Iniciante

A DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA DAS GRANDES TELAS

  • 1

De acordo com a Constituição brasileira de 1988, é direito de todo cidadão usufruir do lazer e do bem estar. Entretanto, é visto que na prática a teoria é outra quando o acesso a cultura do cinema é alcançado somente por aqueles que são geograficamente e economicamente favorecidos, formando assim uma bolha sociocultural.

Em primeiro lugar é necessário abordar sobre a distribuição geográfica das cidades, e que geralmente, quem mora nas capitais e nas grandes metrópoles é privilegiado por ter acesso as grandes telas com maior facilidade do que aqueles que moram na zona rural, nos pequenos municípios e nas áreas periféricas. Visto assim que a problemática priva os cidadãos não privilegiados de terem acesso ao cinema.

Em segunda análise, é válido ressaltar que pouco se chega o acesso a cultura para a população de baixa renda o que limita a democratização do cinema. Pode-se fazer uma alusão com o filme “O poço” (2020), que retrata a vida de pessoas que vivem em níveis que vão do 1 ao 333, onde quem está nos primeiros níveis recebem o melhor alimento e quem fica nos últimos ficam com os restos e além disso morrem de fome, e assim, pode-se colocar também como aqueles que não tem acesso a cultura do cinema estando desfavorecidos economicamente.

Frente a isso, é necessário que a Secretaria da Cultura juntamente com o Ministério da Educação façam sessões livre de cinema em escolas e ginásio nas regiões menos favorecidas, a fim de que todos tenham acesso ao cinema no Brasil. E assim, ocorrer a ruptura dessa bolha sociocultural e a democratização daquilo que assegura a todos de acordo com a Constituição brasileira.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. olá,
    Competência 1: 160 ( desvios gramaticais como: falta de crase obrigatória, erro de vírgula e repetição de palavras iguais como: acesso e cultura, também tenha cuidado com o eco de “geograficamente e economicamente”, fora isso apresentou um domínio da norma padrão.)
    Competência 2: 160 ( você compreendeu o tema proposto, não houve fuga nem tangência, teve ideias bem organizadas, apenas falta profundidade argumentativa, desenvolva mais suas ideias, vá mais a fundo. Muito bem relacionado o seu repertório sociocultural do filme “O Poço” com a sua argumentação, mas argumente mais, explicite mais as suas ideias. O outro repertório da Constituição também ficou bem relacionado com a sua ideia.)
    Competência 3: 120 ( Você apresentou basicamente um argumento em toda a sua redação: o da desigualdade social. Faltou uma maior defesa do seu ponto de vista, seja mais crítica, faltou a sua autoria sobre o seu repertório. Você cita o repertório da
    Constituição na sua introdução e, embora esteja bem articulado, você o deixou solto e não houve a retomada dele no desenvolvimento.)
    Competência 4: 160 ( Seu texto está rico em conetivos e você não errou a semântica de nenhum, todos foram usados corretamente. No entanto, você repetiu muito alguns, principalmente o “que”. Apenas por esse motivo, você não tirou 200 nessa competência.)
    Competência 5: 160 ( Lembre-se sempre dessa relação: Agente + Ação + Modo/Meio + Efeito + Detalhamento, te dou a dica de sempre tentar fazer nessa mesma ordem e usar conectivos que indiquem facilmente cada um. Você apenas esqueceu o Modo/Meio, embora seu detalhamento tenha ficado meio confuso e não muito perceptível porque você colocou um ponto e quebrou um pouco o raciocínio e talvez ele seja confundido com outro efeito, então tome cuidado com isso.)
    NOTA TOTAL: 760
    ESPERO TER AJUDADO! :)

    • 1
  2. Olá, você desenvolveu bem seu texto, porém, a estrutura da redação em si ficou incompleta e cometeu poucos desvios gramaticais.
    1)Na introdução, você fez uma ótima contextualização ao citar a Constituição de 1988, apresentou a tese, mas faltou o projeto de texto, que é um spoiller do que vai ser abordado nos parágrafos de desenvolvimento.
    2)Já no D1, você gastou muitas linhas com a retomada e não colocou nenhuma citação que exemplificasse seus argumentos, como uma notícia, um autor, etc., que pontua na parte de repertório sociocultural. Além disso, faltou também a sua marca de autoria para fechar o parágrafo, que é a frase que critica o que foi apresentado anteriormente.
    3)No D2, você fez uma ótima citação ao trazer o filme O Poço como repertório, no entanto, faltou a marca de autoria para fechar o parágrafo. Te aconselharia a fazer parágrafos com a média de linhas iguais, pois um texto organizado pontua na estrutura.
    4)Na conclusão, você apresentou apenas três elementos: agente, ação e finalidade, dos cinco que o projeto de texto deve ter, faltou o meio/modo e o detalhamento, para arrasar na conclusão.
    Vamos a minha nota:
    COMPETÊNCIA 1: 160
    COMPETÊNCIA 2: 120
    COMPETÊNCIA 3: 120
    COMPETÊNCIA 4: 180
    COMPETÊNCIA 5: 120 TOTAL:700
    Espero ter ajudado! ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.