Apesar de a internet ser uma ferramenta atual de democratização, comunicação e entretenimento, ela surgiu com o intuito de contribuir no desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial. Conquanto a sua acessibilidade era destinada às camadas de maior poder aquisitivo. Não obstante, a realidade atual brasileira o acesso à rede mundial de computadores está reservada a uma pequena parcela da população. Nesse viés observa-se que a popularização das redes reflete um cenário desafiador, seja em virtude da necessidade do exercício de cidadania, seja pela importância da inclusão digital.
Em primeiro plano, é valido pontuar que o Espaço virtual, trouxe a contemporaneidade maior contato e rapidez no que se diz respeito a divulgação de informações, todavia ela não atinge a totalidade da sociedade. Segundo pesquisas do TIN Imicilios, no ano de 2019, 30% dos brasileiros não acessam a Web, e 58% dos que acessam é através do aparelho celular, além do fato que somente 1% dos indivíduos da classe A não possuem a rede de comunicação. Dessa forma, é evidente que a desigualdade social afeta as camadas mais pobres, dificultando a universalização da internet.
Em segundo plano, as redes de comunicação se tornou uma forma de participação democrática de discussões políticas e sociais nas redes. A Lei 12.965/14 (Marco Civil da Internet) que trata a respeito do direito a conexão a rede, que é imprescindível para o exercício da cidadania e inteligível a todos. Contrario a essa pejorativa, a exclusão de parte das pessoas entra em desacordo com a lei, uma vez que se faz necessária intervenção para universalidade desse direito inerente e que é dever do Estado fornecer tal conexão.
Dessarte, medidas de solução para democratizar a acessibilidade a internet devem ser tomadas de modo mais eficaz possível. Cabe ao Ministério da Economia promover um projeto orçamentário para aprimorar a rede de comunicação, de maneira a melhorar não só a qualidade do sinal, mas também facilitar o seu uso, além de diminuir as tarifas de empresas privadas de internet, diminuindo assim o custo mensal fazendo com que mais pessoas se conectem ao meio virtual. Através de tais medidas a lei Marco Civil poderá ser efetivada.
Avicii
Apesar de a internet ser uma ferramenta atual de democratização, comunicação e entretenimento, ela surgiu com o intuito de contribuir no desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial. Conquanto (vírgula) a sua acessibilidade era destinada às camadas de maior poder aquisitivo. Não obstante, a realidade atual brasileira o acesso à rede mundial de computadores está reservada a uma pequena parcela da população. Nesse viés (vírgula) observa-se que a popularização das redes reflete um cenário desafiador, seja em virtude da necessidade do exercício de cidadania, seja pela importância da inclusão digital. [O parágrafo ficou muito interessante, contemplou os aspectos necessários para introdução: contextualização, juntamente à relação com o tema, tese (mas pode ser melhorada, deixe mais evidente) e apresentação dos argumentos (núcleos), muito bem!!!]
Em primeiro plano, é valido pontuar que o Espaço (letra inicial maiúscula?) virtual, trouxe a contemporaneidade maior contato e rapidez no que se diz respeito a divulgação de informações, todavia ela não atinge a totalidade da sociedade. Segundo pesquisas do TIN Imicilios, no ano de 2019, 30% dos brasileiros não acessam a Web, e 58% dos que acessam é (erro de concordância) através do aparelho celular, além do fato que somente 1% dos indivíduos da classe A não possuem a rede de comunicação. Dessa forma, é evidente que a desigualdade social afeta as camadas mais pobres, dificultando a universalização da internet. (Esperava que o tópico frasal mencionasse o exercício de cidadania que você citou na introdução) Obs.: tem que melhorar o uso de artigos, concordância e regência. O parágrafo ficou interessante, mas faltou melhorar a comunicação com o que foi abordado no parágrafo inicial.
Em segundo plano, as redes de comunicação se tornou uma forma de participação democrática de discussões políticas e sociais nas redes. A Lei 12.965/14 (Marco Civil da Internet) (coloque entre vírgulas ou travessões) que trata a respeito do direito a conexão a rede, que é imprescindível para o exercício da cidadania e inteligível a todos. Contrario (acento) a essa pejorativa, a exclusão de parte das pessoas entra em desacordo com a lei, uma vez que se faz necessária intervenção para universalidade desse direito inerente e que é dever do Estado fornecer tal conexão. (Parágrafo legal, relacionado com a introdução e bem articulado) faltou melhorar a questão gramatical: concordância, regência, crase e uso de artigos.
