Aprendiz

A demarcação de terras e a sobrevivência da cultura indígena

  • 2

No processo de criação das capitanias hereditárias, muitos índios perderam suas terras e fugiram para o centro das matas, resistindo a sua escravidão. Nesse sentido, compara-se tal premissa com a atualidade brasileira, visto que, ainda perpétua o domínio das terras indígenas com fins econômicos além da difícil sobrevivência da cultura ameríndia na sociedade brasileira.

Em primeiro lugar, devemos ressaltar a perda desses territórios para fins agrários, qual perpetuam desde o “descobrimento” do Brasil. No romance “Iracema”, do escritor José de Alencar, os colonizadores portugueses ajudavam a proteger as terras ameríndias de invasões holandesas, qual, pouco depois do processo de expansão territorial, tomaram posse de suas terras para utilização da mesma em monocultura para exportação a Portugal. Logo, percebe-se que a despreocupação com esse povo permanece desde a colonização.

Em segundo lugar, a assolação da cultura indígena é um fator diretamente associado com a divisão de suas terras. Desse modo, parte desses povos migram para centros urbanos e suas tradições são deixadas para trás ou diluídas com restante das demais culturas. Eventualmente, esse deslocamento é o principal fator do desaparecimento do mesmo, visto que, nem sempre é possível a miscigenação de rituais ou tradições.

Portanto, é de imensa importância a resolução do problema. Em suma, cabe ao Governo em apoio ao Ministério da Cultura, a remoção da demarcação dessas terras, devolvendo a mesma para seus nativos com intuito de manter as tradições. Dessa forma, quebra-se a ligação histórica qual permanece até hoje, eventualmente valorizando e protegendo esses povos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 1: 160
    Houve bom domínio da língua portuguesa, mas ainda ocorre alguns desvios da gramática como já citado.
    Competência 2: 160
    Bom repertório histórico utilizado, além de ter definido sua tese.
    Competência 3: 120
    Faltou mais autoria nos argumentos utilizados para defender a tese.
    Competência 4: 120
    Faltou conectivos para interligar um parágrafo e outro, dando assim continuidade ao texto.
    Compete dia 5: 120
    A proposta de intervenção precisa ser mais elaborada para o problema apresentado, pois faltou o meio, a finalidade e o detalhamento.
    Nota: 680
    Continue estudando!!

    • 1
  2. CORREÇÃO ESTILO ENEM:

    – Mais atenção no uso dos pronomes relativos (ex: qual, quais);
    – Bom repertório (Iracema);
    – Senti falta de um desenvolvimento mais detalhado da sua opinião no D1 e D2;
    – Poderia aprofundar mais o repertório no D2;
    – Achei a intervenção incompleta. Pelo que entendi, a solução fere o estado de bem-estar do Brasil, uma vez que todas as terras seriam devolvidas aos indígenas, ou seja, possivelmente resolveria o problema deles, mas dificultaria para a sociedade. Também faltou o meio e o detalhamento.
    – Achei que você demonstrou bom conhecimento da escrita e estrutura da redação ENEM.

    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 80

    Total: 600

    BONS ESTUDOS!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.