A Constituição Federal de 1988,prevê a todo o cidadão o direito à educação,segurança e lazer.No Brasil,entretanto,a democratização do acesso ao cinema,ainda é um problema a ser enfrentado pela a população distante dos grandes centros urbanos e com pouco recursos financeiros.
Inicialmente,com o advento da Segunda Revolução Industrial,muitos brasileiros tiveram acesso a televisão.Nesse sentido,é possível afirmar que por ser um veículo de massa mais acessível as pessoas deixam de lado o cinema pois ele se encontra em lugares distantes e é caro para a população sem poder aquisitivo significativo.A vista disso,é inaceitável que um país como o Brasil não invista em cultura para o povo.
Além disso,segundo dados do IBGE,o número de pessoas que assistem filmes pela internet vem aumentando no país.Assim sendo,a sociedade que mora no interior encontrou uma forma de ter acesso a cultura.Desse modo,a democratização do cinema ainda não foi posta em prática.Haja vista que,o prescrito pela Constituição não se aplica a todos os cidadãos.
O Governo Federal,portanto,deve criar por meio do Ministério da Cidadania,uma lei com cotas para que as pessoas de baixa renda consiga ir ao cinema e também construir salas de cinema no interior do país.Espera-se,com isso,solucionar o problema e que o governo invista mais em cultura para o povo,assim a democratização será alcançada.
FelipeReZ
Olá, bom dia!
Não sou nenhum especialista. Portando, peço para não considerar minhas considerações como verdades absolutas.
Tente não adicionar uma nova ideia na conclusão da introdução (encaminhamento argumentativo).
* No geral, você se atentar principalmente na C1, é o que a banca vem exigindo cada vez mais dos alunos.
Notas por competência:
C1- 160
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 160
Nota final: 920
Sara Mariana
Introdução:
-falta de paralelismo entre os elementos pois usando a crase afirma a existência da preposição e do artigo e este não esta em acordo com os outros termos (direito à educação,* segurança e * lazer)
– não é necessária a preposição “a” após o pela, pois esse já representa a contração da preposição por+ pronome ela que se refere a população (enfrentado pela ‘a’ população distante dos grandes centros urbanos e com pouco recursos financeiros.)
– sugestão: melhorar o termo ‘distante’ por algo com mais ligação com a expressão pois pela leitura é observável uma cacofonia. ex antepor o advérbio mais
— INTRODUÇÃO COMPLETA, OBJETIVA E BEM ARTICULADA; MAS SE CONTIVESSE UM FECHAMENTO QUE CONECTASSE A CONCLUSÃO SERIA PERFEITA.
Desenvolvimento 1:
– atenção a crase que deveria estar marcada em à televisão (muitos brasileiros tiveram acesso a televisão)
– período longo e defasado em pontuação e com mediana conexão argumentativa (Nesse sentido,é possível afirmar que por ser um veículo de massa mais acessível as pessoas deixam de lado o cinema pois ele se encontra em lugares distantes e é caro para a população sem poder aquisitivo significativo.)
– desconexo com a linha argumentativa do parágrafo, pois, não faz menção aos pontos chave do desenvolvimento, que são, por exemplo, o alto custo e a dificuldade de acesso e não a falta de investimento em cultura. (A vista disso,é inaceitável que um país como o Brasil não invista em cultura para o povo.)
— DESENVOLVIMENTO 1 ESTRUTURALMENTE CORRETO, PORÉM COM DESVIOS GRAMATICAIS E DE COERÊNCIA E COESÃO POIS NÃO ARTICULA DE FORMA PRODUTIVA O ARGUMENTO AO FECHO, OU SEJA FALTA CONEXÃO INTERNA .
Desenvolvimento 2:
– erro de regência verbal, pois, quem assiste assiste a algo, sentido de ver (que assistem filmes)
– falta especificação que liga com o tema ou seja, reafirmar que é a cultura cinematográfica, pois só o termo cultura o faz tangenciar o eixo de argumentação exigido. (Assim sendo,a sociedade que mora no interior encontrou uma forma de ter acesso a cultura) e o ‘a’ que antecede cultura deve ser craseado
– apresentação de repertório improdutivo, não se conecta ao discorrido na argumentação, e superficial, pois, não foi trabalhado o aspecto constitucional em referencia, ou seja, explicar a referencia citada. (Haja vista que,o prescrito pela Constituição não se aplica a todos os cidadãos.)
— MANUTENÇÃO DE INCONGRUÊNCIAS DA DISPOSIÇÃO DAS IDEIAS, APRESENTAÇÃO DE REPERTÓRIO IMPRODUTIVO E PRESENÇA DE DESVIOS GRAMATICAIS.
— DESENVOLVIMENTO POUCO EFETIVO EM RELAÇÃO A ARGUMENTAÇÃO, PODERIA TER TRABALHADO MELHOR A DISPOSIÇÃO DAS IDEIAS EM TORNO DE UM REPERTÓRIO MAIS DETALHADO, O QUE TRARIA UMA MELHORIA COESIVA AO TEXTO, GRANDE RECORRÊNCIA DE DESVIOS SINTÁTICOS QUE AFETAM A ORTOGRAFIA E COERENCIA E COESÃO.
Conclusão:
– sugestão fazer um tópico de ligação com a tese antes de inciar a conclusão como forma de contextualização ao que será resolvido.
– propostas incompletas e sem conexão direta e explicita com o citado no texto, uma vez que, as informação não são detalhadas dificulta a ligação entre os eixos abordados
– especificar sempre o tipo de cultura referente para não haver dúvidas que se trata de cinema.
–CONCLUSÃO INCOMPLETA, MAS, COM ARTICULAÇÃO INTERNA COERENTE FALTANDO AINDA CONECTAR MAIS COM O TEXTO COMO UM TODO.
600
1- 120
2- 120
3- 160
4- 80
5- 120
texto mediano
Gustavo55t
Poderia ter uma conclusão mais clara e objetiva pontuando melhor sobre sua redação de modo geral mas de resto conseguiu exemplifica sua opinião demonstrando detalhes sobre o assunto faltando apenas mais exemplos citados e uma introdução que demonstrasse completamente o assunto a ser debatido e podia demonstrar soluções para essa questão
[email protected]
um bom texto coeso, com diversos conectivos ,somente senti falta do detalhamento das informações expostas ,se possivel adicionar mais agentes 2 para solucionar o problema mostrando o meio que deve ser solucionado ,como deve ser solucionado,para que e os impactos que a solução pode gerar no meio .
Aldair
Texto Médio
Na introdução faltou o fechamento do parágrafo fique atento a isso
Os argumentos apresentam repertórios isso é bom o único problema foi que eles estão desorganizados ,isto é, você colocou uma nova informação atrás da outra meio que sua argumentação ficou aberta
Na proposta de intervenção eu te recomendo a propror só uma solução para os seus argumentos
Na primeira proposta faltou o detalhamento e um fechamento
Na segunda proposta você colocou só a ação
Competência 1- 120
Competência 2-160
Competência 3- 120
Competência 4-120
Competência 5-120
Nota 640
Kéllita
Possue um bom entendimento sobre leis, porém peca em algumas partes do texto, como na conclusão (o governo federal, portanto, deve’ não se pode cobrar uma posição governamental, deve-se incentivar, poderia pôr, portanto o governo federal deveria em conjunto com o ministério da cidadania propôr uma lei, como a de cotas para a inclusão dos cidadãos. Existem erros como não dar espaço entre as vírgulas, mas é um ótimo texto.