A internet trouxe consigo diversos benefícios, tais como a facilidade ao realizar pesquisas, meios práticos de comunicação e até mesmo novas plataformas dedicadas ao entretenimento. Porém, no Brasil, não é todos que conseguem acessa-la. Levando em conta sua importância nos dias atuais, como por exemplo durante a pandemia do COVID-19, onde diversas pessoas necessitavam dela para trabalhar e/ou estudar, o que dificultou a vida de muitas pessoas que não tem acesso a tal tecnologia. É uma situação a se esperar visto que o Brasil é um país de terceiro mundo, tendo uma grande parcela da população vivendo com uma baixa renda, e também, o mal investimento do estado para com esses indivíduos.
No Brasil, ainda há diversas pessoas recebendo o mínimo para conseguir sobreviver, o que acaba afetando drasticamente as condições de vida dessa parcela da população. Segundo um estudo realizado pelo CETIC, apenas 70% das casas brasileiras tem acesso a internet. Isso se dá pelo contexto atual da economia do país, onde o desemprego e a exploração do trabalhador ainda são situações bastante comuns.
Mesmo com tantas situações causadas pela baixa renda da população em geral, o governo não investe nisso de forma significantemente eficaz. O programa bolsa família tem sido notavelmente o projeto governamental que mais vem ajudando esses indivíduos nos últimos anos. Com uma pequena quantia em dinheiro, auxilia famílias de baixa renda a se sustentarem e terem uma qualidade de vida melhor na medida do possível, mas ainda assim, não é o necessário.
Por esses fatores a internet, mesmo que necessária, ainda não foi democratizada no Brasil. Para isso, é função do governo trazer novas possibilidades de empregos para a população, com carga horária e salários jutos, pelo meio de maior acesso a aposentadoria, podendo assim dar um maior numero de vagas para jovens desempregados. Para conseguirmos a democratização da internet, é inicialmente necessário uma maior fonte de renda para os mais pobres.
I_gabrielle
Oi, tudo bem? Não sou experiente em redações, mas, vamos lá..
Sua redação não está ruim, porém sua conclusão não está aceitável. Em uma conclusão é necessário ter:
1) AGENTE – quem vai realizar a solução.
Você citou o gorverno, mas que orgão do governo?
2) Ação – que atividade o agente irá fazer
3) Meio/Modo – é a forma como será executada
4) Detalhar – escrever soluções que torne isso mais prático para o corretor
5) finalidade – falar o que a solução irá servir.
Você focou mais em arrumar emprego para as pessoas e esqueceu em pensar em como distribuir internet para as pessoas.
Espero ter ajudado.☺
KelvinRocha
Bom dia, Milennis, tudo bem contigo…
Seguindo as competências do ENEM, temos:
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita.
Competência 2 – compreender a proposta da redação.
Competência 3 – coerência do texto.
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos.
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado.
Assim, eu lhe daria as notas:
Competência 1 – 140
Competência 2 – 180
Competência 3 – 140
Competência 4 – 140
Competência 5 – 120
Nota final: 720
Considerações por parágrafo:
Parágrafo 1:
1- Quando você disse: “tais como a facilidade ao realizar pesquisas, meios práticos de comunicação e até mesmo novas plataformas dedicadas ao entretenimento.”, você não usou o paralelismo sintático da gramática. O correto seria: tais como ”A facilidade AO realizar pesquisas, AOS meios práticos de comunicação e até mesmo Às novas plataformas dedicadas ao entretenimento.”. Destaquei com letra maiúscula as palavras da frase acima.
2- Outro ponto, a palavra acessa-la possui acento, o correto é acessá-la.
3- Faltou a letra ”a” depois de: ”Levando em conta A sua importância…”
4- Quando você diz: “onde diversas pessoas”, a palavra ONDE designa lugar FÍSICO, troque o ONDE pelo EM QUE.
Parágrafo 2:
OK
Parágrafo 3:
1- “significantemente eficaz”, Ficou errado, coloque apenas: “significativamente”
2- Troque essa última palavra necessário, por suficiente, fica melhor
Parágrafo 4:
Na conclusão, é necessário que apareçam os elementos:
Quem
O que
Como
Para que
Vamos ver como ficou a sua!!
Quem: Governo
O que: trazer novas possibilidades de empregos para a população
Como: pelo meio de maior acesso a aposentadoria
Para que: podendo assim dar um maior numero de vagas para jovens desempregados
Você colocou todos os elementos, porém, não resolveu o problema que você propôs na introdução. Quais eram os problemas: população em baixa renda e falta de investimentos do governo nos indivíduos. E sua proposta de intervenção não comtempla todos eles, além de você ter esquecido de relacionar essas resoluções de problemas com o seu TEMA que é sobre a democratização da internet, se atente pra isso.
Se puder marcar a resposta com a melhor resposta me ajuda muito a continuar contribuindo com a plataforma! Obrigado e continue praticando!