Iniciante

A Democratização da Internet no Brasil e a Promoção da Cidadania

  • 0

A primeira versão do que seria a internet como conhecemos hoje foi desenvolvida durante a Guerra Fria e tinha como objetivo facilitar a comunicação e a preservação de dados em meios militares e científicos. Analogamente, a internet se mantém como uma forma de facilitar a comunicação, porém, apesar de sua ascensão no decorrer das últimas décadas, nem todos os brasileiros possuem fácil acesso a este recurso. Por tanto, torna-se uma problemática, visto que a internet tem se tornado um dos principais, se não o principal, meio de acesso à informação.

Sob esta ótica, temos como resultado uma grande desigualdade no que diz respeito à formação de cidadãos informados e com acesso às mesmas oportunidades. Segundo dados de um levantamento realizado pelo Cetic, em 2019, aproximadamente 30% dos brasileiros não possuem acesso à internet em suas residências, sendo estes de classes sociais mais baixas. Ou seja, os que possuem baixo poder aquisitivo ficam incapacitados de adquirir serviços de internet já que, no Brasil, seus valores não são acessíveis a este público.

Convém lembrar que vivenciamos a chamada Era Digital, isto é, na teoria, um tempo onde todos estão conectados e que a “vida real” mescla-se cada vez mais com a digital. Deste modo, muitas ações burocráticas ou do dia a dia podem ser realizadas pela rede, por exemplo a inscrição e o acesso à conteúdos e resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, o estudo para vestibulares e concursos podem ser facilitados e mais atualizados, gerando melhores oportunidades aos que possam usufruir da internet para este fim, bem como para acesso a recursos culturais como músicas, filmes, obras literárias, entre outros.

Em virtude dos fatos, fica clara a necessidade da democratização da Internet no Brasil com o propósito de proporcionar acesso à cultura, informação e a educação, promovendo a cidadania. Para isso, deve-se criar projetos públicos a fim de disponibilizar internet para famílias e regiões carentes, podendo-se utilizar o CadÚnico como um dos meios de avaliação para tal. Assim, cabendo ao Ministério da Cidadania em possível parceria com a Anatel, promover instalação e distribuição de roteadores e internet de modo a diminuir a porcentagem da população que não possui acesso. Ademais, abrir portas para uma efetiva Era Digital no Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá tudo bem? Gostei bastante do seu texto, eu tmb não consegui identificar suas teses na introdução isso é bem importante pra identificar oque vai ser abordado nos desenvolvimentos, o uso da 1 pessoa não pode estar presente neste texto , percebi que você utiliza o gerúndio que tmb não é bom , achei seu segundo desenvolvimento ótimo assim como a conclusão apenas fique atenta aos períodos muito longos , espero ter ajudado ; )

    • 1
  2. Olá!! Primeiramente parabéns pela sua redação. Você dou be contextualizar bem o tema, com o uso da linguagem objetiva e dos conectivos. No entanto, não identifiquei suas teses na intro, ou seja os causadores do problema, dos quais devem ser citados também nos tópicos frasais do D1 e D2. De acordo com as competências do ENEM acredito que sua nota seria em torno de 780 e 800. Espero ter ajudado!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.