Desde que começou a pandemia do novo coronavírus, as redes de educação buscaram alternativas de redes remotas. Porém, pesquisas mostrar que a uma grande dificuldade em relação ao ensino EAD, principalmente pela falta de acesso à tecnologia.
Segundo dados do levantamento “TIC Domicílios 2019”, formulado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), aproximadamente 30% dos lares no Brasil não têm acesso à Internet.
A pesquisa TIC Domicílios apontou que no ano de 2014 havia menos pessoas com telefones celulares ligados a Internet, eram aproximadamente 75% da população, e houve um aumento no ano de 2015, já no ano 2019, 4 anos depois, 58% dos brasileiros possuíam telefones celulares, os quais acessavam a rede de Internet.
A pesquisa mostra que há uma grande diferença entre as classes sociais, famílias que recebem até um salário mínimo, metade não consegue acessar a rede em casa, já na classe A, apenas 1% não tem conexão.
A Internet propicia o canal de comunicação necessário para articular o movimento, colocando em contato diferentes realidades sociais, mas com o mesmo objetivo de propiciar a melhoria da mobilidade social.
Ter conectividade e estar no meio dessa era tecnológica é fundamental, a Internet além de nos ligar a pessoas distantes, faz com que conseguimos trabalhar em casa, estudar, enfim, são diversas as formas que podemos utilizá-las ao nossos favor.
ingrid_2012
Não seguiu o modelo dissertativo-argumentativo.
Porém, tem bons dados, e a compreensão sobre o tema e a contextualização do período atual, que é a pandemia. Sua argumentação foi ausente, então não dá pra entender sua opinião ao redor do assunto.
Não foi apresentada uma proposta de intervenção, que é necessária nos textos dissertativo-argumentativos
E o seu repertório socio-cultural não foi explorado
Larissarayh
Sua redação só tem dados e poucos argumentos se você for fazer Enem não conseguirá tirar uma boa nota, você tem que expressar sua opinião na terceira pessoa.
dulciana
Não sei se você vai fazer o Enem. Mas, o a sua redação não é dissertativa argumentativa, você só dissertou. Além disso, não ficou claro o que você tava defendendo. São 5 competências que você precisa dominar. 1-domínio da língua portuguesa. 2-interpretação do tema. O seu texto mostra que você
interpretou bem o tema, ate porque você expos fatos sobre a democratização da Internet, mas não dá para saber se o acesso é democratico ou
Não, você precisa deixar claro se é ou n e assim defender. 3-repertório sociocultural. Pouco uso, você so fala sobre uma pesquisa. 4-coesão e coerência. Basicamente nao vejo
Conjunções. 5-proposta de intervenção Você não criou uma proposta. Para criar você precisa usar um agente, a ação que ele irá fazer, para quem será direcionado e o que irá causa na vida dessas pessoas.
Daniel Nascimento
A redação tem poucos desvios de gramática e apresenta um bom uso de repertório com a pesquisa e também uma contextualização sobre a pandemia, o que eu acho que faltou foi estar em modelo dissertativo argumentativo. Com uso de tese e argumentos e proposta de intervenção, fora isso o texto está muito bom.