A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA NO BRASIL

  • 3

Pipoca. Telão. Câmera. Ação. Esses e outros substantivos estão intimamente ligados ao universo cinematográfico. Sob essa perspectiva, a democratização do acesso ao cinemas no Brasil é um problema, visto que apresenta impasses. Dessa forma, convém uma análise dos principais contribuintes e possivel medida de solução relacionada a esse impasse social.

Em primeira instância, a desigualdade social é um fator que contribui para que não ocorra a democratização do acesso ao cinema. Conforme a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem o direito à vida, à educação, ao lazer e à cultura. Entretanto, tais garantias são deturpadas, visto que uma grande parte dos habitantes brasileiros não possuem o acesso ao cinema, por não apresentarem condições financeiras para comprar os ingressos, haja vista que são caros. Dessa forma, é inaceitável que em um país declarado democrático, pessoas sejam excluídas do universo cultural por não possuírem capital.

Outrossim, a negligência estatal contribui para o problema, uma vez que o investimento em infraestrutura nas cidades do interiror é quase nulo. De acordo com o G1, apenas 39% das cidades brasileiras possuem salas de cinema. Esse número alarmante, de maneira infeliz, mostra o descaso estatal para com essas cidades e os habitantes que nelas vivem, visto que esses indivíduos não podem usurfrurir do meio cultural por não possuírem acesso em seus municípios. Assim, é inadmissível que o Governo Federal não invista em infraestruturas e, assim, restringindo a população ao acesso a esse meio tão importante.

Entende-se, portanto, que o acesso ao cinema precisa ser democratizado. Dessa maneira, o Governo Federal deve promover a criação de salas cinematográficas em todos as cidades brasileiras, através da disponibilização de verbas, com o objetivo de fazer com que todos possuam o acesso à cultura. Assim, teremos uma sociedade mais justa e igualitária.

Compartilhar

1 Correção

  1. O começo da introdução estava interessante, mas no final dela, você não apresentou sua teve para os dois argumentos no primeiro e segundo desenvolvimento, fica atenta nisso .

    a conclusão ta um tanto crua, você não desenvolveu muito bem como toda a ação iria acontecer, falta profundidade na redação, além que vc não fez ligação com seus argumentos ou repertorios !

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.