A democratização do acesso ao cinema no Brasil

  • 1

É de fundamental importância discutir a democratização do acesso ao cinema no Brasil. Conforme o artigo 3º da Constituição Federal, prevê que o Estado tem a garantir o desenvolvimento nacional. No entanto, esse ideal constitucional não tem se reverberado na prática. Sob essa ótica, pode-se afirmar que a exclusão e a indiferença social contribuem para esse advento.

Em primeira análise, o cinema é visto como um meio de comunicação, mas possui vertentes que não inclui toda a sociedade, desse modo, pondo em execução a exclusão social. Segundo John Locke, o contrato social estabelecido tem como dever assegurar à todos o bem-estar. Entretanto, esse direito do cidadão não vem sendo eficiente. Diante disso, pesquisa feita pela ANCINE indica que a população da região Norte e Nordeste, que moram mais distantes da cidade, não foram privilegiadas com esse entretenimento. Nesse contexto, é necessário um olhar mais cuidadoso para essa problemática, tendo em vista que é inaceitável essa ocorrência no século XXI.

Em segundo plano, cabe ressaltar ainda que são inegáveis as dificuldades para ter o acesso ao cinema na sociedade brasileira. Isso, certamente, advém da indiferença social. A parafrasear a Constituição Federal, o artigo 5º diz que todos são iguais perante a lei. Todavia, esse dispositivo legal não está sendo eficaz. Logo, ao observar como as sessões de cinemas são constituídas, é notável a presença da grande maioria pessoas de classe média ou alta. Por esse viés, é visível a falta de oportunidades dos indivíduos de baixa renda.

Portanto, faz-se necessário que a Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com os estados da região Norte e Nordeste construa espaços lúdico, no qual o cinema sirva de entretenimento, com o intuito de incluir a população dessas regiões. Ademais, a ANCINE, juntamente com a mídia televisiva, possa promover festivais de filmes gratuitos, com o fito de reintegrar os indivíduos com baixas condições financeiras. Assim, esse infortúnio seja erradicado e a sociedade presenciará o artigo 3º.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, tudo bem? então, parabéns pela sua redação :)) vou tentar ser breve, aqui algumas observações que pude fazer:
    * Na sua introdução seria melhor já começar citando a Constituição, e tem 2 desvios gramaticais na frase dessa sua citação. Em nenhum momento nesse parágrafo você fala de cinema, não tem problematização: “…esse ideal constitucional não tem se reverberado na prática.” por que não? associe isso ao tema!
    ** No seu D1 você usou 2 referências, tente usar apenas uma. Muitas referências faz seu texto ficar muito expositivo e pouco argumentativo, tanto que nesse parágrafo não tem muita argumentação, eu não consigo enxergar o seu ponto de vista, qual o seu posicionamento, deixe isso claro para o leitor. Também notei que a alusão a John Locke não ficou bem encaixada, “..o contrato social estabelecido tem como dever assegurar à todos o bem-estar” contrato de quem? bem estar de quem? deixe claro que o Estado que deve garantir esse bem-estar ao povo. E aí como eu disse,faltou sua argumentação.
    *** De modo geral, ao meu ver, o seu D2 está um pouco ambíguo. “..esse dispositivo legal não está sendo eficaz” por que não? minha dica é explorar melhor essa argumentação e reformular as frases.
    ****Sobre sua conclusão, você traz 2 propostas, nenhuma com todos os elementos, e lembre que o corretor só avalia uma. Não faça duas ‘atoa’, use essas linhas para trazer detalhes a sua proposta e garantir os 200 pontos. Veja:
    Proposta 1:
    *agente – Secretaria de Mobilidade Urbana – 40 pontos
    *modo/meio – em parceria com os estados da região Norte e Nordeste ((OBS: Esse modo pode ser facilmente confundido com um agente, use palavras como “por meio de”, “por intermédio de” para deixar mais claro.) – 40 pontos
    * ação: construa espaços lúdico, no qual o cinema sirva de entretenimento, – 40 pontos
    * finalidade: com o intuito de incluir a população dessas regiões. 40 pontos (OBS: Essa finalidade está muito precária, você poderia desenvolvê-la melhor).
    * Detalhamento: não tem – 0 pontos
    > Então, eu fiz uma analise de uma das suas propostas, a outra seria a mesma coisa. Só quero te mostrar melhor que as linhas que você usou pra escrever uma a mais, seria melhor utilizada para detalhes :)
    E eu disse que ia ser breve né kkkkk, não vou enrolar mais, aqui uma >>Média<>eu<<< daria:
    C1: 160
    C2: 140
    C3: 120
    C4: 140
    C5: 160
    Total: 720
    Então, parabéns pelo seu texto, você escreve muito bem e espero que eu possa te ajudar a melhorar ainda mais. Desculpe tanta coisa,bons estudos :))

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.