Durante a Terceira Revolução Técnico-Científico-Informacional, a internet foi inventada. Tal descoberta ocasionou uma mudança drástica na vidas das pessoas, as quais começaram a usar esse meio como um local de promoção da cidadania. Todavia, muitos cidadãos não têm acesso a ela, o que tanto os excluí de um mecanismo de envolvimento social, quanto os marginaliza até mesmo de buscar seus direitos. Dessa maneira, medidas governamentais são indispensáveis para resolver essa problemática.
A princípio, por existir um montante de usuários do supracitado, é visível que o mundo virtual se tornou um local de comunicação e socialização. À vista disso, é pertinente trazer um dado do Fecomércio-RJ e da Câmera Record, respectivamente, os quais afirmam que 70% dos brasileiros tem acesso à internet, bem como eles passam mais de nove horas diárias conectados a ela. Nesse sentido, os dados expõem que o ciberespaço ultrapassa o limite de entretenimento e transforma-se em parte fundamental da vida desses indivíduos, uma vez que dedicam grande parte de sua existência para usar o citado. Dessa forma, os sujeitos que representam os 30% restantes estão excluídos dos acontecimentos da web e, por isso, marginalizados dessa sociedade “alternativa”. Logo, a promoção da cidadania é impedida, quando a internet não é democratizada.
Além disso, muitos processos burocráticos são feitos de maneira online. Em vista disso, aquele que não está incluído no supramencionado encontra problemas em exigir seus direitos e, consequentemente, fazer a prática da cidadania. Em vista disso, é apropriado trazer o fato de que para marcar consultas médicas com peritos, com a intenção de receber o auxílio doença do governo, é necessário fazer o pedido pela internet, caso contrário é mais demorado e trabalhoso o processo. Nessa perspectiva, é perceptível o quanto a rede e o processo da cidadania estão intimamente ligados.
Em síntese, uma proposta deve feita para minimizar os problemas apontados. Nessa lógica, as pastas responsáveis do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações devem criar mecanismos de democratização da internet. Sendo assim, por meio da disponibilização de planos, às pessoas que comprovam uma renda mínima, ou que, apesar da renda ser superior, ela é toda destinada à compra de suprimentos de primeira necessidade e, portanto, não conseguem comprar dados de web, ganhariam uma certa quantidade de Gigabytes. Com o intuito de tornar público esse meio e possibilitar uma maior promoção da cidadania.
Thamirysbds
Parabéns!!! Amei seu texto e em como vc desenvolveu sua argumentação, além de que vc demonstrou um super domínio da norma culta padrão da língua, além de um rico repertório socio-cultural! Vou fazer uma correção por parágrafos e por fim atribuo uma nota, pode ser? Não sou especialista nem nada, mas espero ajudar como puder. =)
INTRODUÇÃO
-sem erros gramaticais
-bastante objetiva na tese, bem como nas 2 problemáticas
-começou com uma citação histórica, o que é muito bom
D1 (exclusão do cidadão aos mecanismos de envolvimento social)
-ocorreu um erro de concordância: “70% dos brasileiros tem acesso à internet” –> têm
-você trouxe uma ótima argumentação e foi bem coerente a sua problemática, além de utilizar-se de conectivos, o que enriqueceu seu texto
-apresentou bem a estrutura cobrada no enem (ideia + citação de autoriade + opinião)
-cuidado apenas para não desenvolver parágrafos longos
D2 (marginalização pela busca de seus direitos)
-sem erros gramaticais
-muito claro e objetivo
-coerente com a proposta e bem estruturado
CONCLUSÃO
– vc conseguiu responder aos 5 quesitos da conclusão (oq, como, qm, praq e detalhamento), porém, houve uma certa desorganização de ideias. Porém, sua proposta foi inovadora e criativa!