Dessarte, medidas de solução (ficou estranho);para democratizar a acessibilidade a internet devem ser tomadas de modo mais eficaz possível. Cabe ao Ministério da Economia promover um projeto orçamentário para aprimorar a rede de comunicação, de maneira a melhorar não só a qualidade do sinal, mas também facilitar o seu uso, além de diminuir as tarifas de empresas privadas de internet, diminuindo assim o custo mensal fazendo com que mais pessoas se conectem ao meio virtual. Através de tais medidas a lei Marco Civil poderá ser efetivada.
Alguns aspectos imprescindíveis para a conclusão não ficaram evidentes, por exemplo, o meio/modo e finalidade.
Visão geral: use estrangeirismos entre aspas, melhore a gramática para clarificar e facilitar o entendimento de suas ideias. Ademais, notei que você compreendeu a estrutura dissertativa-argumentativa, possui bom uso de conectivos e interessantes repertórios. PARABÉNS!!!
Enfim, espero que tenha te ajudado, continue estudando e seja resilente. Está no caminho certo, abraço!
Sua nota por competência na minha perspectiva:
C1: 120
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
Edilsonds
“Apesar de a internet ser uma ferramenta atual de democratização, comunicação e entretenimento, ela surgiu com o intuito de contribuir no desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial”
*** poderia ter colocado:
que antes era para fins bélicos, com passar do tempo foi sendo usado socialmente, assim como outra tecnologia como o GPS, só que com qualidade bem abaixo do real existente no mundo sendo restrito somente a governos. acho que houve um equivoco na informação sobre a internet aspecto histórico, más pouco de leitura você adquiri repertória.
Desenvolvimento apresenta contextualização e posicionamento , casando com a tese e outros .
conclusão: tem quatro elementos, bem relacionado com a tese claro, efetivo para resolução do problema.
CachorroQuente
“Não obstante, a realidade atual brasileira o acesso à rede mundial de computadores está reservada a uma pequena parcela da população” creio que tal trecho ficaria mais bonito e correto desta forma: “Analogamente, no Brasil contemporâneo, o acesso à internet, está reservada a uma pequena parcela da população”
“seja em virtude da necessidade do exercício de cidadania, seja pela importância da inclusão digital”, o parágrafo único do artigo primeiro da CF/88 diz que o poder emana do povo que o faz diretamente ou por meio de representantes, a saber isto é basicamente a cidadania, o exercício do direito garantido ao indivíduo. Partindo disso o “exercício da cidadania” pode muito bem ser feito de outras maneiras, com protestos, divulgação midiática de candidatos etc, mas não necessariamente é um cenário refletido pela falta de popularização das redes, o qual não é exercitado e executado por outros meios de repressão. Uma sugestão para a melhora de sua tese é: “Nesse viés observa-se que a falta da democratização das redes, demonstra a censura de um dos meios de exercício da cidadania, a internet.
“Dessarte, medidas de solução para democratizar a acessibilidade a internet devem ser tomadas de modo mais eficaz possível”. Trecho totalmente desnecessário da conclusão e duas linhas que poderiam ser utilizadas de outra forma.
“para aprimorar a rede de comunicação”, qual das muitas existentes? Apesar de ser claro o que tu quiseste dizer numa visão subjetiva, em redações não pode existir uma interpretação subjetiva, deve ser o mais direto e claro possível, esse trecho criou uma ideia imprecisa sobre o que será feito no inicio da sua ação.
“para aprimorar a rede de comunicação, de maneira a melhorar não só a qualidade do sinal, mas também facilitar o seu uso, além de diminuir as tarifas de empresas privadas de internet, diminuindo assim o custo mensal fazendo com que mais pessoas se conectem ao meio virtual”. A finalidade das ações está claramente imposta, contudo falta por qual meio será feito todas essas medidas, como o Ministério da Economia vai realizar tudo isto? A frase; “com o uso do poder legislativo para implementar tais medidas” resolveria o problema da falta de um, dos cinco, elementos da intervenção.
“as redes de comunicação se tornou”, erro de concordância, o correto é: “as redes de comunicações se tornaram”
“Dessa forma, é evidente que a desigualdade social afeta as camadas mais podres,”. Camadas mais PODRES??????
Além do erro causado pelo corretor, acredito eu, sua fala totalmente concessiva, até desnecessária, é algo obvio que a desigualdade social afeta as camadas mais pobres, tal trecho poderia muito bem ser substituído por: “As desigualdades socioeconômicas afetam diretamente na democratização da internet”
“as redes de comunicação se tornou”, outro erro de concordância, o correto é : “as redes de comunicação se tornaram”