Iniciante

A democratização do acesso ao transporte no Brasil

  • 1

Na série “Todo Mundo Odeia o Chris”, é retratado as dificuldades enfrentadas pelo protagonista para se deslocar da sua casa até a escola. Paralelamente à obra, encontra-se a realidade vivida no Brasil, uma vez que há uma falta de democratização acerca do acesso do transporte comprometendo, assim, o deslocamento dos indivíduos nas cidades brasileiras. Diante disso, a desigualdade social presente na sociedade e a falta de investimentos na área se tornam aspectos relevantes para a problemática.

Primeiramente, é válido ressaltar que a disparidade econômica entre os habitantes do país corrobora para a problemática. Sob esse viés, segundo o escritor George Orwel, “Todos são iguais, mas alguns são mais que os outros”, demostrando, então, a falta de oportunidades e privilégios de alguns indivíduos. Nesse sentido, o mesmo ocorre no corpo social brasileiro, visto que aqueles que não possuem recursos financeiros para adquirir um meio de transporte particular, estão sujeitos a depender de conduções públicas que por muitas vezes estão em más condições de uso ou são inexistentes. Desse modo, o cidadão brasileiro inserido nessa lógica, tende a sofrer com situações, como a superlotação dos veículos públicos.

Ademais, a falta de investimentos que garantam transportes dignos para a população se torna um fator agravante da temática. A vista disso, segundo o artigo 6.° da Constituição Federal Brasileira de 1988, todos os habitantes oriundos do Brasil tem o direito de usufruir de circunstâncias adequadas de locomoção. No entanto, ao se analisar o atual cenário de transporte no Brasil, percebe-se que tal direito não está sendo plenamente assegurado, haja vista que não só os veículos estão em péssimo estado como também as estradas se encontram esburacadas. Dessa forma, a atenção dada aos fatores supracitados poderá contribuir de maneira qualitativa na vida dos brasileiros.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Poder Legislativo — principal órgão responsável pelas finanças do Estado — investir em meios de locomoção por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias com a finalidade de garantir que todos os cidadãos brasileiros possam se transportar de maneira segura e gratuitamente em todo o território brasileiro. Quiçá, nessa via, os cidadãos do Brasil não passaram pela mesma experiência que o protagonista da série “Todo Mundo Odeia o Chris”.

Compartilhar

6 Correções

  1. O texto em si está bom, traz o tema de forma clara na introdução, você usou de repertórios culturais como o seriado, a Constituição, fatos que ajudarão na sua nota. Os desenvolvimentos poderiam estar arranjados de outra forma para o texto ficar mais fluído, porém os dois são fechados com uma ideia final do por que são os fatores analisados e como influêciam na resolução do impasse, o que é um ponto positivo. Ademais, você utiliza de bons conectivos, e deve dar mais atenção ao fechamento do texto, a conclusão está rasa! Bom texto, continue assim!!!

    • 1
  2. Olá, sou estudante ainda e talvez não consiga corrigir de maneira completa a sua redação, mas vou dizer o meu ponto de vista.
    A redação em si está boa, mas creio que dentro das competências do Enem (caso seja seu foco), não seria uma nota +900.
    Muito bom que você fez uso de uma série e da Constituição Federal, isso soma pontos.
    Acho que faltou a tese no desenvolvimento e podia rever a falta da retomada do tema na conclusão.

    • 1
  3. Olá, não sou profissional da área mas vou deixar algumas dicas que acredito que irão somar nos seus estudos. O texto em si está bom, traz o tema de forma clara na introdução, você usou de repertórios culturais como o seriado, a Constituição, fatos que ajudarão na sua nota. Os desenvolvimentos poderiam estar arrajndaos de outra forma para o texto ficar mais fluído, porém os dois são fechados com uma ideia final do por que são os fatores analisados e como influeciam na resolução do impasse, o que é um ponto positivo. Ademais, você utiliza de bons conectivos, e deve dar mais atenção ao fechamento do texto, a conclusão está rasa! Bom texto, continue assim!!!

    • 1
  4. Boa tarde, tudo bem ?
    Me chamo Kauany, ainda sou uma estudante mais vou tentar te ajuda. No caso, só vou falar minha humilde opinião sobre sua redação, pode discorda a vontade.

    Acho que você utilizou repertórios e argumentos muito plausiveis e excelentes, acho que o corpo da redação em si está muto bom, só aumentar um pouquinho mais a conclusão. Fora isso, desenvolveu muito bem o segundo e o quarto paragrafo, na minha opinião faltou um poquinho de ligação entre os paragrafos. Também acho, que o que você pecou um pouco na parte de direciona-los ao tema, além disso, houvesse um foco muito grande na falta de acesso e algumas coisas acabram sendo um tanto repetitivas.

    Meu conselho é que você tenha um caderninho de escrita e desenvolva um pouquinho mais seu repertório de palavras (consegue através do hábito de ler). No caso do caderninho, ele vai ajudar muito você na parte de construção e organização dos seus pensamentos. Afinal, em geral o que mais fsltou foi um poquinho de foco e um pouco de organização, melhorando isso ficará excelente.

    • 1
  5. NO PRIMEIRO PERÍODO DE CADA UM DOS DESENVOLVIMENTOS VOCÊ PRECISA FAZER TAMBÉM UMA MANUTENÇÃO TEMÁTICA –
    EVITE USAR PALAVRAS COMO PROBLMÁTICA E TEMÁTICA- ESPECIFIQUE!

    SOBRE SUA TESE 1, SE É DESIGUALDADE SOCIAL ELA É NA SOCIEDADE, ENTÃO TORNOU-SE DESNECESSÁRIO ISSO

    SENTI FALTA DE CONECTIVOS NO MEIO DAS FRASES

    NÃO ENCONTREI O DETALHAMENTO E A FINALIDADE NA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

    FALTOU A MANUTENÇÃO TEMÁTICA NA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

    NOTAS:
    C1:160
    C2:200
    C3:120
    C4:160
    C5:120
    TOTAL:760

    • 1
  6. Olá Nayana, vou fazer as observações conforme meu ponto de vista, se eu cometer algum equivoco me perdoe. visto que, você tem toda liberdade para enviar mensagem justificando se quiser, assim eu aprendo também.

    1. Primeiramente EU achei redundante você usar ” desigualdade social na sociedade” eu penso que a desigualdade social já é da sociedade. Você pode falar desigualdade social pela sociedade.

    2. Acho que consegui visualizar o A1(desigualdade social e A2( falta de investimento), porém não consegui visualizar sua tese

    3.Senti falta da retomada do tema na conclusão

    5.Não encontrei o detalhamento também

    4. Gostei da sua escrita, clara e objetiva, achei que fez uso correto dos conectivos e boa contextualização ,

    continue no ritmo, afinal todo dia é dia de aprender.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.