A democratização do acesso à cultura em questão no Brasil

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 Segundo o sociólogo, Herbert de Souza “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência, mas sim pela sua cultura”. Consoante ao pensamento de Herbert, a cultura é algo fundamental para modificar uma nação. Contudo, na contemporaneidade, é de fácil percepção que tal importância se faz pouco presente na realidade de jovens e adolescentes brasileiros, sejam eles pela ausência de oportunidades ou de incentivos. Dessa forma, a negligência que atinge os indivíduos citados acima, emerge um problema complexo, que necessita de ser solucionado. 

 

   É de extrema importância pontuar primeiramente, que a Constituição Federal estabelece que é dever do estado garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais às fontes da cultura nacional, com apoio e incentivo a valorização e difusão das manifestações culturais. O Estado, entretanto, não promove de maneira eficiente a cultura nas escolas públicas de modo acessível, e o mesmo chegou a privar passeios escolares a teatros, cinemas e museus, portanto, isso vai contra o papel do governo e afeta os estudantes. 

  Ademais, vale ressaltar que segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 60% dos jovens não frequentam e nunca frequentaram o cinema. Os custos de ingressos altos, e a distância em relação à localização dos equipamentos culturais, também são um dos principais empecilhos que impedem esses sujeitos a terem o acesso decente à cultura. 

 

 É imperativo que intervenções sejam realizadas para resolver a problemática. Portanto, cabe ao Estado cumprir o que se diz no artigo 215 da Constituição Federal, da mesma forma que cabe ao Ministério da Educação propor projetos para expansão cultural em redes de ensino públicas, com o intuito de resolver a temática. Além disso, é necessário que a sociedade seja integrada de seus direitos para que possa lutar contra as mazelas sociais. Dessa forma, o problema discutido será intermediado no Brasil.

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2 Correções

  1. C1: Em relação aos erros gramaticais, identifiquei o ponto final no lugar de vírgula no primeiro parágrafo, antes de “dificultando”, e também não há vírgula depois de “artigo 6” . No segundo parágrafo, “Haja” foi escrito de forma errada. No terceiro parágrafo faltou vírgula após de “Diante de tal exposto”. No último parágrafo faltou vírgula após “Para isso” e vírgulas separando “Juntamente com o Ministério da Segurança”. Além disso, é importante sempre especificar as siglas usadas, você poderia colocar o nome completo do MEC entre parênteses logo depois.

    C2: Conseguiu compreender o tema e mostrou domínio do gênero dissertativo-argumentativo, além de utilizar repertório pertinente e produtivo. Destaco que a retomada de algum dos repertórios no fim da proposta de intervenção deixaria seu texto mais enriquecedor e demonstraria o cuidado com o projeto de texto.

    C3: Apresentou argumentação forte e esclarecedora acerca do tema, organizando o ponto de vista e as informações de modo satisfatório, mas cometeu um erro de coerência no último parágrafo, em “por meio de agregar…”, “por meio” pode ser substituído nesse caso por “para”, evitando incoerência.

    C4: A coesão textual ficou excelente, utilizando conectivos de maneira eficiente e promovendo uma interconexão entre as partes do texto.

    C5: Sua proposta de intervenção apresentou apenas 4 dos 5 elementos necessários, faltando o “detalhamento”. Ademais, notei uma necessidade de maior clareza quanto aos elementos e de detalhar mais a proposta de intervenção como um todo.

    C1:120 C2:200 C3:160 C4:200 C5: 160

    Com foco e determinação é só questão de tempo para você não cometer esses erros. Recomendo trabalhar sua proposta de intervenção e estudar e praticar o uso de vírgulas. Garanto que sua nota vai aumentar muito. Ótimo trabalho.

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  2. Bom, vamos a correção:
    C1- Estrutura sintática ficou muito boa. Quesito pontuação, identifiquei apenas 2 erros de vírgulas no segundo e no terceiro parágrafo, sendo que no terceiro parágrafo ao invés de colocar o ponto final depois do ”cinema”, tu poderia ter colocado vírgula e o ”pois” para a concordância ficar melhor (sugestão).

    C2- Conseguiu compreender tranquilamente o tema, porém, ao meu ver, o tema deveria ficar mais ”exposto” na introdução, algo assim: ”Contudo, na contemporaneidade, é de fácil percepção que a falta de democratização do acesso à cultura no Brasil se faz presente na realidade de jovens….”, fora isso, cumpriu o gênero dissertativo-argumentativo e fez uso de repertório sociocultural.

    C3- Teus argumentos ficaram muito bons. Soube selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações.

    C4- Coesão textual ficou ótima. Fez o uso correto dos conectivos.

    C5- Ficou boa tua proposta de intervenção, porém, poderia ter deixado os 5 elementos da proposta mais claros (senti falta de 2 elementos) no teu parágrafo. ”Com o intuito de resolver a temática”, não está claro que temática é essa, portanto, tente deixar sempre o mais claro possível o tema.

    Arrumando esses ”errinhos”, tenho certeza que tua redação vai ficar mais incrível ainda. Uma sugestão, foque um pouquinho mais nos 5 elementos da proposta de intervenção, pois eles são de extrema importância; deixe-os o mais claros possíveis sempre. Parabéns, continue assim!!!

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