[Deleted User]
  • 1

A democratização do acesso ao cinema no Brasil

  • 1

A democratização do acesso ao cinema no Brasil

 

   A Constituição de 1988, assegura a todos o pleno direito à cultura, apesar de que, na atual realidade tal artigo não se cumpra para toda sociedade, pois, segundo o IBGE em 2018 39.9% das pessoas moravam em municípios sem, ao menos, uma sala de cinema. Outra questão que vale ressaltar é valor abusivo dos ingressos em filmes de estreia, isso confirma a falta de democratização e que para muitos o cinema é um lazer distante.

   Pode-se mencionar o baixo investimento na área cultural no Brasil, de forma que, o cinema foi centralizado nas grandes cidades urbanas, sendo visitado por uma população mais privilegiada. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos seus cidadãos. Ao seguir o pensamento do filósofo percebe-se a negligência do governo quanto á má distribuição das salas, não dando o direito há todos ao acesso para esse lazer, que, acima de tudo traz a possibilidade de adquirir conhecimento sobre história e cultura.

   Outro fator existente é o valor excessivo dos ingressos em filmes de estreia, dificultando ainda mais para a população de baixa renda, que, além do mais, muitas vezes precisa pagar o transporte até o local. Marilena Chauí, filósofa brasileira, diz que a democracia deve ser um sistema de direitos iguais para todos, sem ações que prejudiquem um grupo em prol de outro. Porém, infelizmente esse raciocínio não é seguido, pois, produtores e empresários pensam somente no lucro e não no que o cinema pode proporcionar para as pessoas.

   Em virtude dos fatos mencionados faz-se necessário mais atenção para a área cultural no Brasil, que através do governo, das instituições de ensino, de empresários donos de salas de cinema, seja encaminhado projetos afim de arquitetar novas salas, e também reuniões para propor preços acessíveis e assim, democratizar o acesso ao cinema e cultura à todos que tem direito, como diz na Constituição de 1988.

Compartilhar

1 Correção

  1. ” Outra questão que vale ressaltar é valor abusivo dos ingressos em filmes de estreia” CORRIGINDO: “Outra questão que vale ressaltar é o valor abusivo dos ingressos em filmes de estreia”, você esqueceu o artigo “o”.
    Na introdução devemos dar ao leitor informações rasas do que iremos destrinchar no desenvolvimento, todavia ouve a repetição das mesma informações, dando a ideia que você estava” enchendo linguiça”, tome cuidado para não ficar sempre usando as mesma palavras por diversas vezes, faça o uso de sinônimos!
    T e aconselho a ler redações nota mil, e estudar profundamente as quatro competências. Bons estudos!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.