Parafraseando John Locke e a sua teoria da tábua rasa, “O ser humano é como uma tela em branco que é preenchida pelas suas experiências e influências”. Nesse contexto, a cultura possui importância significativa no que tange ao processo de socialização do indivíduo. Entretanto, a democratização do acesso à cultura no Brasil não ocorreu de maneira efetiva devido a negligência governamental e a falta de investimentos públicos. Assim, hão de ser analisados tais fatores a fim de que se possa liquidá-los de maneira eficaz.
É válido pontuar inicialmente que a morosidade do poder público dificulta a democratização da cultura. Uma pesquisa realizada pelo IBGE revela que a maioria das cidades do país não possuem blibliotecas, sendo estas localizadas especialmente na região nordeste. Dessa forma, é evidente que há um déficit no acesso à cultura no país o qual necessita de imediata atenção do poder público, uma vez que a falta de cultura afeta diferamente no processo socializador da população .
Outrossim, a falta de investimentos públicos fomenta efeitos negativos. Nesse sentido, os investimentos estatais são geralmente destinados aos grandes centros urbanos e as cidades do interior do país são negligenciadas. Dessa forma, cinemas, teatros e museus tornam-se restritos as grandes cidades e ocorre uma segregação social dos indivíduos que não os possuem acesso.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para contornar o quadro atual. Para que o acesso à cultura seja efetivamente democratizado no Brasil, urge que o Ministério da Cultura (MinC) , invista nas atividades culturais do país, por meio de verbas governamentais que possam auxiliar na construção de teatros, cinemas e bibliotecas, especialmente nas cidades no interior, com o fito de que toda a população possa ter acesso à diferentes fontes culturais. Somente dessa forma poder-se-à transformar o Brasil em um país desenvolvido socialmente e a “tábua rasa” do ser humano possa ser preenchida com o auxílio da democratização da cultura em todo o território nacional.
iagorodriguesoff
INTRODUÇÃO
otima citação
boa anilise
apesentação de tema e tese bem colocados
DESENVOLVIMENTO
falta de alguns conectivos
falta de analise das citações e dados colocados
melhorar a finalização dos paragrafos
CONCLUSÃO
sua proposta da solução foi bem embasada. porem, muito extenssa, o enem pede pelo menos duas proposta.
falta de conectivos
C1>160
C2>160
C3>120
C4>120
C5>160
TOTAL:720
Gustavo_Reis77
Boa redação, você possui um bom domínio de argumentação, que pode ser melhorado.
C1-160 Alguns erros de escrita como:
+”diferamente no processo”
C2-160 Usou um bom sociocultural
C3-120 Poderia ter desenvolvido mais o 2° e 3° parágrafo.
C4-160 Usou mecanismos linguísticos diversificados, todavia, poderia ter usado de mais conectivos para uma melhor fluidez de texto.
C5-200 Apresentou bem a proposta de intervenção, respondendo às perguntas quem?onde?como? apresentando a soluções para os problemas.Retomou a citação para conclusão(boa).
Total 800
Melissameta1000
Introdução: ótima alusão e apresentação do tema. Mas atente ao uso correto da crase: devido à negligência/ à falta de investimento
Desenvolvimento: bem embasado, coeso , poucas inadequaçãões gramaticais. Mas novamente atentar ao uso correto da crase.
Conclusao: proposta coerente e detalhada
C1>160
C2>200
C3>160
C4>120
C5> 200
TOTAL: 840