A democratização do ensino (deem nota)

  • 0

Históricamente, a elite da pirâmide social sempre possuiu privilégios perante o acesso à educação, enquanto as camadas inferiores permanecem desamparadas. Tal problemática ainda reflete na sociedade atual, que mesmo com o direito à educação digna prevista pela constituição de 88, ainda sofre com um sistema educacional extremamente elitista, principalmente quando se trata de ingressar ao ensino superior.

Como efeito da globalização, se tornou evidente que a sociedade vive em um sistema desigual. As instituições privadas de educação oferecem uma qualidade de ensino completamente superior à que encontramos nas instituições públicas. Como é previsto, as escolas privadas são quase que exclusivas para as elites, enquanto as massas só podem contar com a educação estatal.

Em consequência, vive-se no ambiente escolar, uma verdadeira seleção natural, onde somente os mais preparados tendem à ingressar na faculdade. Obviamente, a balança sempre pesa mais para o lado privilegiado, tornando-se assim, um ciclo vicioso de desigualdade. Os impactos sociais são diversos, em vários casos, sem perspectivas, alunos da rede pública se rendem ao trabalho informal, evasão escolar e à criminalidade.

Medidas são necessárias para resolver o impasse, das quais o ministério da educação, juntamente do ministério da economia, devem prover reformas no ensino público, para que o mesmo se equipare ao ensino privado. Dentre as reformas, está o aumento salarial dos professores, investimentos em materiais didáticos, reformas estruturais para a implementação de aulas em tempo integral e deve-se também, disponibilizar materiais de estudo para alunos que não possem acesso à informação. A educação é de extrema importância para a formação de uma sociedade desenvolvida, pois como dizia Emanuel Kant ”o homem é aquilo que a educação faz dele” e somente com a educação teremos garantia de dias melhores.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde querido!
    Bem, sou um pouco iniciante no caminho de redações. Mas vamos lá…
    Parágrafo 1: Coloque (1988) ao invés de {88}
    Parágrafo 2: Parágrafo muito pequeno em relação aos outros. Tente especificar mais.
    Parágrafo 3: Perfeito!
    Parágrafo 4: Você colocou muitas soluções em sua conclusão. Tente colocar uma ou duas. As soluções devem ser bem objetivas. Qualquer órgão de nosso país tem que começar com letra MAIÚSCULA. EX: Ministério Público. Acredito que aumentando o salário dos professores não iria democratizar nosso ensino.
    Redação geral: Você usou uma frase em sua conclusão. Senti falta de tipo um livro, filme, série, Curta ou longa metragem em seu desenvolvimento.
    Nota: 440

    • 2
  2. Oi, tudo bem? corrigi sua redação pelo Google Docs, o link é esse:
    https://docs.google.com/document/d/1xUu6JKZqkjnWvWGhi5aGjSr2FK2qM_kAzMwnOgCoH6w/edit?usp=sharing
    Comentários: Você escreve muito bem! Quase não há erros gramaticais e a sua proposta de intervenção estava muito bem detalhada. O que eu recomendaria, é que você preste atenção na sua argumentação. Tente estabelecer um tópico frasal em cada parágrafo, e argumentos que sustentem a sua tese. Por exemplo:
    Você escreveu
    “Em consequência, vive-se no ambiente escolar, uma verdadeira seleção natural, onde somente os mais preparados tendem à ingressar na faculdade.”
    Que tal fornecer dados, estatísticas, pesquisas que ilustram a quantidade de alunos de escola pública que entram em universidades públicas, ou a média desses alunos no ENEM? Isso daria mais consistência e validaria seu argumento!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.