Segundo o Artigo 215 da Constituição Federal, compete ao Estado garantir a todo cidadão o pleno exercício dos direitos culturais. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado na prática, visto que o Governo não tem atuado para democratizar o acesso à cultura no Brasil, tornando-a mais distante da população de baixo poder aquisitivo.
Em primeira análise, a ausência de medidas do Estado para tornar a cultura universal, contribui para o quadro. Nesse viés, a cultura torna-se um privilégio elitista, onde o acesso não abrange todas as camadas sociais. Diante disso, segundo o pensador Confúcio, “a cultura está acima da diferença da condição social”, porém, tal afirmativa é paralela à realidade do Brasil, uma vez que o Estado não cumpre seu dever de garantir o acesso à cultura como um direito efetivo para toda a nação tupiniquim.
Ademais, a falta de investimento em políticas públicas no setor cultural, corrobora para que a cultura não seja usufruída por todos. Dados apresentados pela Unesco apontam que 90% das cidades brasileiras não possuem espaços culturais como cinema e teatro. Diante de tal exposto, observa-se que esse cenário ainda perdura, o que prejudica no desenvolvimento do Brasil, uma vez que a cultura é uma das bases de um país.
Portanto, é necessário que o Estado tome conhecimento acerca de tais problemáticas. Para isso, urge que o MEC invista em instituições culturais públicas com o apoio do Estado, adotando projetos que tornem viável o acesso à cultura, abrangendo principalmente a população de baixa renda, a fim de incluir essa parcela igualitariamente no meio cultural. Assim, o pensamento de Confúcio se tornará compatível com a situação do Brasil.
ErickaMelo
Amg, vou te dar nota por competencias, vc procura as competencias de correção do ENEM dps e analisa certinho o que elas pedem e vendo qual vc está tendo mais dificuldades.
C1-160
C2- 160
C3- 160
C4– 180
C5-160
NOTA- 820
Observações que eu fiz- 1- Vc usou o msm argumento nos dois parágrafos do desenvolvimento- falta de investimento, por parte do governo, na área de cultura. Da próxima tenta pensar em duas causas. 2- Na conclusão, vc colocou que o MEC com apoio do Estado, mas o MEC é um Ministério do governo, então ele já seria uma parte do Estado. 3- Adorei vc ter retomado sua citação na última frase.
jackson22
C1: apresenta bom domínio da escrita, texto apresenta muitos desvios gramaticais e falta de acento . 170
C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação um pouco fraca e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 150
C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de
vista. 120
C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 110
C5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto. 140
reverberado na prática = Separe com vírgulas
Esta locução deve ser separada por vírgulas, e só deve ser utilizada no ínicio duma frase para efeitos de estilo.
uma vez que = Expressão prolixa
é necessário que = Expressão prolixa
a fim de = Linguagem informal
TOTAL DE PONTOS = 690