A democratização do acesso ao cinema no Brasil

  • 0

Bom dia pessoal, tudo bem? por favor, se puderem corrijam com base nas competências do enem e deem uma nota. Desde já agradeço pela leitura e correção.

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a cultura como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na pratica quando se observa a democratização do acesso ao cinema no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz – se imperiosa a análise de fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro plano, o cinema, além de ser considerado como uma forma de arte, é também uma expressão cultural. Nesse sentido, convém lembrar da citação do pensador e filósofo chinês Confúcio, “A cultura está acima da condição social.” Entretanto, não é o que se observa com a baixa porcentagem de pessoas que frequentam o cinema, que, segundo a página Meio mensagem, é apenas 17% da população no total. Isso é devido a desigualdade social que dificulta pagar pelo cinema e a locomoção até ele

Em segundo plano, vale ressaltar um problema de baixo investimento na área cultural que também dificulta o acesso ao cinema no Brasil. De acordo com a UNESCO, 90% dos municípios brasileiros estão em um abandono cultural, sem salas de cinema, museus, teatros e afins, ou apresentam algum espaço, mas com estruturas precárias, o que desperta também o desinteresse nas pessoas.

Portanto, faz – se necessário a solução desse impasse, e para isso, cabe ao Ministério da Economia criar verbas que sejam destinadas a construções de salas de cinema em regiões que não tenham por meio de uma parceria com o Estado. Ademais, é de suma importância que o Ministério da cultura crie uma lei por meio do poder legislativo – como principal responsável por produzir as leis que irem orientar a nossa sociedade, que estipule um valor máximo que seja adequado a condição de todos para pagarem pelo cinema, e que também seja incluso o transporte gratuito. Assim, as salas de cinema estarão cheias e todos poderão ter acesso a essa expressão cultural. E também, dessa forma, se consolidará uma sociedade mais igualitária para todos os cidadãos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde!
    Parabéns pela redação
    Entretanto, algumas observações:

    – Nos desenvolvimentos poderia aprofundar mais os argumentos, pois, ficou muito superficial e poucas linhas. Em resumo, poderia argumentar mais sobre.
    – Introdução ficou conforme o indicado;
    – Na conclusão, a primeira proposta tem que estar completa.

    • 0
  2. oie, vou pontuar algumas coisas que observei por parágrafo

    INTRODUÇÃO: muito ter trazido a Constituição.
    É legal já deixar de forma bem clara os argumentos que você vai apresentar no D1 e D2, justamente para introduzir o leitor sobre o que você vai abordar.

    D1: faltou desenvolver melhor a sua citação relacionando ao tema e argumentado. Seu parágrafo ficou mais expositivo, você trouxe dados e citações mas falta problematizar mais.

    D2: totalmente expositivo, isso te tiraria muitos pontos. Quando você trás analogias e dados, precisa relacionar ao tema trazendo argumentos sólidos e que mostrem ao leitor que é um problema.
    Ademais, a sua opinião precisa estar inserida ai, nesse caso, você poderia perder muitos pontos na competência 3 (defesa de uma ideia)

    CONCLUSÃO: lembre-se da retomada da tese no inicio do parágrafo.
    Trabalhe melhor a primeira proposta, ela precisa estar bem completa com (AGENTE- AÇÃO- MEIO/MODO- FINALIDADE)
    “nossa sociedade”- a redação enem cobra que o texto seja escrito na 3° pessoa do singular ou plural, se atente a isso.

    No mais, estude bastante o tema, traga argumentos concretos e lembre-se sempre de problematizar.

    Espero ter ajudado. Muito sucesso!!!!

    • 0
  3. “o direito >à< cultura" "prática" "se consolidará" – aq são erros q achei
    Eu entendi q sua tese é q o Brasil n faz valer o q consta na CF, mas nesse caso, ela fica como repertório de contextualização. Então vc deveria explicitar sua tese, tipo " a questão do lazer é banalizada etc".
    D1 faltou a produtividade do argumento, perguntas como "porque isso acontece?" ajuda nisso ao escrever.
    D2 a mesma coisa.
    Acho q identifiquei os 5 elementos, mas usar o Poder Legislativo como meio da ação é meio ??? pq ele é outro agente, entendeu?
    Não sou corretor mas minha nota é essa: 140 + 140 + 120 + 160 + 200 = 760.
    Bons estudos :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.