Mestre

A democratização da cultura

  • 1

No documentário “Anne Frank:Histórias Paralelas”, lançado pela plataforma de streaming Netflix,é retratada a condição dos sobreviventes judeus que através do conhecimento artístico superaram a opressão nazista nos campos de concentração na Segunda Guerra Mundial.Entretanto,tal exemplo no Brasil é raro,visto que a desigualdade social e a falta de consolidação dos meios de comunicação impede a democratização da cultura no país.

Diante desse cenário,é imprescindível analisar,que a disparidade social é comum no território brasileiro. Em 1808,com a chegada da Família Real no estado do Rio de Janeiro,foi concretizado o processo de urbanização nas cidades, o que promoveu o deslocamento dos menos afortunados para as áreas com diminuto poder aquisitivo,promulgando assim,até os dias atuais,a falta de acesso à arte por parte desses indivíduos. Com isso,o escrito e antropólogo Darcy Ribeiro, disse que “o Brasil tem uma perversidade intrínseca na sua herança, o que torna a classe minoritária enferma de descasos “.Sob esse viés,faz-se necessário desenvolver medidas que mitiguem esse entrave.

Outrossim,na Constituição de 1988 no artigo 215,é relatado o direito às manifestações culturais que deve ser comum a todos os homens,contudo,nem sempre o Estado cumpre com essa responsabilidade. Ademais,o termo “cultura erudita” se fixou,contribuindo para a ascensão da conjuntura majoritária sobretudo nas plataformas midiáticas.Por conseguinte, os sociólogos Theodor Adorno e Max Horkheimer,formularam a Indústria Cultural,cuja finalidade é destacar o lucro obtido pela homogeinização da arte sem a preocupação de estimular o seu alcance igualitário à população. Entende-se então,que é fundamental a resolução desse problema para que haja a efetivação do direito descrito na Constituição.

Portanto,há propostas que podem solucionar a questão.O Ministério da Cultura -que tem a função de democratizar o acesso à diversas formas de arte- por intermédio do Estado,deve promover o contato artístico para todos os grupos marginalizados através de rodas culturais gratuitas nas comunidades,com a presença de sessões cinematográficas, concertos musicais, peças de teatro,saraus literários  e danças de todos os gêneros, a fim de assegurar a cidadania plena e o desenvolvimento da identidade social dos cidadãos. Somente assim,vidas serão transformadas como no documentário divulgado pela Netflix.

Compartilhar

2 Correções

  1. Em geral, achei um pouco desconexo seu exemplo do documentário para esse tema. Afinal, a tese que você colocou logo depois disso não tem muita relação com ele. O desenvolvimento me pareceu confuso, mesmo que tenha usado um ótimo vocabulário. Acho que a melhor parte da sua redação foi a conclusão, que citou o agente e deu meios viáveis (embora um pouco clichês).
    Gramaticalmente falando, a colocação de vírgulas não foi muito boa em certas partes, ou sendo em excesso, ou faltando. Algumas frases também ficaram desnecessariamente grandes, o que pode acabar atrapalhando na concordância e/ou coerência.
    Um exemplo é a seu primeiro período no terceiro parágrafo. Você podia ter terminado ele no contudo e começado uma nova frase. Ainda falando sobre essa parte, a colocação de vírgulas não está boa. O que acho que seria correto:
    Outrossim, na Constituição de 1988, no artigo 215, é relatado o direito às manifestações culturais, que deve ser comum a todos os homens.
    (Com isso,o escrito e antropólogo Darcy Ribeiro, disse que “o Brasil)
    Nessa parte, acho que poderia ser substituído desse jeito:
    Com isso, o escritor e antropólogo Darcy Ribeiro disse que: “o Brasil
    Ah, e acho que o “com isso” pode ser substituído por “a respeito disso” dando um ar mais “”erudito”” para a redação.
    (Diante desse cenário,é imprescindível analisar,que a disparidade social é comum no território brasileiro. )
    Aqui, o uso da segunda vírgula não está fazendo muito sentido. Mantenha apenas a primeira.
    (pela homogeinização da arte)
    O correto seria homogeneização (palavrinha difícil, ne? até um pesquisei).
    Sei que é importante o uso de um conectivo conclusivo na conclusão, mas o portanto não fez muito sentido na sua frase.
    Desculpa se minha correção estiver muito ruim, não sou nem perto de profissional, mas espero que ajude um pouquinho. :)

    • 1
  2. Competência 1 = demonstrar domínio da norma culta: Possíveis erros de espaçamentos e vírgulas demasiadas, possível erro ortográfico: errado= homogeinização // correto: homogeneização. Sugiro que você leia sua redação com atenção, verifique os erros, pode ter mais, e que faça a mesma em uma folha de rascunho, e depois passe-a para a folha do Enem, lembre-se de que você terá no máximo 30 linhas.
    Competência 2 = Compreensão da proposta: CORRETO.
    Competência 3 = Selecionar, relacionar argumentos: CORRETO.
    Competência 4 = Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação: CORRETO.
    Competência 5 = Elaboração da proposta de solução para o problema: Nunca esqueça de deixar a seu posicionamento(Ponto de vista) na conclusão, de acordo com a tese e elaborada no desenvolvimento. tese inicial e ser reforçado na argumentação inserida no desenvolvimento do texto a partir de palavras como: (in)felizmente; concordo com; discordo de; um absurdo; é inevitável; ao meu ver; admito que; acredito que, etc. Com relação a isso está Ok.
    (NOTA FINAL: 840)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.