Regente

A democratização de acesso ao cinema no Brasil.

  • 0

O filme brasileiro “O auto da compadecida”, é retratado a partir de uma apresentação cinematográfica destinada a população da cidade onde ocorre o trama,demonstrando assim,a importância do cinema como base da estrutura cultural e social de uma sociedade. Todavia , na realidade brasileira , a democratização do acesso ao cinema é representado como um problema a ser superado. Nesse sentido, cabe ao Estado e/ou Governo discutir e desenvolver ações que visem reverter o cenário brasileiro atual.

A principio, é necessário destacar que com o aumento do processo de urbanização, acentuou a dificuldade da democratização cinematográfica. Aos longos passos que surgiram as grandes metrópoles, o crescimento das Indústrias de entretenimento, também se concentraram nas áreas de maior produção de consumo. Nesse sentido, retirado do processo estratégico que existe no Governo brasileiro ao longo dos anos, relacionando informações e/ou exposições diretamente ao poder de compra, vê-se que a atualidade não só reduziu a importância da reflexão por parte de quem assiste, como também imobilizou o acesso de grupos sociais economicamente desfavorecidos.

Outrossim, essa dificuldade relacionada com a aglomeração populacional, é caracterizada também de forma explícita com a falta de investimentos Governamentais, destinados à aplicação de ações. De acordo com dados do IBGE , até o ano de 2015 somente 10% dos municípios brasileiros possuíam ao menos uma sala de cinema, sendo esses concentrados nas regiões sul e Sudeste. Nesse contexto, pode-sê perceber que a falta de acessibilidade económica e geográfica, auxilia para o desconhecimento de certas populações sobre o próprio cinema.

Portanto, percebe-se que a omissão do Estado e/ou Governo, tem contribuído para a falta de democratização do cinema no Brasil. Logo, cabe ao Governo Federal por meio de um plano de incentivo fiscal, estimular Estados e Municípios a criação de salas de cinema cinematográfico, com o intuito de estabelecer diretrizes orçamentais que visem garantir a acessibilidade das produções, a toda à população brasileira. Na sequência, parte desse orçamento deve ser destinado a acessibilidade de ingressos mais baratos com sessões gratuitas. Dessa maneira, as pessoas se enriqueceram tanto culturalmente quanto socialmente, trazendo como efeito, benefícios intelectuais ao país.

 

OBS: Se possível corrijam me dando a nota por competência. Desde já agradeço a todos,  boa noite.  ^_^

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência 1- Um bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa = 140
    Competência 2- Argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e excelente domínio da estrutura = 200
    Competência 3- Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma consistente e organizada, configurando autoria = 200
    Competência 4- Articula bem o texto, apresenta repertório diversificado de recursos coesivos = 200
    Competência 5- Elabora bem a proposta e articula à discussão = 160
    Nota = 940

    • 1
  2. Introducão: destinada a população( precisa de crase( à população é o correto).
    Onde está errado( quando você referir a lugar específica você usa onde, no texto prefira usar ” em que”
    Colocar o sgnificado De IBGE.Governamentais sem esse letra maiúscula.
    Suldeste e a outra região tem de ser maiúsculo.
    Na intervenção você deve escolher ou estado ou governo.
    C1:120
    C2:200
    C3:200
    C4: 160( ha repetição de conectivo
    C5: 200
    Nota : 880.

    • 1
  3. O filme brasileiro “O auto da compadecida”, (não separa sujeito de verbo) é retratado a partir de uma apresentação cinematográfica destinada a população da cidade onde (o onde está sendo utilizado de forma incorreta, o certo seria em que) ocorre o trama,demonstrando assim,a importância do cinema como base da estrutura cultural e social de uma sociedade.

    A principio, é necessário destacar que com o aumento do processo de urbanização, acentuou a dificuldade (ficaria melhor: a dificuldade da democratização cinematográfica se acentuou ) da democratização cinematográfica. Aos longos passos que surgiram as grandes metrópoles, o crescimento das Indústrias de entretenimento, (não há vírgula) também se concentraram nas áreas de maior produção de consumo.

    Outrossim, essa dificuldade relacionada com a aglomeração populacional, é caracterizada também de forma explícita com a falta de investimentos Governamentais (não tem letra maiúscula), destinados à aplicação de ações. De acordo com dados do IBGE , até o ano de 2015 somente 10% dos municípios brasileiros possuíam ao menos uma sala de cinema, sendo esses concentrados nas regiões sul (letra maiúscula) e Sudeste. Nesse contexto, pode-sê (acentuou errado) perceber que a falta de acessibilidade económica (acentuou errado) e geográfica, auxilia para o desconhecimento de certas populações sobre o próprio cinema.

    Dessa maneira, as pessoas se enriqueceram (enriquecem) tanto culturalmente quanto socialmente, trazendo como efeito, benefícios intelectuais ao país.

    c1- 120 (houveram erros que foram apontados)
    c2 – 200
    c3 – 200
    c4 – 200
    c5 – 200

    total: 920

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.