A democratização do acesso à cultura.

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em 1808, com a chegada da corte portuguesa ao Brasil, novos meios de disseminação da cultura foram criados como a biblioteca real. Atualmente, novas formas de manifestações culturais e maneiras de usufruir destas foram criadas.. Contudo, nem todos brasileiros conseguem acesso à esta, seja por insuficiência do Estado em garanti-la ou pelo preconceito cultural que ainda persiste na sociedade

 Primeiramente,  de acordo com Constituição promulgada em 1988, é obrigação do Estado proteger todas práticas culturais e assegurar que todo brasileiro acesso à elas. Entretanto, a realidade social é diferente do que está expresso na lei, como mostra o censo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 70% da população não frequenta ou usufruir de nenhuma dessas práticas. Assim, mais da metade da sociedade encontra-se sem esse direito previsto na Constituição garantido.

  Outrossim, a desvalorização e preconceito quanto algumas fontes culturais brasileiras contribui para esse problema. Conhecido como “Preconceito Cultural”, consiste na concepção de que algumas culturas seriam superiores ou melhores que outras, essa ideologia antiga que persiste até hoje, resulta na marginalização de alguns atos culturais que por vezes acabam sendo extintos ou sofrem descriminazão da sociedade. Dessa forma, é evidente a falha do Governo em cumprir com sua responsabilidade e preservar os direitos de todos.

   Diante desses aspectos, faz-se necessário medidas para promover a democratização do acesso à cultura. Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania – responsável por proteger e socializar esta – criar um projeto chamado “Cultura Já” que irá oferecer acesso gratuito às fontes culturais, como cinemas e teatros, bem como valorizar com campanhas publicitárias aquelas que estão sendo marginalizadas. Desse modo, promovendo cultura à todo população.

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3 Correções

  1. Boa noite !! Uma dica primeiramente : “Contudo, nem todos brasileiros conseguem acesso à esta “ tira o (á está)
    Sua redação está bem organizada , apresentou bem o tema . Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita. 160
    Competência 2 – compreender a proposta da redação. 200
    Competência 3 – coerência do texto. 140
    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos. 160
    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado. 200

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  2. Introdução: Acho que ficaria melhor ter escrito: ” A partir de 1808, …”, porque nos anos seguintes também foram criados outros meios de disseminação da cultura. A primeira e a segunda frase ficaram um pouco desconectadas para mim, e você usou o mesmo verbo “criar”, o que ficou repetitivo, poderia ter substituído por “surgiram”. Você apresentou o problema e deixou claro os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes.
    Desenvolvimento 1: Antes de citar a constituição, faltou colocar qual seria a ideia geral do parágrafo. Em: “assegurar que todo brasileiro acesso à elas…”, você esqueceu de usar o “tenha” entre brasileiro e acesso. O correto seria “usufrui”. A última frase ficou ambígua, acho que ficaria melhor: “Assim, mais da metade da sociedade encontra-se sem esse direito garantido.” Senti falta de mais argumentação, porque os dados não foram desenvolvidos muito bem.
    Desenvolvimento 2: O certo seria: “discriminação”. Esse parágrafo teve mais autoria, mas faltou algum dado ou citação para comprovar seus argumentos.
    Conclusão: Na proposta de intervenção, faltou a finalidade e como isso vai ser feito. O certo seria: ” à toda população”.
    Nota: 720
    Competência 1: 120
    Competência 2: 160
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 120

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  3. Achei bem apresentado, com termos bem colocados e diversas referencias, o que torna o texto bem informativo ao leitor, achei bem bacana a introdução pois primeiro foi contextualizado o assunto e após isso problematizado, dando assim argumentos e uma suposta solução ao decorrer da redação, os parágrafos também os vejo como bem apresentados ao possuírem divisões por frases dentro deles, tornando um texto mais pausado e não desviando o foco do leitor.

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