

Somado a isso, observa-se que um número de vagas muito limitado nos programas sociais governamentais também são fatores agravantes do emblema. Acerca disso, uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) mostrou estudantes há anos no cursinho em busca da sonhada vaga no curso de Medicina. Desse modo, fica evidente que o número de vagas ofertadas é desproporcional ao número de alunos, que, por vezes, em virtude das necessidades financeiras e pressões familiares, ficam desmotivados e desistem do curso superior, o que os torna suscetíveis a trabalhos degradantes, baixos salários e à pobreza.

Vê-se, portanto, a necessidade de medidas esmaecentes no que diz respeito à democratização do ensino superior na sociedade brasileira hodierna. Para tanto, cabe ao Estado, em razão de seu poderio de influência nacional, realizar parcerias público-privadas, por meio de subsídios, a fim de construir novos campi e gerar vagas proporcionais ao número de alunos nos programas do governo, o que estimulará os estudantes e promoverá engajamento em tal ensino. Ademais, com o intuito de potencializar tais ações, as Organizações não governamentais (Ong ‘s) devem catalisar a atenção da mídia e do governo quanto ao cenário desigual instaurado. Dessa forma, será possível superar o impasse.

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4 Correções

  1. Bom dia, Kauane

    🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 180)
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

    🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 200)
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-160)
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-180)
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    🔸COMPETÊNCIA 5 (200)
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    TOTAL: 920

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    ❌ COMENTÁRIO GERAL ❌

    Você escreve bem, possui bom vocabulário e desenvolvimento do tema com bom conhecimento, e apresentar argumentos em defesa de um ponto de vista. Parabéns!
    A maior parte das informações inseridas em sua redação foram bem desenvolvidas, mas conhecidas como rasas. Busque reparar isso para que possa atingir ao nível máximo.

    🔸CORREÇÕES🔸

    “desigualdades social” ➡ desigualdades sociais
    “novos campi” ➡ novos campos

    ✨SUGESTÃO✨

    Kauane, você escreveu bem no formato de redação desejado pela banco do Enem, fez uso de bastantes conectivos, tópico frasal, teses e do repertório… sugiro apenas que busque terminar a sua redação em ciclo, faça uma retomada do que foi dito na introdução ou no desenvolvimento, para que todo o texto esteja conectado.

    Espero ter te ajudado. Um grande abraço. 🤗

    Angélica 🤞✌

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  2. Introdução:
    *No seriado popular “Todo mundo odeia o Chris”, o protagonista pretende ingressar na faculdade, mas para isso precisa tirar uma nota excelente em um exame escolar. Na trama, Chris pergunta ao professor :“E se eu não conseguir ir bem?”; então o educador responde: “Se não for bem, se acostume a dizer: Qual é o seu pedido, senhor?”. Não distante da ficção, observa-se no Brasil vigente um cenário similar no qual existe uma pressão social enorme para que seja cursado o ensino superior. No entanto, observam-se barreiras para tal ingresso, visto que não há uma democratização desse ensino no país. Tal fato traz a indagação de como o embate pode ser fruto da desigualdade social e de uma concorrência muito acentuada, o que demanda ação pontual.

    OBS:
    Ótima introdução;
    Preste atenção apenas que você deve deixar uma marca clara de que tempo você está falando, “Brasil vigente” não é satisfatório, vigente quando? hoje, hoje quando? Por isso, especifique utilizando “século XXI”, “Idade contemporânea” ou outras opções.

    Desenvolvimento 1:
    *A princípio, nota-se que as desigualdades social, econômica e racial presentes na nação revelam-se como um dos maiores desafios com relação à democratização do ensino superior no século XXI. Nesse contexto, ganha relevância o pensamento do célebre sociólogo Pierre Bourdieu, o qual defende a estrutura social como uma hierarquia de poder e privilégio, e afirma que nela há uma distribuição desigual dos recursos. Assim, o grupo de indivíduos marginalizados que compõem a base desta pirâmide sofre com a ausência de elementos primordiais para sua melhor integração no mercado de trabalho, como o ingresso no ensino superior, o que faz da questão um ciclo vicioso no qual perpetua-se a exclusão e a pobreza intelectual das classes menos favorecidas.

    OBS:
    É recomendável que você substitua o conectivo “a princípio”, mesmo assim, este conta como conectivo e não traz grandes consequências a maneira como ele foi utilizado;
    Você citou o “século XXI”, mas não apresentou se esse é o período vigente ou não.

    Desenvolvimento 2:
    Somado a isso, observa-se que um número de vagas muito limitado nos programas sociais governamentais também são fatores agravantes do emblema. Acerca disso, uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) mostrou estudantes há anos no cursinho em busca da sonhada vaga no curso de Medicina. Desse modo, fica evidente que o número de vagas ofertadas é desproporcional ao número de alunos, que, por vezes, em virtude das necessidades financeiras e pressões familiares, ficam desmotivados e desistem do curso superior, o que os torna suscetíveis a trabalhos degradantes, baixos salários e à pobreza.

    OBS:
    Sem muitos comentários, ótimo parágrafo.

    Conclusão:
    Vê-se, portanto, a necessidade de medidas esmaecentes no que diz respeito à democratização do ensino superior na sociedade brasileira hodierna. Para tanto, cabe ao Estado, em razão de seu poderio de influência nacional, realizar parcerias público-privadas, por meio de subsídios, a fim de construir novos campi e gerar vagas proporcionais ao número de alunos nos programas do governo, o que estimulará os estudantes e promoverá engajamento em tal ensino. Ademais, com o intuito de potencializar tais ações, as Organizações não governamentais (Ong ‘s) devem catalisar a atenção da mídia e do governo quanto ao cenário desigual instaurado. Dessa forma, será possível superar o impasse.

    OBS:
    Tome cuidado com a escolha de palavras em: “Vê-se, portanto, a necessidade de medidas esmaecentes no que diz respeito à democratização do ensino superior na sociedade brasileira hodierna.”. Medidas esmaecentes no que diz respeito à democratização do ensino superior? Há a necessidade de esmaecer a democratização? Vou te dar uma colher de chá, mas você irá perder alguns pontos nas competências 3 e 4 por isso;
    Exceto o exposto acima, ótima conclusão que apresenta todos os 5 elementos.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    NOTA: 920

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  3. nlaevn;aefkv;n;aelrnv;lkan;rvalnrnHAHAHLD;WLKFNçvKWNR;VLKwn;vkn;WKRNV;lk3inv;ÇKERN Loiwnrv~KWNVIKNq3IRVNJHLLXKNIRÇOLDIKNCA;LOÇIHRVNDLKAIOHNCLAOIHRNVAKLNIEHRVAÇ;OEIHNVRLOÇIAIHERVÇOIEHNVRIOÇHNÇEAOIHNDRNIOHEAÇDCNÇOIEACNDÇOAHDSCNÇOIHEDENOÇESDNEÇOEIDCLNHIÇEDSLIHOÇICDHIOÇDAOFHDOLCHDCHOÇCAHÇO

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  4. Os parágrafos são muito longos, poderiam ser encurtados. O último período, por exemplo, não precisava colocar.

    “à princípio” não é corrigido como um conectivo já que você já abordou a temática na introdução, seria melhor usar “Dentro desse prisma” ou “Nesse sentido”, conectivos que tragam esse mesmo sentido. A conclusão também seria melhor começar com conectivo.

    A conclusão tá muuuuuito bem construída, fora isso que citei. ÓTIMO TEXTO!!

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