Mestre

A democratização do cinema no Brasil

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Criado em 1895 pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, o cinema de fato é hoje em dia um dos principais meios de adquirir cultura. Entretanto a maneira que ele está inserido na nossa sociedade acaba não sendo acessível para as classes mais pobres e rurais do Brasil, o que acaba acarretando um grande problema social na hora de adquirir esse entretenimento.

Em primeiro ponto, podemos destacar uma das muitas adversidades do cinema,  ingressos com preços consideráveis relativamente altos. Valores que de certa forma são absurdos, em relação a questão financeira das classes mais carentes do Brasil, deverás, valores com a finalidade de enriquecer cada vez mais a indústria cinematográfica.

Outrossim, cita-se também outro fato, vale ressaltar que a maioria dos cinemas estão localizados em Shoppings Centers, locais que são escassos em grandes áreas do nosso país, como as zonas rurais, geralmente situada longe das cidades grandes, bairros e arredores que carecem de cuidados governamentais, como favelas e comunidades de varias cidades do Brasil.

Em alguns lugares do Brasil existe a oportunidade para estudantes que possui a carteirinha escolar, ( documento comprobatório com finalidade de identificar o aluno e a instituição de ensino em que o mesmo se encontra matriculado), conseguir desconto, assim pagando metade do valor original do ingresso, porém nem todas as escolas ofertam esse documento para os alunos.

Conclui-se assim que o cinema deve ser para todos, sem exceção de classe, portanto algumas medidas podem ser tomadas, cabe ao Ministério da Cultura sugerir a redução dos valores dos ingressos, propondo promoções semanais com descontos, assim gerando preços mais acessíveis. Para as regiões indigentes, a apresentação de uma modalidade de cinema gratuito postos em praças e estacionamentos. Ao MEC ( Ministério da Educação), exigir a emissão da carteirinha escolar, que tem finalidades ótimas, além do desconto no cinema, identifica o aluno em situações adversas, ainda sobre,  promoção de passeios escolares para alunos de rede pública. Por último a construção de cinemas próximos as regiões mais afastadas dos centros das cidades, assim, tornando a vida sertaneja mais fácil, pois com um cinema nas redondezas, evita-se o deslocamento de sua região para outras.

 

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4 Correções

  1. Oii

    Analisando sua produção textual achei necessário fazer alguns comentários que possam te ajudar:
    – No primeiro parágrafo seria interessante se vc conseguisse colocar algum sinônimo da palavra “adquirir”.
    – No segundo parágrafo, busque sinônimos de “valores” também, além de ser necessário alguma fonte, citação, dado estatístico ou alusão para comprovar o seu argumento apresentado.
    – Precisa de mais sustentação para os seus argumentos, para deixá-los mais fortes e impactantes. (aspecto válido para os três parágrafos de desenvolvimento)
    – A questão de ter 3 parágrafos de desenvolvimento não é recomendável, mas também não é proibido, por assim dizer.
    – No 3º e 4º parágrafo, não identifiquei a presença de tópicos frasais, recomendo que aprofunde-se mais nessa questão.
    – Os períodos estão longos demais, dificultam a leitura, é necessário “quebrar” mais eles, ou seja, melhore a pontuação.
    – A estética do texto não está satisfatória, o parágrafo concluinte possui muita diferença na quantidade de linhas. (a introdução e os desenvolvimentos possuem média de 5 linhas no seu texto, já a conclusão possui o dobro de cada parágrafo escrito antes).
    – Tópico frasal na conclusão também agregaria.
    – Bônus: deixe um último período na conclusão para emocionar/impactar o leitor, exemplo: “Somente assim, tornaria possível a construção de uma sociedade permeada pelo(a) (algo relacionado a cultura exposta por você na primeira linha da intro)” – ou seja, busque relacionar a sua conclusão com a sua alusão na introdução.

    Não comentei ponto por ponto, pois com a prática vc irá melhorar e perceber suas falhas. Tentei ressaltar o mais necessário.
    As observações e as dicas apresentadas foram baseadas nas próprias experiências que tive em produções textuais : )
    Espero ter sido clara e ter te ajudado!!!

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  2. C1- Sua produção textual possui alguns desvios ortográficos. São eles:

    – “Entretanto a” ( o correto é “Entretanto, a”)
    – “em relação a” ( possui crase)
    – “a maioria dos cinemas estão” ( o verbo estar refere-se à palavra “maioria” , portanto, a conjugação correta seria “está”)
    – “shoppings” (palavra estrangeira, deve ser colocada entre aspas ou substituída por “centros comerciais”)
    – “de varias” (o correto seria “de várias”, lembre-se do acento ortográfico)
    – “carteirinha” (palavra informal, precisa ser colocada entre aspas)
    – “gratuito postos” ( postos tem sentido ambíguo, substitua por “fixados”, “localizados”, “colocados”)
    – “próximo as” ( possui crase)
    Nota: 140