C1: 200 (houve um erro de concordância verbal, mas não vejo o porquê de tirar nota, visto que foi apenas um. Todavia, tome cuidado e faça uma releitura da redação antes)
C2: 200 (argumentação fora do senso comum, o que é ótimo e um bom repertório)
C3: 200 (claro, objetivo e coerente)
C4: 180 (uma pequena falha na organização das suas ideias na conclusão)
C5: 200 (proposta inovadora e criativa)
NOTA: 980
Parabéns, espero um dia escrever tão bem quanto você!! Abraços.
letícia_
Vou corrigir de acordo com a banca do ENEM, certo?
• INTRODUÇÃO
– tese vaga, não apresenta seu ponto de vista, ou seja os dois problemas que serão abordados nos desenvolvimentos.
Obs: a tese é o mais importante em um texto dissertativo-argumentativo, é fulcral pontuar seu ponto de vista!
IMPORTANTE – 🆘
Percebe-se que utiliza muitos pronomes pessoais – ela, eles etc. Trabalhe em construir o uso da terceira pessoa de maneira oculta. Os textos formais exigem a impessoalização da linguagem. Isso significa que, às vezes, é necessário omitir os agentes do discurso para ocultar a opinião pessoal e as diversas vozes que compõem um texto!!
• DESENVOLVIMENTO 1
– Argumentação razoável, mas poderia explorar mais seu ponto de vista
• DESENVOLVIMENTO 2
– Repetição de conectivos – utilizou “Em vista disso” duas vezes. Cuidado!! Você pode perder 40 pontos!
• CONCLUSÃO
– Conclui muito bem!! Bem detalhada e eladorada.
– porém, evite pontuar cada frase, não tem necessidade e fica muito cansativo para o corretor, procure trocar os pontos por vírgulas, deixa seu texto mais limpo.
A princípio é uma redação muito boa
Nota: 600
Espero ter ajudado, bons estudos!
CAROLMAT
Boa noite, vamos por parte.
INTRODUÇÃO
À alusão histórica está muito bem colocada e foi bem trabalhada, porém qual a sua tese? Porque essa pessoas não têm acesso a Internet? O que causa a exclusão delas? De quem é a culpa disso? Responda essas perguntas quando criar sua tese, faltou isso é a tese é importante para o desenvolvimento da redação.
D1
Muito bem elaborado, entretanto, com a falta da tese não se sabe o que você está defendendo, o que torna sua redação apenas conteúdista. Entende agora a importância de se ter uma tese bem clara? O corretor tem que ler sua redação e achar bem explícita o que você está defendendo e isso acontece logo na tese.
D2
Esta boa, uso adequando de conectivos, aconselho fazer alguma citação de um filósofo, lIvo ou autor, filme ou série, para que possa mostrar uma visão de mundo em relação ao conteúdo apresentado por você, e necessário um repertório cultural, lembre-se disso !
CONCLUSÃO
Erro ortográfico e falta de conectivo no início da proposta. Use conectivos de conclusão (portanto, conclui-se…) pesquise por outros ok?
Ex : Portanto, Conclui-se que … ou outros que você pode encontrar no Google. Mas um erro, ao citar o órgão que deve agir, você deve usar conectivos também, como por exemplo: Por isso, o Ministério da Educação deve… por meio de … a fim de … Você precisa apresentar dos os agentes nesse momento. Não apresente mais problemas na conclusão, pois essa é a hora de finalizar tudo é mostrar que sua linha de raciocínio é válida, é nessa hora que você deve mostrar para o corretor que você domina o assunto é que não fugiu do tema. Volte na tese para prova isso. Enfim, espero ter ajudado. Boa sorte.
Manuele22
Competência 1: 180, apresenta um bom domínio da língua formal
Competência 2:160, poderia ter usado mais repertório sociocultural
Competência: 180, texto bem objetivo
Competência 4: 160 ,houve repetição de conectivos
Competência 5: 200, proposta de intervenção completa e bem elaborada
NOTA:880