Estudante

A democratização do acesso ao cinema no Brasil

  • 1

A Constituição Federal de 1988 prevê a todo cidadão o direito à educação, lazer e cultura. No Brasil, entretanto, grande parte da população enfrenta obstáculos ao ter acesso ao cinema em suas cidades devido à falta de investimentos do Estado e ao processo de urbanização, o que representa uma afronta direta aos direitos sociais assegurados pela Constituição Federal. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequências e possíveis medidas relacionadas à falta de acessibilidade à sétima arte.

É essencial compreender que um dos grandes obstáculos para democratizar o acesso ao cinema é a falta de investimentos governamentais. Pesquisas da ANCINE apontam que o alcance do cinema é menor, principalmente, em regiões mais pobres do Norte e Nordeste, o que demonstra carência de cinemas que, consequentemente, precisa ser suprida. Nesse sentido, nota-se que a infraestrutura de cidades pequenas não é suficiente para a população, o que demonstra uma indiferença pelas áreas rurais que precisa acabar, uma vez que está impossibilitando o acesso à cultura e o limitando.

Deve-se compreender, portanto, por que populações inteiras não possuem contato direto com a cinematografia nas suas cidades. A urbanização fez com que as indústrias cinematográficas não fossem construídas de forma igualitária, uma vez que se concentraram nos centros urbanos, tornando um desafio para as classes menos privilegiadas -áreas rurais e periféricas. Tal estrutura é preocupante, uma vez que, se mudanças não ocorrerem, muitos cidadãos podem nunca ter a chance de assistir a filmes nas grandes telas.

Evidencia-se, portanto, a importância do cinema para a população e a necessidade de democratizá-lo. Para isso, o Ministério da Educação e a Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania devem se aliar à mídia, devem criar e divulgar eventos públicos e cinemas nas áreas periféricas e rurais, por meio de verbas governamentais, a fim de levar as telas do cinema para as populações excluídas e desconstruir a política de insuficiência intelectual que está presente nas regiões mais pobres. Feito isso, será capaz de desfrutar da sétima arte em todo o território nacional.

Compartilhar

7 Correções

  1. COMPETÊNCIA 1 = 160
    COMPETÊNCIA 2 = 200 – Você trouxe bons repertório e soube desenvolvê-los ao longo do texto
    COMPETÊNCIA 3 = 200 – Defender bem o seu ponto de vista e soube relacionar, de forma clara, as ideias.
    COMPETÊNCIA 4 = 160 – Você só pecou em repetir muito o mesmo conectivo “uma vez que”. *Pra te ajudar você também pode usar sinônimos: “tendo em vista que’; “já que”; “posto que”
    COMPETÊNCIA 5 = Está completa
    Bons estudos!!!
    Siga firme até o ENEM!!! Estou torcendo por você!!!

    • 1
  2. Observa -se que o conhecimento da candidata é bem vasto deixando assim uma redação enriquecida com o vocabulário, só tomaria cuidado com algumas repetições e vetores sem conectivos mais em si nota-se que tiraria uma nota excelente ! Porém, estou com preguiça de digitar kkk é isto está top demais essa redação poucos defeitos conhecimento elevado se colocasse a palavra “outrossim” daria um show ! 920

    • 1
  3. O seu texto está bem desenvolvido e buscou apresentar uma forma de melhorar e deixar mais igualitário o acesso de certos avanços tecnológicos que no momento, só as “áreas urbanas” recebem e desfrutam provocando uma certa perda de assuntos e mensagens que deveriam ser levadas a todos, independente de classe social ou lugar em que está situado.

    • 1
  4. A sua introdução teve muito do desenvolvimento, acredito que deveria ter introduzido ao invés de explicar muito. Cuidado com palavras muito repetitivas (uma vez que).
    Espero ter ajudado, achei muito enriquecedor as informações, pois sendo verificadas valem muito na somatória de pontos, não se esqueça de seguir a linha de raciocínio dos textos motivacionais sem copiar.

    • 1
  5. No primeiro paragrafo você utiliza constituição federal duas vezes, no lugar poderia colocar lei maior do país,carta magna ou c.f. (que é a sigla de constituição).
    Eu retiraria essa parte deste paragrafo, pois no seguinte já é falado desse assunto, não havendo necessidade de se falar novamente.”Deve-se compreender, portanto, por que populações inteiras não possuem contato direto com a cinematografia nas suas cidades.”

    • 1
  6. Parabéns, redação muito boa.
    (Corrige a minha por favor :https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/a-tolerancia-da-sociedade-brasileira-a-violencia-sexual-contra-mulheres/#respond)
    Comentário:
    Sua redação está em um nível bem alto, o único defeito que vejo é a falta de utilização dos conectivos.
    C160 (Colocou vírgula mas era ponto, primeiro parágrafo, e alguns erros de vírgula e crase)
    C2-200
    C3-200
    C4-160(Precisa de mais conectios)
    C5-200
    Portanto: 920
    Qual foi sua nota oficial por favor?
    Parabéns, ótimo texto e desenvoltura.
    Corrige ai pf: https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/a-tolerancia-da-sociedade-brasileira-a-violencia-sexual-contra-mulheres/#respond

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.