    C2- Você compreendeu bem o tema. Parabéns! No entanto, você poderia ter feito uso de algum repertório sociocultural, dado estatístico ou fala de relevância para comprovar seu argumento.
    Nota: 160

    C3- Você soube utilizar bem o espaço delimitado para discorrer, porém, como foi dito na competência C2, a falta da comprovação comprometeu a argumentação, portanto, haverá um desconto.
    Nota: 160

    C4- Você demonstra ter conhecimento sobre os recursos coesivos, mas seu uso deles é bem reduzido ao longo do texto, dando a ideia de falta de conexão entre os períodos escritos.
    Nota: 120

    C5- Bom, você optou por várias propostas e como no Enem, tudo deve ser bem explorado e contextualizado, acho que ficou muita informação sem o detalhamento necessário. Ademais, o Ministério da Cultura foi extinguido no Governo Bolsonaro e seus deveres ficaram para o Ministério da Cidadania. Ademais, você precisa colocar o meio (como a ação será feita? De onde viriam as verbas para isso?) e detalhar melhor o efeito que essas medidas terão na sociedade.
    Nota: 80

    Nota final: 660

    Você escreve bem, deixa seu posicionamento evidente, mas precisa melhorar. Sua conclusão foi o que mais te prejudicou, pois usou muita informação, tanto que não teve espaço pra explorar cada uma. Procure se perguntar (Quem?, o que?, como?, para que?, o que vai causar na sociedade?, como posso detalhar?) para elaborar sua proposta.

    Procure se informar sobre os conectivos e busque utilizá-los com frequência.

    Pratique escrita com frequência exercícios comentados sobre concordância, regência e pontuação, podem te ajudar. Tem um corretor de ortografia no Google (Spellboy) que permite o envio do texto e aponta seus erros e os explica.

    Ademais, enriqueça seu repertório sociocultural, a partir de dados, filmes, livros, citações (recomendo cine Hollywood) que possam comprovar o seu argumento.

    Bons estudos! Lembre-se que são com os erros que aprendemos e que a cada dia podemos nos superar. Beijos.

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  3. 1. Se atente ao número de linhas em cada parágrafo. O ideal é que sejam escritos 4 parágrafos (um para introdução e tese — esta deve apresentar duas ideias, e cada uma será desenvolvida em um parágrafo do desenvolvimento — dois para o desenvolvimento e um para a intervenção), cada um com 5 (mínimo) a 7 (máximo) linhas.
    2. Sua introdução foi bem colocada, e sua tese ficou explícita. Porém, especifique o termo “problema social”, que tem significado muito amplo. Defina apenas um problema social que você queira abordar no seu texto.
    3. Amplie seu repertório sociocultural (isto é, citações filosóficas, alusões históricas, citações de filmes e livros, notícias e dados estatísticos) a fim de dar embasamento aos seus argumentos.
    4. Se atente ao uso da pontuação. Insira uma vírgula após “entretanto” (2ª linha); substitua a vírgula após “cinema” (1ª linha, 2° parágrafo) por dois pontos (:); não coloque vírgula antes de uma frase entre parênteses (2ª e 3ª linhas do 4º parágrafo); substitua a vírgula após “ingresso” (4ª linha do 4º parágrafo) por um ponto final. Substitua também a vírgula após “classe” (1ª linha da proposta de intervenção) por um ponto e inicie um novo período com “portanto”.
    5. Preste atenção à concordância verbal em “estudantes que possui” (1ª linha, 4º parágrafo).
    6. Sua proposta de intervenção precisa apresentar agente (quem vai fazer), ação (o que vai ser feito), meios (como vai ser feito), finalidade (por que fazer) e um detalhamento adicional. Você apresentou três agentes, ações e meios para amenizar o problema. Pode colocar apenas um de cada, diminuindo o número de linhas do parágrafo a fim de colocar os outros componentes (finalidade e detalhamento adicional).

    C1: domínio da escrita formal: 120
    C2:Compreender a proposta de redação: 160
    C3: selecionar, organizar e interpretar informações para defender argumentos: 120
    C4: Conhecer mecanismos linguísticos para argumentar: 160
    C5: proposta interventiva que respeite os diretos humanos: 120

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  4. Olá tudo bem??

    Então eu não sou especialista, sou apenas uma estudante, mas irei passar um pouco dos meus conhecimentos…

    Gostei de seu texto, foi direto e não ficou enrolando, notei poucos erros de vírgulas, ele tá bem alinhado e organizado. Sua conclusão está para mim bem completa, tendo o agente, ação, meio e finalidade. Sugiro que use mais conectivos, sinônimos, alguma alusão histórica, filmes, livros, citações. Isso irá fortalecer mais o seu texto. Creio que sua nota de 0 a 10 ficaria mais ou menos de 7,8 a 8.

    Espero ter ajudado, continue praticando chegará longe s2….

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